Connect with us

Outros

Alpha Notícias: Toyota alcança o primeiro lugar no ranking de satisfação entre os proprietários de veículos

Published

on



Volkswagen tem dois modelos premiados, enquanto Fiat, Renault e Toyota têm um modelo premiado cada

Texto: Assessoria de Imprensa

Pelo terceiro ano consecutivo, a Toyota é eleita como a empresa com maior índice de satisfação entre os proprietários de veículos novos no Brasil, de acordo com “VOSS Brasil 2013 – Vehicle Ownership Satisfaction StudySM” divulgado hoje pela J.D. Power do Brasil. Além disso, a Volkswagen teve dois modelos premiados, enquanto Fiat, Renault e Toyota tiveram um modelo premiado cada. 

Realizado anualmente, o estudo avalia a satisfação de proprietários de veículos novos (comprados entre 12 e 36 meses antes) em quatro fatores, que em ordem de importância são: custo de propriedade – inclui consumo de combustível, valor do seguro e custo de manutenção/conserto – (42%), experiência pós-venda (23%), design e desempenho do veículo – como conforto e recursos – (19%), e qualidade e confiabilidade do veículo (16%). 

Em 2013, a média geral de satisfação dos proprietários ficou em 733 pontos, em uma escala que vai até 1.000. Dentre todos os países nos quais a J.D. Power publica este estudo, os proprietários no Brasil avaliam com mais importância o custo de propriedade. Isto se deve, em parte, ao fato de que estes proprietários comprometem uma porcentagem maior de sua renda com serviços para o veículo, como manutenção, consertos, combustível, impostos e seguro. Como resultado, a satisfação com o custo de propriedade é a menor entre os quatro critérios avaliados. 

Toyota atinge a primeira posição em todos os fatores do VOSS Brasil 2013 

A Toyota alcançou a classificação mais alta em relação à satisfação entre os proprietários pelo terceiro ano consecutivo, com uma média geral de 816 pontos, tendo excelente performance em todos os quatro critérios do estudo. Além disso, o Toyota Corolla teve a maior pontuação no segmento de carros médios (814) e também a maior pontuação entre todos os modelos classificados. 

Na sequência vem a Honda, com 778 pontos e excepcional performance em três fatores: qualidade e confiabilidade do veículo, experiência pós venda e custo de propriedade. 

Completando a lista de marcas que atingiram pontuações acima da média da indústria estão três outras montadoras da Ásia, uma da Europa e uma dos Estados Unidos, respectivamente: Hyundai-CAOA (771), Nissan (770), Kia (768), Citroën (739) e Chevrolet (735). 

Recebendo os prêmios em seus segmentos estão: Fiat Palio Fire (como carro subcompacto); Renault Logan e Volkswagen Voyage (empatados entre os carros compactos de entrada); Volkswagen Polo (como carro compacto superior) e Toyota Corolla (na categoria carro médio). 

Alta incidência de problemas relatados pelos proprietários 

Embora a qualidade/confiabilidade do veículo tenha um peso menor entre os quatro fatores do VOSS Brasil 2013, continua sendo relevante. Qualidade é o requerimento básico para considerar uma compra. Além disso, a baixa qualidade pode impactar negativamente os fatores mais importantes, que são custo de propriedade e satisfação com serviços pós-venda. O dinheiro e o tempo gasto com visitas à concessionária para consertar veículos de baixa qualidade, aliado ao alto consumo de combustível, estão entre as principais preocupações dos donos de veículos no Brasil. 

Em média, os brasileiros donos de carros novos relataram 352 problemas a cada 100 unidades (PP100) – ou seja, 3,52 problemas por veículo – um número bem maior do que nos demais países em que a J.D. Power realiza o estudo, incluindo Canadá (230 PP100), Alemanha (230 PP100) e Reino Unido (204 PP100). 

No Brasil, os carros produzidos nacionalmente apresentam um número maior de problemas (356 PP100) contra os importados de outros países, como México (310 PP100), Coréia do Sul (314 PP100) e Argentina (333 PP100). “Infelizmente, a alta incidência de problemas em relação à qualidade dos veículos reforça a percepção que os carros produzidos no Brasil são de baixa qualidade”, explica diretor nacional da J. D. Power do Brasil, Jon Sederstrom. 

Os donos de carros novos no Brasil identificam com mais frequência problemas relacionados ao motor e à transmissão, que estão entre os mais complexos de todos. Problemas no motor e na transmissão – incluído consumo de combustível em excesso, ruídos anormais, falhas e problemas na partida – são citados como os mais graves (que levam à mais insatisfação) pelos proprietários. 

“Apesar de o Brasil ser um dos líderes mundiais na produção de óleo e etanol, o custo do combustível para o consumidor final é mais alto que em muitos outros países que também possuem reservas substanciais. Como resultado, vemos que o consumo de combustível é uma preocupação particular entre os proprietários”, afirma Sederstrom. 

O estudo VOSS Brasil 2013 baseia-se na avaliação de 8.387 entrevistas online, realizadas com proprietários de veículos novos no Brasil, após 12 a 36 meses de propriedade. A satisfação geral de propriedade se reflete em um índice de pontuação baseado em uma escala de 1.000 pontos, na qual uma pontuação mais alta indica um maior índice de satisfação. O estudo foi realizado entre abril e junho de 2013 e inclui 73 modelos de veículos, quase o dobro de modelos do primeiro estudo VOSS realizado no Brasil em 2011.
Advertisement