Alpha Notícias: Volkswagen apresenta a Nova Saveiro
Modelo tem novo design alinhado com a linguagem global de estilo da marca
Texto: Redação
Fotos: Divulgação
A Volkswagen Saveiro ganhou novo visual em sua linha 2014. O veículo recebeu diversas modificações que o alinham aos demais integrantes da família Gol e à linguagem global de design da marca Volkswagen.
Entre as mudanças visuais mais importantes está o novo para-choque dianteiro que, tem design esculturado exclusivamente para a pick-up.
A Nova Saveiro traz como principal inovação a adoção da nova arquitetura eletrônica, já introduzida no Novo Gol, no Novo Voyage, no Fox e no CrossFox 2014. Essa moderna estrutura possibilita a introdução de uma série de dispositivos e soluções voltadas à segurança e ao conforto dos usuários de seus usuários.
A Nova Saveiro é oferecida nas versões de entrada, com cabines simples ou estendida, Trooper e Cross – com cabine estendida.
A pick-up compartilha com o Novo Gol e o Novo Voyage o motor, que é Total Flex e desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv quando abastecido com gasolina. A transmissão é a manual com cinco marchas.
Em sua versão de entrada, tanto na opção cabine simples como na estendida, a Nova Saveiro, além das substanciais mudanças no para-choques, capô e para-lamas, traz de série novos faróis com moldura escurecida.
Os compradores que optarem pela Nova Saveiro com o pacote Trend irão contar com os novos faróis de parábola dupla, também com moldura escurecida.
A versão Trooper, destinada a consumidores que almejam um visual mais diferenciado e esportivo, também tem o conjunto do para-choques dianteiro na cor da carroceria, que se diferencia pela pintura em preto corrugado da parte inferior.
Em sua linha 2014, a Nova Saveiro chega como a primeira pick-up compacta a contar com tecidos dos bancos e das laterais das portas que utilizam tecidos com fios de PET reciclado em sua composição. Além de terem novo padrão de estilo, há um modelo de acabamento desenvolvido especificamente para cada proposta de versão.
Saveiro Cross com visual mais radical
Modelo topo de linha da Saveiro, a versão aventureira da pick-up compacta da Volkswagen teve o design alinhado à linguagem visual dos veículos Cross da marca em todo o mundo, caracterizada pela impressão de robustez e agilidade e uma elegância pouco comum em veículos com a mesma proposta, alcançada pelo equilíbrio dos elementos visuais que deixam clara sua disposição off-road.
Assim como na versão anterior, a Saveiro Cross é oferecida exclusivamente com cabine estendida.
Na traseira, a Saveiro Cross ostenta uma nova faixa, na tampa da caçamba – que traz, de série, cobertura por capota marítima. O santantônio, pintado de preto, que também tem função de aerofólio, possui braços laterais que se prolongam sobre as laterais da caçamba. Também pretos são os racks de teto, específicos para a versão Cross.
Criada para o trabalho
Nascida da plataforma do Novo Gol, a Nova Saveiro incorpora características estruturais e mecânicas específicas para sua configuração e uso diferenciados. A estrutura da carroceria também desempenha um papel fundamental na proteção dos ocupantes. Ela foi projetada levando em conta situações significativas para condições de uso real, como colisões frontal, traseira e colisão lateral, amassamento do teto e das portas, ensaios de tração de ancoragens dos cintos de segurança e bancos, entre outras.
Completamente diferente do encontrado no Novo Gol e no Novo Voyage, o eixo traseiro tem construção interdependente, com braços longitudinais, criando, em sintonia com o eixo dianteiro, um comportamento subesterçante. A nova configuração permitiu a ampliação do volume disponível na caçamba. As molas traseiras possuem curvas de carga superprogressivas, adequadas – assim como os amortecedores – às condições irregulares das vias da América Latina.
História
A trajetória de sucesso da Saveiro começou em julho de 1982, quando o modelo chegou ao mercado. Ao longo de todos os seus 30 anos de existência, a pick-up compacta passou por um processo permanente de aperfeiçoamento, abrangendo desde atualizações no design e alterações internas na cabine, visando maior conforto dos ocupantes, a mudanças mecânicas e estruturais, além da constante introdução de novos equipamentos e tecnologias.
Derivada do Gol – o primeiro carro brasileiro projetado para dar origem a uma completa família de veículos –, em sua primeira versão a Saveiro era equipada com motor refrigerado a ar de quatro cilindros contrapostos horizontais, com 1.600 cm³, e câmbio de quatro marchas. Em 1985, ganhou o primeiro motor com arrefecimento líquido, também com 1.600 cm³, com quatro cilindros em linha, com câmbio manual de cinco marchas.
Em 1994, a Saveiro ganhou direção hidráulica, inicialmente como item opcional para a versão GL. Em 1997, toda a linha da picape passou a contar com injeção de combustível eletrônica multiponto, melhorando o consumo e reduzindo as emissões de poluentes. Em 1999, chegaram os airbags, importante item de segurança, e a disponibilidade de ar-condicionado para todas as versões.
Totalmente renovada em 2009, a Saveiro compartilha com o sedã Voyage a mesma plataforma da quinta geração do Gol. A Saveiro trouxe como novidade em seu lançamento a disponibilidade da cabine estendida, que proporciona um espaço interno atrás dos bancos, para transporte de bagagem ou volumes com maior segurança.
Atualmente a pick-up compacta é o quarto veículo mais vendido pela Volkswagen do Brasil e o comercial leve mais vendido pela fábrica.