Connect with us

Alpha Notícias: Fundação Volkswagen lança projetos no Piauí

Published

on


Municípios receberão os projetos educacionais “Entre na Roda” e “Brincar” em suas redes públicas de ensino
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Fundação Volkswagen, que é responsável por investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, acaba de firmar parceria com dezoito municípios do estado do Piauí, que receberão os projetos educacionais “Entre na Roda” e “Brincar” em suas redes públicas de ensino, sob coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Os municípios beneficiados são: Agricolândia, Água Branca, Amarante, Bocaina, Coivaras, Dom Expedito Lopes, Ipiranga do Piauí, José de Freitas, Massapê do Piauí, Milton Brandão, Novo Oriente do Piauí, Picos, Santana do Piauí, São João da Varjota, São José do Piauí, Teresina, União e Valença do Piauí.
A cerimônia de assinaturas dos termos de parceria foi realizada na manhã de hoje (24/5), em Teresina (PI), e contou com a presença do superintendente da Fundação Volkswagen, diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa, Dr. Eduardo Barros, da diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, da coordenadora técnica do Cenpec, Maria Amábile Mansuti, e autoridades dos municípios beneficiados.
O projeto “Entre na Roda” tem como proposta formar, presencialmente e a distância, profissionais de escolas de Ensino Fundamental, de bibliotecas e de outras instituições para que atuem como mediadores de leitura, promovendo, por meio de ações articuladas, o gosto pela leitura e a formação de leitores. Oferece também aos gestores de escolas e de secretarias de educação e de cultura formação específica com o objetivo de garantir a implementação, a articulação, o acompanhamento e a avaliação das ações voltadas à leitura, de modo que, a partir da escola e da biblioteca, se ampliem, estendendo-se também à comunidade.
Uma novidade do projeto “Entre na Roda” no estado é a parceria com a Universidade Federal do Piauí – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, que – além de sediar os encontros de formação em Picos – disponibilizou alunos e professores do curso de pedagogia para participar do projeto.
Já o “Brincar” é um projeto de formação de educadores que atuam com crianças de até 5 anos em instituições de Educação Infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como temas centrais. Oferece formação presencial e a distância para professores, auxiliares de ensino, gestores de escolas e de secretarias de educação.
“Para a Volkswagen do Brasil implementar o ‘Entre na Roda’ e o ‘Brincar’ nesses municípios do estado do Piauí é reconhecer a importância do letramento para o desenvolvimento humano, em todas as faixas etárias. Assim como os outros projetos da Fundação Volkswagen, assumimos um compromisso com a educação, a cultura e o desenvolvimento da sociedade brasileira”, afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.
“A Fundação Volkswagen investe na formação continuada de educadores de escolas públicas porque acredita na importância de garantir um direito que pertence a todos: o de aprender. A parceria com todos esses municípios é uma forma de subsidiar o trabalho desses profissionais, tanto na gestão pública como na sala de aula, para contribuir com uma educação de qualidade e com um futuro ainda melhor para o Brasil”, disse a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.
A implementação dos projetos educacionais no estado do Piauí também contou com o apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) – associação civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação do Brasil.
Fundação Volkswagen amplia atuação educacional neste ano
A Fundação Volkswagen amplia sua atuação com projetos educacionais em 2013 por meio de duas iniciativas inéditas. A instituição começa a atender Alagoas, Espírito Santo, Pará e Piauí – somando, então, 11 Estados -, e democratizará o conhecimento acumulado ao longo de uma década de investimento em educação ao lançar sua “Plataforma do Letramento” na internet. Atualmente, a Fundação Volkswagen oferece sete projetos educacionais e três de desenvolvimento social.
Com seus projetos educacionais, a Fundação Volkswagen já beneficiou, na última década (até o fechamento de 2012), mais de 1.258.000 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a cerca de 12.000 educadores da rede pública de ensino em 312 cidades, com investimentos de R$ 77,5 milhões. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar.
A “Plataforma do Letramento”, que será lançada no segundo semestre de 2013, é um ambiente virtual de aprendizagem aberto no qual será disponibilizado todo conteúdo educacional dos projetos da Fundação Volkswagen oferecidos nos últimos 10 anos. O portal também contará com o módulo Educação a Distância, cuja primeira iniciativa será a formação de quatro turmas do projeto “Entre na Roda”. O portal ainda terá seções de notícias, fórum, mural e midiateca, entre outras.
A Fundação Volkswagen levará, em 2013, dois projetos consagrados para São Carlos (SP), cidade onde está localizada a fábrica de motores da Volkswagen do Brasil. Um deles é o “Aprender com a Pinacoteca”, que oferece formação a professores de arte de escolas públicas e oferece aos estudantes aulas práticas em museus. A unidade fabril em São Carlos ganhará, neste ano, uma biblioteca com 2.500 títulos, que estarão disponíveis para empréstimo aos colaboradores. A partir daí, todas as unidades da Volkswagen do Brasil passarão a contar com biblioteca, revelando o incentivo da empresa ao hábito de ler entre seus colaboradores e familiares.
Outro projeto da Fundação Volkswagen, o “Jogo da Vida em Trânsito”, será oferecido para 9.600 estudantes e 480 educadores do Brasil em 2013. Em 2012, o projeto educacional atendeu 1.000 alunos e 54 educadores, de 26 escolas públicas. O programa aborda temas de cidadania e segurança no trânsito com jovens de Ensino Médio em diferentes disciplinas, para formar o condutor consciente, por meio do game “Autopolis” e do roteiro de aulas distribuído aos professores participantes do projeto.
A Fundação Volkswagen
Ao longo dos mais de 30 anos de existência, a Fundação Volkswagen promove e realiza ações que contribuem para a melhoria da qualidade da educação pública e que fomentam o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.
Cerimônia de assinaturas dos termos de parceria entre a Fundação Volkswagen e municípios do estado do Piauí

Copyright © desde 2013 Alpha Autos