Processo consome menos recursos em relação à produção de um novo componente
Texto: Assessoria de Imprensa
 Fazer um produto no fim da vida útil voltar à mesma condição de um novo. Para realizar esse processo industrial, Piracicaba foi escolhida e será a primeira cidade da América do Sul a abrigar uma fábrica da Caterpillar destinada especialmente à remanufatura. Com apoio da Investe São Paulo, a empresa investirá R$ 20 milhões na nova unidade, gerando 70 empregos diretos. A operação também incluirá uma linha de montagem de mangueiras hidráulicas para dar suporte às atividades das fábricas Caterpillar no País.
O trabalho de remanufatura começa quando o cliente entrega ao fabricante original um componente que não está mais em condições de uso – tais como bombas de água, cabeçotes, bombas de óleo e conjuntos montados de camisa, pistão, biela e anéis. Em seguida, o componente é desmontado, passa por uma limpeza e por uma inspeção. Nessa etapa, com base no modelo original daquele produto, é verificado o que deve ser feito com cada peça para que o componente volte a ter as características de um novo produto. Esse é o processo que vai começar a ser realizado em Piracicaba em agosto deste ano.
Na recuperação de sub-componentes, podem ser empregadas diversas técnicas. Por isso, a linha de produção da nova unidade será bastante similar à de uma peça nova. Na fase de recuperação, também podem ser adicionadas peças novas originais. 
A penúltima etapa da remanufatura é a de montagem do equipamento e, por último, é realizada uma série de testes, para que se assegurem as especificações e a qualidade. Por isso, após passar pelo processo de remanufatura, o componente sai da fábrica com a garantia original do fabricante e chega a custar 40% menos que o novo, proporcionando a mesma confiabilidade, qualidade e desempenho.
“Essa é uma das mais importantes contribuições da Caterpillar ao desenvolvimento sustentável, pois estenderemos a vida útil dos recursos não renováveis”, afirmou o presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil. Atualmente, nas 17 fábricas de remanufatura da Caterpillar no mundo, apenas 1% do material recebido para remanufatura é descartado como resíduo. A empresa é capaz de remanufaturar mais de 6 mil tipos diferentes de peças. 
“A remanufatura ainda é uma tecnologia nova no Brasil. São Paulo sai na frente e se consolida na busca por atrair esse setor”, disse o presidente da Investe SP, Luciano Almeida. Segundo ele, a posição de São Paulo no mercado de economia verde do Brasil credencia o Estado como principal destino para esse tipo de investimento. 
Vantagens da remanufatura
Para os clientes, ter à disposição a possibilidade de utilizar os produtos remanufaturados de uma empresa significa redução nos custos de operação e de manutenção. Quando uma máquina fica paralisada porque uma peça quebra, nem sempre há uma peça nova que possa substituir a anterior, especialmente se aquela máquina já não é mais fabricada. Em muitos casos, a única saída para que a máquina continue em uso é a remanufatura.
Finalmente, comparando-se o processo de produção de um produto novo com o da remanufatura, verifica-se uma redução de 90% no consumo de água, 80% no de energia e 50% na emissão de gases. Já o aproveitamento do material é de 99%, o que praticamente elimina a geração de resíduos.
“É a Caterpillar mostrando seu compromisso no pós-consumo, economizando energia, água e outros recursos naturais. É um compromisso com o meio ambiente e com as pessoas”, ressaltou o governador Geraldo Alckmin durante evento na Rio+20, quando a empresa assinou um protocolo de intenções com a Investe SP.
“O processo CAT Reman é muito importante para o meio ambiente, pois devolve aos componentes usados a sua condição original, estando plenamente alinhado às políticas governamentais para a destinação de resíduos sólidos e a responsabilidade pós-consumo”, conclui Calil.
Por que Piracicaba?
A proximidade da sede da Caterpillar Brasil e de seu centro de distribuição de peças foram fatores fundamentais para a escolha do local onde será instalada a unidade de remanufatura da empresa, na rodovia Luiz de Queiroz, km 157, em Piracicaba.
Também contribui para a decisão a infraestrutura existente na cidade e a política de sustentabilidade ambiental estadual, que está comprometida com os mesmos pilares da política corporativa da Caterpillar. A previsão é de que a nova unidade comece suas operações em agosto.