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Alpha Esportes: Compostos Pirelli P Zero macios e médios serão utilizados no GP da China de Fórmula 1
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Pirelli escolheu os compostos P Zero Branco médio e P Zero Amarelo macio para o GP da China. É a primeira vez que esta combinação é utilizada este ano. O circuito chinês é conhecido pelo seu traçado liso, com temperaturas moderadas tanto do ambiente quanto da pista, o que o torna ideal para esta combinação. A versatilidade dos compostos médio e macio significa que as estratégias das equipes serão extremamente abrangentes. A chuva – um elemento que apareceu nas duas primeiras corridas deste ano – também não é uma ocorrência incomum na China. Então é grande a possibilidade de os pneus Cinturato Verde (intermediários) e Cinturato Azul (para chuva forte) entrar em ação mais uma vez.
“Nos últimos anos, a China tem sido o palco de algumas das melhores corridas do calendário, nas quais as estratégias são cruciais nas ações das equipes. A pista de Xangai é menos agressiva com os pneus do que a da Malásia, mas podemos esperar três paradas para a maioria dos pilotos, embora alguns possam tentar apenas dois pit stops”, analisa Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli.
“No ano passado, os vencedores foram Nico Rosberg e a equipe Mercedes, que souberam tirar o máximo proveito dos pneus desde o início do fim de semana. Porém, este ano houve um aumento de performance, com todos os compostos mais suaves e a degradação deliberadamente mais extrema. Mas a história tem nos mostrado que equipes e pilotos aprendem a extrair o máximo dos pneus rapidamente”, completa Hembery
O circuito do ponto de vista do pneu
– O traçado chinês impõe muita energia principalmente através dos pneus dianteiros, devido ao grande número de curvas de alta velocidade – uma vez que é quase um círculo completo – e áreas de frenagem fortes, o que provoca a transferência de peso para a parte da frente do carro. O pneu que sofre maior desgaste é o frontal esquerdo.
– No ano passado, os compostos médios e macios também foram escolhidos para o GP da China. O vencedor da corrida (Rosberg) adotou a estratégia de duas paradas, largando com os macios e fazendo dois pit stops para colocar os médios. O segundo e terceiro colocados (Button e Hamilton) pararam três vezes: partiram com pneus macios e mantiveram o mesmo composto na primeira parada, e nos dois pit stops seguintes colocaram compostos médios. O quarto colocado (Webber) também parou três vezes, mas usou pneus macios apenas uma vez, enquanto que o quinto (Vettel) também parou duas vezes, em estratégia similar à de Rosberg.
Notas técnicas sobre os pneus
O composto médio deverá apresentar aquecimento rápido, mesmo em baixas temperaturas, garantindo um desempenho consistente e degradação mais contida. O pneu macio, com uma janela de trabalho maior, funciona de maneira diferente. Em condições atmosféricas frias demora um pouco mais para aquecer, especialmente os dianteiros. Porém, garante mais aderência com degradação mais acentuada e uma vida útil de 14 a 16 voltas.
A diferença de desempenho entre o composto médio e o macio na China deverá ser entre 0,5s e 0,6s por volta.
