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Alpha Notícias: A Renault e o CNRS assinam um novo acordo de cooperação

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Assim elas ampliam suas áreas de pesquisa colaborativa
Texto: Assessoria de Imprensa
A Renault e a instituição francesa CNRS [Centro Nacional para a Pesquisa Científica] realizam trabalhos de colaboração há décadas e já assinaram diversos acordos de cooperação desde 1993. A evolução do contexto de suas respectivas estratégias científicas levaram a uma revisão das condições do acordo de cooperação. Ao final de um ano de discussões e intercâmbios científicos, estratégicos e jurídicos, a Renault e o CNRS celebram o novo acordo de cooperação, que foi assinado em 15 de maio de 2013, sendo válido pelos próximos 4 anos.
A assinatura deste novo acordo de cooperação permitirá perenizar as colaborações atuais com os laboratórios do CNRS, além de investigar novas áreas de pesquisa colaborativa e de inovação para os próximos anos. A neurociência, a realidade virtual, a ergonomia, os novos materiais ou ainda a catálise constituirão novos campos de pesquisa para as equipes da Renault e do CNRS.
A inovação está no DNA do CNRS e da Renault. Pioneira em veículos com arquitetura inovadora (5ª porta traseira, monovolume) ou adaptados a novos usos (Twizy), líder em veículos elétricos (Zoe), a P&D da Renault, motor da inovação a serviço da competitividade, se baseia principalmente em uma rede de colaborações com parceiros públicos de pesquisa, tendo o CNRS um papel de destaque.
Os laboratórios do CNRS mantêm há vários anos grandes colaborações com a Renault. Nada menos que uma centena de contratos foi assinada entre a Renault e o CNRS desde o início de 2010 (acordos de consórcio, colaborações de pesquisa, prestação de serviços, transferência de materiais, perícias, etc.). Mais de um terço destes contratos envolvem projetos de colaboração que se estendem por vários anos (incluindo o CIFRE – Convenção Industrial de Formação para a Pesquisa). Quase uma centena de laboratórios do CNRS distribuídos pelo território francês, nas cidades de Lyon, Lille, Montpellier, Clermont, Rouen, Paris, Orléans, Bordeaux, Poitiers, Grenoble, Rennes e Estrasburgo, conduzem pesquisas em parceria com a Renault.
Estas cooperações científicas dizem respeito essencialmente às ciências da engenharia e de sistemas, sobretudo as questões relacionadas à combustão, fadiga de materiais, térmica e aeroacústica.
O Laboratório de Tratamento e Comunicação da Informação do CNRS também colabora em trabalhos de pesquisa da Renault dedicados ao futuro do transporte de pessoas e da mobilidade elétrica, cujos trabalhos são realizados em parte no âmbito do “Instituto da Mobilidade Sustentável”, fundado em 2009 pela Renault e pela Paris Tech, o Instituto de Ciências e Tecnologias de Paris, um pólo de pesquisa e ensino superior que reúne doze grandes faculdades de engenharia e comércio na capital francesa (http://www.mobilite-durable.org/nos-partenaires/institut-de-la-mobilite-durable.html).
Esta parceria estratégica entre a Renault e a principal instituição pública de pesquisa da França contribuirá para o surgimento de novas soluções de mobilidade sustentável para a sociedade.
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