Modelos inovadores marcam as seis décadas da fabrica no país
Texto: Redação
Fotos: Divulgação
A Volkswagen completou em março 60 anos de atividades no Brasil. São seis décadas marcadas pelo pioneirismo, pela inovação e pela constante contribuição ao desenvolvimento da indústria automobilística e ao crescimento da economia brasileira. Ao longo desse período, a Volkswagen produziu modelos que introduziram inovações tecnológicas entre veículos nacionais, aumentando os níveis de qualidade, segurança, conforto e eficiência em consumo de combustível.
Desde 1953, mais de 20 milhões de veículos já foram produzidos no Brasil, país que recebeu a primeira operação da Volkswagen fora da Alemanha e deu início à expansão global da marca. Outra conquista expressiva da Volkswagen são os 50 anos de liderança em vendas de um modelo da empresa no mercado nacional.
Em 2012, o Gol alcançou 26 anos consecutivos de liderança nas vendas no Brasil. Lançado em 1980, o carro preferido dos brasileiros superou em agosto do ano passado a marca de 7 milhões de unidades produzidas. Com os 24 anos de liderança do Fusca, a Volkswagen responde por meio século no topo do ranking de carros mais vendidos do Brasil.
Conheça os modelos que fizeram a história de sucesso da Volkswagen do Brasil.
Fusca
Carro que iniciou as operações da Volkswagen no Brasil, em 1953, montado em um galpão no bairro do Ipiranga. Seu motor tinha 1.200 cm³. A partir de 1959 começou a ser fabricado no País, já na unidade Anchieta, até 1986.
Kombi
Início da produção em setembro de 1957, com 50% de componentes nacionais – índice que passaria a 95% em 1961. Teve versões Standard, Luxo e Furgão, além da Pick-Up (feita de 1967 a 2000) e Pick-Up de cabine dupla (1981 a 1986); motores a gasolina e a diesel (1981 a 1986).
Karmann-Ghia
Lançado em maio de 1962, o Karmann-Ghia era um cupê de 2+2 lugares e interior requintado. Trazia o motor de 1.200 cm³ e 30 cv – utilizado até 1967, quando chegou o 1.500 de 44 cv. Em janeiro de 1968 ganhou versão conversível – a capota era de lona e a operação de fechar ou abri-la era feita em 3 minutos, aproximadamente. O fim de sua produção aconteceu em 1975.
VW 1.600
Apresentado em novembro de 1968, o 1.600 foi desenvolvido em conjunto por engenheiros e técnicos brasileiros e alemães. O desenho da carroceria era inédito até mesmo na Volkswagen alemã. Foi produzido até 1971.
Variant
Apresentada em novembro de 1969 na versão 1600, trazia o nome utilizado pela Volkswagen na Alemanha para designar station-wagons. Após algumas reestilizações ao longo dos anos 1970, passou à nova geração em 1977, denominada Variant II. Foi produzida até 1981 e teve mais de 293 mil unidades vendidas.
VW 1.600 TL
Com linhas arrojadas e carroceria no estilo “fast-back”, o Volkswagen 1600 TL foi apresentado em agosto de 1970, como parte da linha 1971. No fim de 1971 recebeu opção de carroceria quatro-portas. O modelo foi produzido até 1976.
SP1 e SP2
Apresentados em junho de 1972, modelos traziam design esportivo e ousado, sem abrir mão da funcionalidade. Eram esportivos com detalhes exclusivos para a época, como instrumentos integrados ao painel e bancos esportivos forrados de couro. No fim de 1971 recebeu opção de carroceria quatro-portas. O SP2 foi produzido até 1976.
Brasília
Apresentado em 1973, o Brasília foi criado e desenvolvido por engenheiros e técnicos brasileiros. Seu nome homenageava a capital do País. O projeto foi desenvolvido em torno da plataforma do Sedan (Fusca). O motor era o 1.600 cm³ de 60 cv – em 1975 veio a versão com dois carburadores, elevando a potência para 65 cv. Ao longo de nove anos de fabricação, vendeu mais de 930 mil unidades.
Passat
Lançado em 1974 apenas com carroceria 2-portas, teve no mesmo ano a versão com 4 portas exibida no IX Salão do Automóvel. Em 1976, viria o motor de 1.600 cm³ e 96 cv. Em 1979 recebeu versão abastecida com etanol. Versão esportiva GTS Pointer foi introduzida em agosto de 1983. O Passat foi fabricado até 1988 e teve mais de 675 mil unidades vendidas.
