Alpha Notícias: Seminário da AEA debate importância dos programas ambientais
Texto: Assessoria de Imprensa
A importância e os benefícios da Inspeção Veicular Ambiental, implantada em São Paulo (SP), e estudada minuciosamente por uma das maiores faculdades da cidade, a Faculdade de Medicina da USP, serão discutidos em uma das palestras do Seminário de Emissões, com o tema “Nosso Ar Pode Ser Melhor – Uma abordagem crítica das emissões veiculares”, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). O evento acontece Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP), no próximo dia 25, e será coordenado pelo engenheiro Alfredo Castelli.
Os autores Rui de Abrantes e Renato Linke, ambos da Cetesb, também comandam a palestra “Lacunas do PROCONVE e PROMOT”, durante evento da AEA. Apesar destes programas terem sido baseados em metodologias internacionais já existentes e implantadas nos EUA e na Europa, ou por lapso ou por arbítrio, algumas partes originais foram esquecidas ou preteridas e não trazidas para dentro do nosso controle. Além de relembrar o que caiu no esquecimento, os engenheiros apontam de que maneira, com alguns acertos, podemos avançar e melhorá-los.
O palestrante Marcos Brandão, da Controlar, em sua apresentação “Abrangência do Atual Programa de I/M”, aponta que, em 2010, 298 internações e 252 mortes foram evitados com a implantação do programa. Já em 2011 esses números subiram para 1.515 e 584 respectivamente, resultando em uma economia de mais de R$ 160 milhões ao sistema de saúde.
De acordo com Brandão, “a confiabilidade das informações, bem como a forma homogênea como são organizadas e apresentadas, possibilita a realização de um estudo aprofundado que, além de demonstrar os benefícios para a saúde, possibilita saber qual foi o ganho ambiental. Em 2011, por exemplo, esse ganho representou a retirada de circulação de mais de 1,4 milhão de veículos, com a redução de 49% na emissão de monóxido de carbono e de 39% de HC”, afirma.
O Seminário de Emissões da AEA é destinado a especialistas e representantes de órgãos governamentais, fabricantes de veículos automotores, autopeças, produtores de aditivos, fornecedores de equipamentos do setor automotivo, fabricantes de ciclomotores, empresas produtoras de combustíveis e distribuidoras, acadêmicos e estudantes em geral.
Três painéis de extrema importância compõem a programação do evento, além da sessão de abertura com a palestra “Visão internacional dos programas de emissões para o futuro”.
O Painel I, “Vazio da Legislação Atual”, contará com três palestras. “Ferramentas para manutenção do baixo nível de emissões” é o tema principal do Painel II que incluirá a palestra “Potencial de utilização de OBD nos programas de inspeção Veicular”. No Painel III, “Alternativas para redução de emissões e seu impacto na saúde pública”, a entidade inclui palestras “Renovação de Frotas”, a ser apresentada por Luis Chain Faraj, diretor de vendas e marketing da Cummins Brasil, e “Auto Oil”, por Carlos Vinicius Massa, executivo da Petrobras.
A entidade ainda possibilitará ao público interagir com o palestrante ao término das apresentações com perguntas e respostas. Mais informações e a programação completa do Seminário de Emissões podem ser obtidas no site da AEA (www.aea.org.br).