Outros
Empresas lançam produtos focados em segurança, conforto e redução de custos operacionais
Texto: Assessoria de Imprensa
A 19ª Edição da Fenatran – Salão Internacional do Transporte – é o maior e mais importante evento do segmento do transporte rodoviário de cargas do continente Sul-americano e um dos mais representativos do mundo. Organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, a feira promove a realização de negócios e a exposição dinâmica de lançamentos globais para milhares de profissionais do setor interessados em conhecer as tendências do segmento, criando um ambiente propício para a geração de novos negócios.
Todas as principais montadoras de veículos pesados prepararam grandes novidades relacionadas às novas tecnologias, sustentabilidade, além de focarem na maior segurança, conforto e redução dos custos operacionais. Acompanhe os destaques:
Iveco: A empresa apresentou a nova geração Tector Economy e reforçou seu principal lançamento do ano: o extrapesado Stralis Hi-Way. Outro destaque foi o lançamento da Geração Tector Economy, que apresenta reduções de até 5% no consumo de combustível com duas novas versões do semipesado: 15 toneladas e Stradale, com motor de 300 cavalos. Além destes, foram lançados três novos caminhões: o Tector Attack 280, o off-road Trakker de entrada e o Stralis Ecoline de 9 litros com câmbio automatizado de série. Complementando, há também o leve Daily e o médio Vertis HD. Segundo Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina, em médio prazo, a meta da empresa é estar entre as três maiores fabricantes de caminhões do Brasil. “Os produtos expostos em nosso estande mostram não só que trazemos o que temos de mais moderno na Europa para o mercado brasileiro, mas que também continuamos investindo em pesquisa e tecnologia para criar novos produtos com a cara dos nossos clientes”, informou o executivo. Os lançamentos da Iveco se destinam aos setores mais aquecidos em vendas do mercado de transporte de carga no Brasil. Entre janeiro e setembro de 2013, foram vendidos mais 40.000 caminhões pesados e quase 36.000 semipesados, segundo dados da Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Hyundai: O destaque da CAOA Hyundai na feira é o HD78 4X4, uma adaptação do conhecido comercial leve HD78, equipado com motor Euro V, tração integral nas quatro rodas e tecnologias desenvolvidas exclusivamente para este veículo que alia qualidade e economia ao custo-benefício. O interior do veículo foi desenvolvido por profissionais de transporte e testado em todo tipo de estrada. Seu grande diferencial é a capacidade de carga, com o peso bruto total (PBT) de 7800 kg. A empresa exibe também o comercial leve HR, modelo ideal para as empresas que necessitam de transporte rápido para suas mercadorias, de micro até grande porte. Além da nova motorização, menos poluente e mais eficaz, a marca aperfeiçoou o conforto, a conveniência ao agregar no modelo vidros com acionamento elétrico e câmbio manual com 6 velocidades. De acordo com Luiz Sérgio, diretor de pós venda da empresa, até 2014 está prevista a abertura de mais de 4 milhões de novas pequenas empresas, o que promoverá um grande aumento e movimentação do setor.
“Os clientes procuram melhor preço, capacidade, mobilidade, economia e versatilidade”, conclui.
Scania: A Scania lança ao mercado um novo conceito de solução de transporte, o Streamline, em que produtos e serviços são oferecidos juntos para o cliente. O Scania Streamline está disponível para as cabines rodoviárias G, R e R Highline e proporciona grandes avanços em termos de economia de combustível, disponibilidade e rentabilidade. De acordo com Roberto Leoncini, o Streamline representa uma busca da melhoria contínua, um conceito Scania de evolução de produtos, suportado por quatro pilares: economia de combustível, disponibilidade, desempenho e foco no motorista. A marca aproveita o lançamento para mostrar a quarta geração de câmbio Scania Opticruise, que possui novo sistema de lubrificação e nova função de condução: Modo Econômico. A fabricante também apresentou o novo R 620 8×4, com capacidade máxima de tração de 250 toneladas, e o novo P 310 6×4. Tendo a sustentabilidade como foco em seus produtos, o motor etanol da Scania, tecnologia pioneira e ainda única para comercialização na América Latina, tem destaque especial no estande da marca. “Oferecemos ao mercado soluções de transporte 100% alinhadas com as práticas de diminuição de emissões e de C02”, comenta Celso Mendonça, gerente de pré-vendas da Scania. O motor a etanol (DC09 E02 270) reduz em até 90% a emissão de CO2, atende à legislação de emissões Proncove P7 e dispensa o ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo).
