Alpha Notícias: Nissan apresenta linha 2014 da Frontier
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Alpha Notícias: Nissan apresenta linha 2014 da Frontier



Nomes das versões mudam e preços começam em R$ 91.990,00

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

Dentro de sua política de sempre oferecer novidades e o melhor custo-benefício aos clientes, a Nissan do Brasil lança a linha 2014 da picape média Frontier com muitas novidades. Entre elas, a adoção do design renovado desde a opção de entrada, nova nomenclatura das versões e mais itens de série. Disponível nas concessionárias da marca em todo país, a Frontier 2014 têm preços que começam em R$ 91.990.

O design renovado da Frontier na série especial “10 Anos”, lançado no fim do ano passado, foi a provado pelos clientes e agora está disponível em todas as versões do utilitário produzido em São Jose dos Pinhais (PR). Assim, a linha inteira do modelo passa a contar com o para-choque e a grade frontal redesenhados, que deixam a picape ainda mais robusta. 

As versões têm agora nova nomenclatura. A de entrada “XE” passa a se chamar “S”, a intermediária “SE” vira “SV Attack”, enquanto a “LE” torna-se “SL”. A mudança padroniza as versões da Frontier com a de outros modelos da Nissan, como, por exemplo, March e Versa.

A Nissan também aperfeiçoou a oferta de itens de série em todas as versões. Desde a versão de entrada “S”, a Frontier passa a contar agora computador de bordo; detalhes prateados nos anéis do painel de instrumentos e botões dos vidros elétricos e acabamentos cromados dos botões do sistema de ar-condicionado, freio de estacionamento, saídas de ar e maçanetas internas. A “S” ganhou ainda o sistema keyless de chave.

Na opção intermediária “SV Attack”, a Frontier 2014 traz novo rádio 2DIN com CD, mp3 e entradas auxiliar e para cartão SD e rodas de liga leve com design diferenciado na cor titanium, mesma tonalidade dos farois de neblina e do detalhe da parte inferior do para-choque.

A SL AT tem novas rodas de liga leve aro 18, acabamento prateado na parte inferior do para-choque, além de novo design dos farois de neblina, que agora são cromados. A versão passa a contar com frisos laterais na cor do veículo; volante de couro com novo design; bancos de couro com a identificação das versões estampada; chave inteligente I-Key; controle dinâmico do veículo (VDC); câmera de ré e ar-condicionado digital automático de duas zonas. Toda a linha da picape Frontier conta airbag e freios com sistema antitravamento ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) como item de série.


Cada vez mais completa

Com 17.563 unidades vendidas no ano passado, a Nissan Frontier cresceu 28% na comparação com 2011, ano que apresentou incremento de 59%. Além da sua tradição no segmento, o aumento consistente nas vendas da Frontier é decorrente das constantes atualizações do modelo, o que atraiu mais consumidores para a marca Nissan, segundo Tiago Castro, gerente de marketing de produto. “Sempre ouvimos o que clientes e concessionários têm a dizer. Com base nisso, e na tecnologia Nissan disponível no mundo, preparamos as melhorias para a linha. Essa estratégia nos ajudou a elevar as vendas de 8,5 mil para 17,5 mil unidades vendidas por ano entre 2010 e 2012, mais de 100%”, afirma.

Entre os incrementos que a Nissan fez na linha nos últimos anos estão a inclusão como itens de série do para-choque traseiro cromado, protetor de radiador de aço; acabamento interno em tom mais escuro; rádio 2DIN com display colorido de 4.3′ e câmera de ré; conexão USB e iPod; controle do sistema de áudio no volante; entre outros. Uma das melhorias mais significativas veio no ano passado, quando a linha ganhou o a terceira geração do motor YDK 2.5 turbodiesel, com potência (até 32%) e torque (26%) maiores. O propulsor desenvolve 190 cv a 3.600 rpm nas versões 4×4 e 163 cv a 3.600 rpm nas com tração traseira (4×2).