Gol
O modelo líder em vendas no mercado nacional há 26 anos consecutivos foi apresentado em maio de 1980. Em novembro de 1988 (já como linha 1989) o Gol se tornaria o primeiro veículo do País equipado com injeção eletrônica de combustível de série, na versão GTI. Sua Segunda Geração, apelidada de “Bolinha”, foi apresentada em setembro de 1994. Na Terceira Geração, apresentada em maio de 1999, o Gol teve novo pioneirismo, com a versão 1.0 16V Turbo. Lançada em maio de 2000, foi o primeiro 1.0 16V sobrealimentado por turbocompressor no Brasil. Outra grande mudança viria em março de 2003. Naquele ano o Gol Total Flex 1.6 se tornaria o primeiro modelo nacional a oferecer tecnologia flexível, capaz de utilizar gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Em agosto de 2005 a Volkswagen apresentou o Gol de Quarta Geração. Em 2008, a Volkswagen dava um passo fundamental na consolidação do modelo na liderança do mercado, ao lançar a Quinta Geração do Gol.
Voyage
Lançado em 1981, o carro foi oferecido inicialmente unicamente com duas portas nas versões S e LS, com opção de motores movidos a etanol ou a gasolina, ambos de 1,5 litro e refrigerados a água. A produção do Voyage começou na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, que fabricou 340.891 unidades do carro em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o carro foi produzido na fábrica de Taubaté, que desde 2008 produz o Voyage na mesma linha em que faz o Gol G5.
Parati
Nova integrante da Família BX, a station wagon compacta, que logo faria grande sucesso junto às famílias de classe média, foi apresentada em junho de 1982, já como modelo 1983, com motor de 1,6 litro refrigerado a água e três versões: S, LS e GLS. Sua primeira série especial, Parati Plus, foi adicionada à linha um ano depois. Em 1988 a versão GLS passou a oferecer motor 1.8. Na linha 2013, ganhou rodas pintadas de cinza e faróis com detalhes cromados.
Saveiro
A pick-up compacta da Família BX foi apresentada em agosto de 1982, nas versões S e LS, ambas com o motor de 1.600 cm³ refrigerado a ar – substituído, no fim de 1984, pelo 1.6l refrigerado a água.
Santana
Lançado em junho 1984, marcava a entrada da Volkswagen no segmento de veículos de luxo. Em versões CS, CG e CD e opções de carroceria com 2 e 4 portas, tinha câmbio manual de 5 marchas (havia câmbio automático como opcional) e motor 1.8 que gerava 85 cv na versão a gasolina e 92 cv na a etanol. Entre seus recursos estavam vidros e travas elétricos e rádio toca-fitas. O Santana teve sua produção encerrada em 2006.
Quantum
Versão station wagon do Santana surgiu em 1985 nas versões CG e CS, ambas com o motor 1.8 do sedã. A partir de 1989 passou a oferecer o motor AP 2000 e direção hidráulica de série em todas as versões. Em 1992 veio sua segunda geração e a oferta de motor com injeção eletrônica (AP-2000i na versão GLSi). Foi fabricado até dezembro de 2001, somando quase 160 mil unidades vendidas desde seu lançamento.
Apollo
Com nome inspirado no do deus grego e no da nave espacial norte-americana que aterrissou na lua, o três-volumes foi apresentado em maio de 1990. Trazia o motor 1.8 e tinha versões GL e GLS. No ano seguinte ganhou série especial VIP. Foi fabricado até 1992 e teve mais de 50 mil unidades vendidas.
Logus
O sedã foi apresentado no início de 1993. Era oferecido em três versões de acabamento: CL, GL e GLS. Seus motores eram o AE-1600 (CL) ou o AP-1800 (opcional para a CL e de série nas outras versões), a etanol ou a gasolina. A versão GLS foi equipada com o motor 2.0l, que também equipou a série especial Wolfsburg. O Logus foi produzido até 1996.
Pointer
Hatchback de apelo esportivo foi apresentado em dezembro de 1993, como parte da linha 1994. Trazia motor AP-1800 nas versões CL e GL (esta oferecia como opcional o AP-2000) – em ambos os casos, movidos a gasolina ou a etanol. A versão GTI trazia o AP-2000i com injeção eletrônica de gasolina. O modelo foi produzido até dezembro de 1996 e teve aproximadamente 37 mil unidades vendidas.
Golf
O Volkswagen Golf estreou no Brasil em fevereiro de 1994, importado do México. O Golf produzido no Brasil chegaria ao mercado em julho de 1999, feito na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
Polo e Polo Sedan
Lançado no País em abril de 2002 na carroceria hatchback, inaugurou uma nova categoria no mercado nacional: a de compactos premium. A versão sedã seria mostrada no Salão do Automóvel daquele ano, chegando ao mercado em seguida. Em julho de 2011 o Polo e o Polo Sedan passaram por nova atualização visual, ganhando aparência mais esportiva e moderna.
Fox
Apresentado em outubro de 2003, o Fox foi criado totalmente no Brasil.
CrossFox
Apresentado originalmente em outubro de 2003 como carro conceito durante o lançamento do Fox duas portas, o CrossFox 1.6 Total Flex foi lançado em 2005.
SpaceFox
Primeiro sportvan do mercado nacional, o SpaceFox foi apresentado em abril de 2006. Desenvolvido no Brasil a partir da plataforma do Fox, o modelo alia o design esportivo de uma station wagon ao espaço interno e versatilidade de uma minivan. Juntas, essas características formaram o termo Sportvan.