Renault: A empresa mostrou seus novos comerciais leves e anunciou mais uma venda de Kangoo Elétrico no país. Com o Novo Master e Kangoo a marca oferece ao segmento modelos com baixo custo de manutenção, robustez mecânica e motores eficientes, principais exigências dos consumidores brasileiros que utilizam os veículos como ferramenta para o trabalho. O Kangoo está disponível em duas versões de série, com e sem porta lateral, e duas opções de transformações: ambulância simples remoção com porta lateral e isotérmico sem porta lateral. Entre os destaques também está o Kangoo Z.E., furgão 100% elétrico, sucesso de vendas na Europa. O modelo, que dispensa o uso de combustível fóssil, comprova que a mobilidade elétrica deixou de ser coisa do futuro. Na coletiva, a Renault anunciou a venda de seis unidades do modelo para a FedEx, maior empresa de transportes expressos do mundo, que vai utilizar os veículos em suas operações nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de janeiro de 2014. “A Renault tem forte atuação no segmento comerciais leves. Hoje para a empresa o setor de veículos elétricos não é futuro, é realidade. Aqui no país temos ampla gama para atender o segmento e oferecemos Kangoo Z.E.com zero emissão de poluentes”, declara Bruno Hohmann, diretor de marketing da Renault do Brasil.
Mercedes-Benz: A Mercedes-Benz do Brasil irá investir aproximadamente R$ 1 bilhão no biênio 2014 e 2015 em suas fábricas de caminhões e ônibus no país. Este expressivo volume de recursos será destinado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, nacionalização da linha de caminhões extrapesados Actros, otimização de processos e modernização de áreas de produção, entre outras. Também compõem esse forte plano de investimentos projetos de cunho social e ambiental. De acordo com Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, esse novo investimento permite que a empresa se torne cada vez mais competitiva num mercado muito concorrido como o do Brasil atualmente. A empresa trouxe para a feira 8 caminhões e 2 modelos Sprinter. A grande novidade foi o Actros 4160 AK SLT, equipado com motor V8 de 598 cv e 2.800Nm. Com tração 8×8, esse robusto veículo tem capacidade máxima de tração de 250 toneladas. Entre eles destacam-se o caminhão leve Accelo 1016 com 3º eixo, único VUC com capacidade para transportar 13 toneladas e o primeiro do segmento de leves com ABS de série, juntamente com o Atego 2430 Econfort, primeiro semipesado a receber o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift. Na linha de extrapesados, a empresa apresentou o Axor 1933 4×2 com câmbio PowerShift com nova função EcoRoll e Power Mode; o novo Axor 3131 para severas operações da construção civil; além de diversos aprimoramentos de conforto e economia para toda a linha Axor.
MAN – A MAN Latin America, líder no mercado brasileiro de caminhões e uma das maiores exportadoras do produto do País, apresenta 14 novos produtos na Fenatran com destaque para os cavalos mecânicos produzidos pela empresa. “Em dois anos, crescemos consideravelmente nossa linha de produtos. Com o novo caminhão MAN, passaremos a oferecer produtos de 150 a 480 cavalos de potência, nosso maior leque de opções desde quando iniciamos nossas atividades, há mais de 32 anos”, diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America. A linha ganha mais potência, com os modelos Constellation 19.420, 25.420 e 26.420. Além do motor Cummins de 420 cavalos, os veículos chegam equipados com a transmissão automatizada de série V-Tronic. Os modelos Volkswagen de 330 e 390 cavalos, já consagrados no mercado, também poderão ser equipados com a transmissão. A versão leito teto baixo da cabine Constellation completa as novidades da linha. A avant première da feira fica com o cavalo mecânico TGX 29.480 6×4, com previsão de lançamento para meados de 2014. O veículo, perfeito para operações de longas distâncias, será o mais potente de toda a linha, com uma das melhores relações potência versus consumo de combustível do mercado, e oferece o que há de mais moderno e sofisticado em transporte de cargas, com níveis de conforto e segurança comparáveis aos de um automóvel de luxo.