Mesmo mais forte e potente, o motor ficou até 10% mais econômico em comparação ao da segunda geração, resultado direto da tecnologia empregada na construção do novo propulsor. As inovações também reduziram as emissões e tornaram a picape da Nissan a primeira do segmento a atender às normas do PROCONVE L6, que desde o ano passado vigoram no Brasil.

Para reduzir os níveis de emissões de gases produzidos pelo motor da picape Frontier, a Nissan do Brasil buscou o que a marca tem de melhor no mundo. Desta forma, trouxe para o País o que é oferecido atualmente aos consumidores europeus de veículos comerciais leves, mercado com um dos maiores níveis de exigência na redução de emissões por parte dos automóveis. Assim, o novo motor 2.5 turbodiesel atinge índices 26% menores, em média, em relação à geração anterior (YDK2).

Entre as modificações estão a troca de componentes para reduzir o atrito das partes móveis da unidade principal e, também, no cabeçote – que recebeu a última geração do sistema de injeção eletrônica de combustível de alta pressão. A Frontier passou a contar ainda com o filtro de partículas de diesel (DPF, em inglês), que está diretamente relacionado ao controle de emissões.

O condutor nota rapidamente que o torque maior do novo motor facilita muito o rodar, principalmente nas cidades. Afinal, com mais força plena em rotações baixas (2.000 rpm), menos trocas e reduções de marchas. Esse detalhe faz muita diferença para o motorista, que não precisará reduzir a velocidade da caixa de câmbio ao passar em uma lombada ou depressão. Em alguns casos é possível fazer isso até com a quinta marcha engatada. E o menor uso do câmbio significa, claro, maior eficiência no consumo de combustível, tornando o novo motor até 10% mais econômico na estrada e até 9% na cidade.

DNA japonês

Além de ser uma das melhores opções do seu segmento, principalmente por conta das modificações realizadas no motor e por seu custo-benefício, a picape Nissan Frontier mantém qualidades que a tornaram referência como o sistema de tração Shift-on-the-Fly para as situações de off road. Com ele, a tração integral pode ser facilmente acionada por meio de um botão no painel, com o carro em movimento a até 80 km/h. Este acionamento eletrônico está disponível em três modos: 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida, sendo o último o mais indicado para superar terrenos excessivamente irregulares, arenosos ou lamacentos.

As medidas off road mostram que a Nissan Frontier é uma picape de verdade, criada para encarar qualquer desafio. O ângulo de ataque é de 32º, enquanto o de saída é de 24º. A capacidade máxima de subida de rampa é de 39º e a altura livre do solo é de 220 mm, oferecendo uma condução segura e sem sustos nos pisos off road. As versões Attack contam de série de pneus de uso misto, que não alteram o conforto para os passageiros nem aumentam os ruídos e ampliam ainda mais a capacidade do fora de estrada da Frontier. 

Apesar de ter no seu DNA a capacidade para enfrentar qualquer tipo de terreno acidentado, a Nissan Frontier não dispensa o conforto para os passageiros. Com 5.230 mm de comprimento, sua distância entre-eixos é a maior do segmento de picapes médias: 3.200 mm. Desta forma, o espaço interno é excelente. Além disso, o banco traseiro tem inclinação de 23° no encosto, o que proporciona mais comodidade para quem viaja no banco de trás. A Frontier mede ainda 1.850 mm de largura e 1.780 mm de altura. Sua suspensão foi desenvolvida para ser resistente nos terrenos fora de estrada e, ao mesmo tempo, confortável. O conjunto dianteiro é independente, com braços triangulares duplos, mola helicoidal e barra estabilizadora. O traseiro possui eixo rígido com feixes de mola.

