Alpha Notícias: Volkswagen cria fundo de investimento para apoiar seus fornecedores

    0

    Condições competitivas de financiamento contribuem para a sustentabilidade da cadeia de fornecedores
    Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
    A Volkswagen do Brasil, dando continuidade ao seu programa de apoio aos fornecedores, lança o novo FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) SCE II (Supply Chain Enhancement), que acaba de entrar em operação. O fundo é uma nova alternativa de financiamento em condições competitivas, oferecida com exclusividade aos fornecedores da empresa. A Volkswagen do Brasil também idealizou o FIDC SCE I, que foi lançado em 2009 e continua operando com sucesso junto aos sistemistas da empresa. Ambos os fundos foram estruturados pela Integral Trust e as demais instituições financeiras que prestam serviços para os fundos são The Bank of New York Mellon (BNY Mellon) e Bradesco.
    O FIDC SCE II oferece como principal vantagem a não incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O fato de a Volkswagen do Brasil revelar ao FIDC SCE II o histórico de pagamentos realizados ao fornecedor que está interessado em fazer o empréstimo junto ao fundo, também permite que os custos do financiamento sejam reduzidos. Isso é possível porque os responsáveis pelo FIDC SCE II terão informações suficientes para avaliar, com segurança, o risco de inadimplência e a capacidade faturamento do fornecedor, e com isso poderão oferecer condições ainda mais atraentes de financiamento.
    Outra vantagem do FIDC SCE II é a possibilidade de antecipar crédito, ou seja, o fornecedor pode emprestar valores referentes ao pagamento de mercadorias que somente serão entregues por ele em um período futuro (de 2 a 6 meses, dependendo do perfil de crédito de cada fornecedor).
    O fundo FIDC SCE II é complementar ao FIDC SCE I, também lançado pela Volkswagen do Brasil, em 2009, para apoiar sua cadeia de fornecedores. O SCE II oferece empréstimo de médio prazo (2 a 6 meses) e foi criado por conta da demanda crescente dos fornecedores da Volkswagen por financiamentos mais longos. O SCE I, por sua vez, oferece financiamento de curto prazo (30 dias). A maioria das empresas fornecedoras que busca financiamento junto aos dois fundos utiliza esses recursos como capital de giro.
    “O programa da Volkswagen do Brasil de apoio a seus fornecedores tem o objetivo de contribuir com a sustentabilidade de toda cadeia de sistemistas, fortalecendo ambas as partes”, disse o responsável pela Tesouraria Regional da Volkswagen para a América do Sul, Bernd Schmidt-Liermann.
    FIDC SCE I é sucesso desde 2009
    Em operação desde 2009, o FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) SCE I (Supply Chain Enhancement), também lançado pela Volkswagen do Brasil, já realizou mais de 16 mil operações, totalizando R$ 4 bilhões em negócios. Em 2012, a média mensal de negócios foi de R$ 140 milhões.

    NO COMMENTS

    Sair da versão mobile