Fiat – Empresa líder há onze anos no mercado brasileiro de comerciais leves, a Fiat Automóveis apresenta dois importantes produtos para o segmento: o Novo Uno Furgão e o Novo Fiorino, inteiramente renovado e mais moderno. Segundo Lélio Ramos, diretor comercial da montadora, outro grande destaque da marca é o recém-lançado Fiat Strada com sua inovadora e exclusiva terceira porta. O Novo Uno Furgão recebeu novas motorizações, agora com propulsores 1.0 e 1.4 EVO Flex. Trata-se de uma nova opção de transporte de volumes para pequenos empreendimentos como padarias, floriculturas, entregas rápidas e serviços de manutenções. Também está sendo apresentado no evento o Novo Fiorino, que contará com novo design a partir da versão 2014 e será lançado no final de novembro no mercado brasileiro. Entre as versões presentes no Salão, um Novo Fiorino transformado em ambulância exemplifica a versatilidade do novo veículo.
Volvo – Um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões, a Volvo apresentou novidades em caminhões e soluções de transporte. A começar pelo FH16, o caminhão mais potente do mundo, com um motor de 16 litros e 750cv, indicado principalmente para o transporte de cargas indivisíveis. “Somos líderes mundiais quando se trata de produzir caminhões com segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente. E temos o prazer de apresentar o caminhão mais seguro do mundo, que representa uma nova era para o transporte brasileiro”, declara Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina. A Volvo também está exibindo os seus novos caminhões VM. Além dos novos modelos 4×2, 6×2 e 6×4, agora a empresa produzirá nas configurações 8×2 e 8×4. O visual mudou completamente, a cabine tem uma aparência muito próxima à dos novos caminhões FH lançados recentemente. A Volvo ainda está expondo o primeiro caminhão movido a GNL (Gás Natural Liquefeito) e a diesel que está sendo testado no Brasil: um FM 460cv, movido com aproximadamente 70% GNL e o restante a diesel. “Esta é uma tecnologia viável. O gás liquefeito é uma importante alternativa para os atuais combustíveis”, declara Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina.
Ford – A Ford Caminhões apresentou a nova Transit 2014, antecipando a nova tendência de design da linha de vans da marca. A empresa também mostrou o lançamento do Cargo 1119, além da renovação do líder do segmento de caminhões leves, o Cargo 816. A linha de caminhões novos também conta com os extrapesados Cargo 2842 e Cargo 2042, que acabam de chegar ao mercado brasileiro. Além da exposição estática, o modelo extrapesado pode ser acelerado em um teste dinâmico inédito, em um dinamômetro. Na área externa do salão, os dois modelos também estão disponíveis para test-drive. A linha Ford Cargo 2014 na Fenatran se completa com os novos modelos para as chamadas aplicações vocacionais: o Novo Cargo 1719 para o transporte de bebidas, o Novo Cargo 1723 coletor/compactador de resíduos, o Novo Cargo 2629 betoneira e o Novo Cargo 2429 com caixa de nove marchas. Outro importante anúncio reforçado por Guy Rodriguez, diretor de Operações da Ford Caminhões para a América do Sul, é a motorização de todos os seus modelos de caminhões que está apta a operar com Diesel B20, novo combustível brasileiro com a adição de 20% de biodiesel. A Ford mostrou ainda a Série F, que será relançada em 2014 com novos motores Euro 5.
DAF – Empresa apresentou o XF105 fabricado no Brasil e mostrou as futuras linhas CF e LF. Líder no mercado europeu no segmento de cavalos mecânicos e recém-instalada no Brasil, a fabricante marcou presença na feira com o modelo extrapesado XF105, fabricado na unidade de Ponta Grossa (PR), o pesado CF e o semi-pesado LF. A fabricante trouxe também o Super Space Cab, a maior e mais espaçosa cabine da marca, que chega ao mercado nacional em 2014. “Os visitantes poderão ver de perto as versões do recém-lançado XF105, além do restante da linha Euro 5, ainda não lançada no mercado nacional. É uma grande oportunidade também para todos conhecerem nosso programa de pós-venda de classe mundial, um dos grandes diferenciais da DAF em todos os países que estamos presentes”, afirma Marco Antonio Davila, presidente da DAF Brasil.
O evento vai até sexta-feira, 01 de novembro, e tem entrada gratuita para profissionais do setor pré-credenciados pelo site www.fenatran.com.br.