• Login
No Result
View All Result
Alpha Autos
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
No Result
View All Result
Alpha Autos
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Alpha Esportes: Audi busca em Le Mans vantagem através da eficiência

admin by admin
13 de maio de 2013
in Sem categoria
Share on FacebookShare on Twitter


Com Lucas di Grassi pode dar primeira vitória ao país
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Faltam seis semanas até o início da 90ª edição das 24 Horas de Le Mans. E desde 1999, a Audi delineou a corrida de longa duração mais importante do planeta como nenhuma outra fabricante de automóveis. Foram 11 vitórias em 14 participações e marcos tecnológicos produzidos por Ingolstadt e Neckarsulm que sequer tiveram adversários à altura.
A corrida de 24 horas em Le Mans acelerou numerosas inovações desde sua primeira edição, em 1923 – desde freios a disco (1953) aos motores turbo (1974), passando pelo motor Wankel (1970) a freios de carbono (1990), da injeção direta de gasolina do motor Audi TFSI (2001) e da turbina de geometria variável (VRT) do motor TDI (2011) até o R18 e-tron quattro híbrido (2012). Desde que a Audi passou a se envolver com a corrida de endurance mais importante do mundo, a eficiência adquiriu uma importância crucial – a principal competência da marca das quatro argolas.
A história da Audi em Le Mans ressalta como a fabricante tem pensado adiante, sempre quebrando recordes durante os processos:
– Em 14 eventos desde 1999, a Audi venceu nove vezes, um índice de 78,6% de aproveitamento. Com isso, a Audi avançou ao segundo lugar na lista dos maiores vencedores das 24 Horas de Le Mans. A atual número 1 é a Porsche, que venceu 16 vezes – embora em um período de 28 anos, desde 1970.
– Incluindo suas vitórias, a Audi alcançou 27 vezes as posições do pódio em La Sarthe, o que coloca a marca em segundo lugar na lista de melhores competidores de todos os tempos. Em 2000, 2002, 2004 e 2012 a Audi ocupou todos os três lugares do pódio.
– Em 1971, a Porsche estabeleceu um recorde de distância percorrida na prova. Depois, a pista recebeu algumas modificações, com chicanes no meio das retas, e a partir disto considerava-se que este recorde nunca mais seria sequer igualado. Em 2010, a Audi quebrou esta marca: o vitorioso R15 TDI completou as 24 horas de prova percorrendo 5.410,713 quilômetros, 75,4 a mais do que a marca antiga.
– Todas as inovações da Audi são marcadas por dois fatores em comum: são eficientes e têm relevância para o uso em carros de produção – isso se aplica à injeção direta de gasolina TFSI, assim como o motor TDI, incluindo o VTG (Geometria de Turbina Variável, em inglês), a tração nas quatro rodas (quattro), a tecnologia híbrida e-tron, o design ultraleve, os faróis de LED e outras soluções.
– Logo na primeira década de seu programa de corridas de longa duração, a Audi conseguiu alguns feitos impressionantes: de 2000 a 2010, o consumo de combustível caiu mais de 10%, embora a média de velocidade da prova subiu de 208,6 para 225,2 km/h.
– O marco da primeira vitória de um carro híbrido, em 2012, é ligado também a outro significante aumento de eficiência: o consumo caiu para 33,34 litros, mais 10% a menos do que o consumo registrado no ano anterior, que também teve a vitória dos Audi R18 Ultra.
Nos dias 22 e 23 de junho, a Audi disputa pela 15ª vez as 24 Horas de Le Mans e os carros das quatro argolas vão lutar pela conquista da 12ª vitória – e para entregar mais uma prova do slogan “Vorsprung durch Technik” (Vantagem através da eficiência). O foco continua no design ultraleve, na aerodinâmica otimizada, sistemas de assistência ao piloto e, claro, confiabilidade e eficiência.
“Nenhuma outra fabricante de automóveis alcançou em Le Mans os feitos que a tecnologia e a esportividade da Audi conseguiu em um espaço tão curto de tempo”, destaca o diretor de motorsport da marca, Dr. Wolfgang Ullrich. “Le Mans tem apontando o caminho para o futuro há bastante tempo. As mudanças no regulamento promovem inovações e as mais eficientes soluções que nenhuma outra categoria do automobilismo consegue”.
Serão três R18 e-tron quattro na pista. Um deles com um brasileiro: Lucas di Grassi, contratado pela marca no início do ano após uma impressionante apresentação nas 6 Horas de São Paulo, ano passado. Depois de contratado, Lucas adquiriu milhares de quilômetros em testes e disputou mais duas provas – foi segundo nas 12 Horas de Sebring, prova extra-campeonato realizada em março, e terceiro nas 6 Horas de Spa Francorchamps, há duas semanas, já testando as alterações aerodinâmicas no carro que será usado em La Sarthe.
Lucas e a Audi podem mais uma vez fazer história nos míticos 13 quilômetros do traçado francês. É a 90ª edição da corrida e a 15ª participação da marca das quatro argolas naquela que pode ser a primeira vitória de um brasileiro nas mais famosas 24 horas do planeta.
Tags: Alpha AutosAudiDália Comunicação EditorialLe Mans
Previous Post

Alpha Notícias: Chevrolet apresenta linha 2014 do Classic

Next Post

Alpha Notícias: Volkswagen participa da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014”

admin

admin

Next Post

Alpha Notícias: Volkswagen participa da "Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014"

Please login to join discussion
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.