Connect with us

Alpha Notícias: Mercedes-Benz apresenta o G 63 AMG 6×6

Published

on


Modelo desafia os limites do off-road com motor V8
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Tecnologia de tração integral 6 x 6 avançada, motor V8 AMG biturbo e uma aparência que não deixa dúvidas: o Mercedes-Benz G 63 AMG 6 x 6, uma versão de exibição já próxima ao modelo de produção, é um veículo fora de estrada que representa a última palavra em potência de impulsão, muito além dos caminhos comumente trilhados. Os 400 kW (544 cv), tração 6 x 6, reduzida, cinco bloqueios de diferenciais, eixos tipo portais, sistema de controle da pressão dos pneus e um chassi especial permitem circular em lugares além das trilhas mais radicais.
Quem imagina, porém, que este é um veículo estilo Rally Dakar está na trilha errada. Graças à riqueza dos aperfeiçoamentos internos realizados pela equipe da AMG, os ocupantes podem usufruir do padrão de conforto mais elevado, mesmo quando enfrentarem o pior que as forças da topografia e meteorologia puderem colocar à sua frente. Os toques de exclusividade se estendem até mesmo à área de carga, que tem acabamento em sólida madeira de bambu.
O Mercedes-Benz G 63 AMG 6 x 6 reúne o melhor de três mundos diferentes. Os últimos modelos de produção da Classe G, recentemente revisados, dão a este off-roader especial a superioridade e refinamento de um veículo que vem dominando o cenário fora de estrada há 34 anos. Eles também são a fonte do conceito atualizado de interior, com o painel contemporâneo apresentando novos e impactantes instrumentos, além de uma grande tela colorida central. Robustez sem limites, além da praticidade e uma atitude de enfrentamento para a condução fora de estrada são herança dos modelos militares e comerciais da Classe G. Finalmente, a renomada divisão de luxo e performance Mercedes-AMG contribui com sua tecnologia de motores superior e o interior, tão luxuoso quanto confortável.
Tecnologia 6 x 6: até o fim do mundo – e além
Uma vista dos principais dados do G 63 AMG 6 x 6 deixa claro que a capacidade fora de estrada deste modelo começa onde praticamente todos os off-roads do mercado são forçados a desistir. Seis rodas propulsoras, redução para circulação off-road na caixa de transferência, cinco bloqueios de diferenciais que podem ser acionados em movimento e um sistema de controle da calibragem que permite que o ajuste da pressão dos enormes pneus de 37 polegadas seja feito em tempo recorde, sem parar o veículo – características inexistentes em cross-countries convencionais. Juntas, elas garantem ao G 63 AMG 6 x 6 uma dinâmica de condução capaz de encarar os mais duros terrenos. Por isso, o veículo de exibição é capaz de superar as mais altas dunas e trilhas de areia com facilidade e sem medo, graças à sua inabalável estabilidade direcional. Terrenos rochosos são transpostos com agilidade e transpor cursos d’água é quase brincadeira de criança, graças à impressionante capacidade de travessia de um metro. E qualquer um que buscar seus limites de desempenho fora de estrada ficará impressionado com a força de aceleração, levando em conta suas 3,85 toneladas.
Apesar de sua inédita tecnologia de tração, na realidade, o veículo de exibição utiliza a maior parte das tecnologias de seus irmãos menores. Depois de 34 anos de produção da Classe G, há um número tão grande de componentes desta linha disponíveis que o G 63 AMG 6 x 6 utiliza quase que exclusivamente peças de série sob a carroceria. Um exemplo é o trem de força: o motor V8 AMG biturbo com 400 kW (544 cv) e 760 Nm de torque, a transmissão automática AMG SPEEDSHIFT PLUS 7G-TRONIC conjugada ao sistema de tração dianteira do G 63 AMG e um duplo trem de rodas traseiro da versão 6 x 6 com confiabilidade em serviço já comprovada por usuários como o exército da Austrália. Outro ponto são os engenhosos eixos tipo portais, também com origens militares, que agora estreiam em um veículo civil.
Independente e neutro: o chassi
O chassi é baseado em grande parte na atual configuração produzida em série. A única diferença é que as molas helicoidais e os amortecedores foram ajustados levando em conta as características diferenciadas do modelo com três eixos. Mesmo no tocante às molas, os engenheiros puderam recorrer à abrangente disponibilidade de peças da Classe G, que inclui molas com nada menos que 15 diferentes capacidades. Enquanto o eixo dianteiro utiliza as molas reforçadas de uma versão especial blindada, o primeiro eixo traseiro ganhou molas com carga significativamente mais dura e o segundo, molas mais macias. Este arranjo, juntamente com os amortecedores pressurizados a gás já provados em ralis, resulta numa perfeita simbiose entre o dinamismo esportivo e conforto, na estrada ou fora dela.
Estilo desafiador, interior Classe S
Visualmente, o G 63 AMG 6 x 6 não deixa dúvidas quanto à sua vocação. Os grandes pneus nos três eixos, a enorme distância livre do solo, os quase 2,30 metros de altura e a largura de 2,10 metros, assim como as linhas limpas da carroceria inspiram respeito imediato. Como os modelos G 63 AMG e G 65 AMG anteriormente, o super fora de estrada, com sua carroceria de 5,87 metros de comprimento, traz a face tradicional da marca AMG, com a grade do radiador tipo lâmina dupla. Outros destaques visuais incluem o uso elegante da fibra de carbono nas faixas integradas de luzes em LEDs acima do para-brisa, assim como nos grandes arcos protuberantes sobre as rodas, enquanto a área de carga traseira traz um santantônio de aço inoxidável. A caçamba, revestida de um tipo especialmente resistente e durável de bambu, pode ser acessada por meio de uma plataforma traseira.
Luxo esportivo, a marca registrada da AMG, é a característica predominante no interior. O G 63 AMG 6 x 6 acolhe seus ocupantes a bordo em um ambiente exclusivo em couro designo vermelho clássico ou marrom claro com costuras pespontadas contrastantes e um atraente revestimento com padronagem em diamante. Os quatro bancos individuais com ajustes elétricos são aquecidos e ventilados. O compartimento traseiro é equipado com um console central especial, enquanto o forro do teto e as colunas são revestidos com Alcantara. O painel traseiro tem acabamento em couro.
Graz: o centro do mundo “G”
Os dois veículos G 63 AMG 6 x 6 construídos até agora foram desenvolvidos sob comando da Mercedes-Benz. O departamento de desenvolvimento da Classe G, baseado em Graz, é o centro de competência para todos os projetos “G”, responsável pelo desenvolvimento e apoio de fábrica ao legendário veículo cross-country. Além disso, Graz, na Áustria, é o local de produção de todos os veículos civis e comerciais da Classe G desde 1979. A resposta do público ao veículo de exposição, praticamente pronto a ser produzido em série, determinará se e quando o Mercedes-Benz G 63 AMG 6 x 6 entrará em produção em escala limitada.