Alpha Notícias: Boeing inicia testes de melhoria de desempenho do 747-8
Pacote melhora a queima de combustível em mais 1,8%
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Uma aeronave Boeing 747-8 Intercontinental completou com sucesso, esta semana, o primeiro teste de voo de seu pacote de melhoria de desempenho, que inclui, entre outros itens, motores GE. O pacote foi desenvolvido para melhorar a eficiência energética desse popular jato comercial.
A aeronave partiu do aeroporto Paine Field, em Everett, Washington, às 13 horas, horário local, e pousou no Boeing Field, em Seattle, aproximadamente quatro horas depois. O capitão Kirk Vining, responsável por testes de voo e avaliação da Boeing, e o capitão e piloto-chefe Mark Feuerstein, estavam no comando dos controles.
“Foi um voo ótimo e os motores se comportaram da forma esperada”, disse Vining. “Este é um marco importante para o programa de teste de voo.”
O Pacote de Melhoria de Desempenho (PIP, na sigla em inglês) da aeronave inclui melhorias nos motores GEnx-2B e no software do Computador de Gerenciamento de Voo (FMC, na sigla em inglês).
Os contínuos esforços da Boeing para aprimorar a família 747-8 resultaram em um ganho acumulado de 1,5% em eficiência energética desde a entrega da primeira aeronave, menos de dois anos atrás. As novas melhorias darão aos operadores da aeronave um ganho adicional de 1,8% em eficiência.
“Essas melhorias são parte de nosso compromisso de aperfeiçoar continuamente nossas excelentes aeronaves para nossos clientes”, afirmou Eric Lindblad, vice-presidente e diretor geral do programa 747. “A melhoria na eficiência energética em mais 1,8% permite que as companhias aéreas economizem aproximadamente um milhão de dólares aoano em combustível, por aeronave, e reduz sua pegada de carbono.”
O programa de teste também validará as mudanças no desenho e demonstrará a operação do sistema de tanque de combustível horizontal na versão para passageiros do 747-8, não utilizado nas primeiras aeronaves entregues A nova configuração começará a ser entregue no início de 2014 e poderá ser adotada nas aeronaves já em operação. A entrada em serviço dos novos motores e do software FMC ocorrerá no final de 2013.