Outros
Alpha Esportes: Tito Morestoni passa a integrar o grupo dos cinco primeiros no Brasileiro de Turismo
Largando em 14º, catarinense empreende “corrida segura” na terceira etapa do Brasileiro de Turismo
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
As dificuldades enfrentadas durante o fim de semana de treinos na pista de rua de Ribeirão Preto (SP) levaram Tito Morestoni a adotar a estratégia de corrida que viu como “mais segura possível” na terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo. O piloto da Motortech Competições foi sexto colocado na corrida disputada neste domingo (11), que marcou a terceira vitória consecutiva do tocantinense Felipe Fraga, líder da temporada.
“Largando em 14º, o meu objetivo era conseguir levar o carro inteiro até o fim da corrida, o que nem sempre é fácil em um circuito de rua, com todas as dificuldades que esse tipo de pista oferece”, ponderou Morestoni, que fez sua primeira participação no automobilismo em um traçado urbano. “Não tentei ser mais rápido que o carro. Estou só começando na categoria e o aprendizado é o que eu posso conseguir de mais positivo”, acrescentou.
A sexta colocação em Ribeirão Preto elevou Tito Morestoni ao grupo dos cinco melhores na tabela de classificação. Ele passa a ser quinto colocado com 39 pontos. Fraga, líder isolado, tem 72. Está 12 à frente do paranaense Gabriel Casagrande, que foi ao pódio em segundo lugar em todas as corridas de 2013. O paulista Norberto Gresse Filho, que já conquistou título na serie de acesso da Stock Car em 2008, estreou no pódio, em terceiro.
A etapa de Ribeirão Preto foi a primeira do paranaense Wagner Ebrahim como piloto do Brasileiro de Turismo. Pilotando o segundo carro da Motortech Competições, ele largou em décimo e ocupava o quinto lugar. “Eu estava com uma chance muito boa de conseguir o quarto lugar, o que seria bom diante das circunstâncias de largada, mas tive um problema no acelerador no carro já nas voltas finais e tive que abandonar”, lamentou o piloto.
Adilson Morari, chefe de equipe da Motortech Competições, avaliou a atuação em Ribeirão Preto como “nem tão boa, nem tão ruim”. “Viemos para cá esperando resultados mais expressivos, até. O lado positivo foi conseguirmos colher muita informação sobre o carro. É um mérito do Wagner, que tem uma experiência muito grande em várias categorias do Brasil e do exterior, e isso vai nos ajudar muito na sequência do campeonato”, falou.
A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo será disputada no dia 1º de setembro em Cascavel (PR). “Com o que colhemos de informação, a história em Cascavel vai ser diferente, vai ser melhor para nossa equipe. Até lá, temos muito trabalho a fazer, e é ótimo saber o caminho que devemos tomar”, disse Morari. A participação da Motortech Competições foi viabilizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do PróEsporte.
Em Ribeirão Preto, após 28 voltas, o resultado da terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo foi o seguinte:
1º) Felipe Fraga (TO/W2 Racing), 36min40s285
2º) Gabriel Casagrande (PR/Carlos Alves Competições), a 4s917
3º) Betinho Gresse (SP/Nascar Motorsport), a 16s028
4º) Pedro Boesel (PR/Hot Car), a 20s220
5º) Mauri Zacarelli (SP/Hot Car), a 43s620
6º) Tito Morestoni (SC/Motortech Competições), a 48s444
7º) Luiz Ribeiro (RS/Mottin Racing), a 1 volta
8º) Marco Cozzi (SP/Carlos Alves Competições-J. Star Racing), a 4 voltas
9º) Wagner Ebrahim (PR/Motortech Competições), a 4 voltas
NÃO COMPLETARAM
Leandro Romera (SP/J. Star Racing), a 13 voltas
João Pretto (MT/Mottin Racing), a 14 voltas
Felipe Tozzo (SC/Nascar Motorsport), a 22 voltas
Fábio Carreira (SP/W2 Racing), a 26 voltas
Fernando Fortes (SP/J. Star Racing), a 27 voltas
Raphael Abbate (SP/Carlos Alves Competições), a 28 voltas
CLASSIFICAÇÃO
Após três etapas, a classificação do Brasileiro de Turismo é a seguinte: 1º) Felipe Fraga, 72 pontos; 2º) Gabriel Casagrande, 60; 3º) Pedro Boesel, 52; 4º) Beto Gresse, 46; 5º) Tito Morestoni, 39; 6º) Luiz Ribeiro, 34; 7º) Mauri Zacarelli, 31; 8º) Marco Cozzi, 28; 9º) Raphael Abbate, 27; 10º) Fernando Fortes, 25; 11º) João Pretto, 18; 12º) Felipe Tozzo, 16; 13º) Guilherme Salas, 13; 14º) Wagner Ebrahim e Fábio Carreira, 12; 16º) Luiz Sena Júnior, 11; 17º) Guilherme Figueirôa, 10; 18º) Marcelo Hahn, 9.