Para o transporte de cargas, a Nissan Frontier oferece 454 mm de altura na caçamba, solução que aumenta a capacidade de transportar mais objetos – o comprimento é de 1.513 mm e a largura, 1.494 mm. Com essas dimensões, a Frontier tem capacidade de carga para até 1.030 kg ou 1.012 litros.

Preços e versões

Confira quanto custa cada versão e o que ela traz de série na linha 2014:

Frontier S 4×2 (R$ 91.990)

Motor 2.5 16V turbodiesel, de 163 cavalos
Airbag duplo frontal
Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
Câmbio manual de 6 velocidades
Ar-condicionado manual
Direção hidráulica com ajuste de altura do volante
Computador de bordo com medições de distância percorrida, velocidade média, consumo médio de combustível e tempo de viagem.
Console central dianteiro com tampa, três porta-objetos, dois porta-copos e apoio de braço integrado
Espelhos retrovisores com ajuste elétrico
Travas e vidros com acionamento elétrico nas 4 portas
Chave com telecomando para abertura e fechamento das portas
Limpador do pára-brisa intermitente variável com sensor de velocidade Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
Regulagem de altura do banco do motorista
Abertura interna do tanque de combustível
Espelhos retrovisores na cor do veículo
Grade frontal na cor do veículo
Maçanetas externas das portas na cor do veículo
Para-barro rígido nas rodas dianteiras e traseiras
Para-choques dianteiro na cor do veículo
Para-choques traseiro cromado
Rodas de liga leve aro 16
Tampa da caçamba com chave
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com pré-tensionadores
Cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos retráteis e central de 2 pontos
Imobilizador do motor
Preparação para áudio com antena, fiação e 4 alto-falantes

Frontier S 4×4 (R$ 100.490)

Todos da versão S 4×2 mais:
Motor 2.5 16V turbodiesel, de 190 cavalos
Sistema de tração Shift on the Fly
Tração 4X4 e reduzida

Frontier SV Attack 4×2 (R$ 98.990)

Todos da versão S mais:
Motor 2.5 16V turbodiesel, de 163 cavalos
Pneus A/T (All Terrain) com escrita na cor branca
Rack de teto com adesivo “FRONTIER”
Rodas de liga leve aro 16 na cor Titanium
Rádio AM/FM/CD com MP3, 4 alto-falantes e entrada auxiliar
Alarme perimétrico
Estribos laterais
Faróis de neblina
Bancos com revestimento em tecido nas cores preto/cinza
Volante de 3 raios revestido em couro
Adesivo ” ATTACK”
Espelhos retrovisores na cor Titanium
Farois com máscara negra
Grade frontal na cor Titanium
Maçanetas externas das portas na cor Titanium

Frontier SV Attack 4×4 (R$ 107.990)

Todos da versão SV Attack 4×2 mais:
Motor 2.5 16V turbodiesel, de 190 cavalos
Tração 4X4 e reduzida
Sistema de tração Shift on the Fly

Frontier SL 4×4 AT (R$ 128.590)

Todos da versão SV Attack mais:
Motor 2.5 16V turbodiesel, de 190 cavalos
Transmissão automática de 5 velocidades
Tração 4X4 e reduzida
Sistema de tração Shift on the Fly
Grade frontal cromada
Espelhos retrovisores cromados
Ar-condicionado digital de duas zonas automático
Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
Chave inteligente presencial (I-Key)
Controle de estabilidade (VDC – Vehicle Dinamic Control)
Rádio AM/FM/CD Player com display 4,3″ colorido, função MP3, entrada auxiliar para MP3 player, conector USB no console central e 6 alto-falantes
Controle de áudio no volante
Espelho retrovisor interno eletrocrômico com bússola digital
Espelhos nos para-sois motorista e passageiro com iluminação
Manopla do câmbio com revestimento em couro
Controlador automático de velocidade com comando no volante
Porta-óculos no teto
Regulagem de altura dos faróis
Bancos com revestimento em couro e relevo “FRONTIER” 
Sistema de fixação de carga Cargo Channel

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