Outros
Alpha Pesados: Nova linha VM é apresentada pela Volvo na Fenatran 2013
Modelos atendem os mercados do Brasil e América Latina
Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa
A Volvo está apresentando os seus novos caminhões VM na Fenatran. “Toda a linha foi atualizada para oferecer o que há de melhor neste segmento”, declara Roger Alm, presidente do Grupo Volvo América Latina. Além dos novos modelos 4×2, 6×2 e 6×4, agora a Volvo apresenta os caminhões 8×2 e 8×4, ampliando ainda mais sua oferta ao transportador brasileiro.
Os caminhões tiveram grandes mudanças externas. Eles têm um visual completamente diferente da geração anterior. Agora, a cabine do VM tem sua aparência muito próxima à dos novos caminhões FH lançados recentemente na Europa e que já estão sendo vendidos em vários mercados europeus. “Os novos VM têm o que chamamos de “new family look” da linha Volvo, isto é, o visual de todos modelos de caminhões da marca evolui e mantém-se parecido”, observa Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.
“A parte frontal da cabine foi totalmente redesenhada, a começar pelos novos faróis. As luzes diurnas (day running light) de LED são em forma de “V”, separadas da luz baixa, proporcionando ainda melhor visibilidade”, explica Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo no Brasil. As luzes de LED em “V” servem também como elemento de identificação visual dos caminhões da Volvo.
Todo o módulo do para-choque que envolve os faróis foi renovado com uma estrutura em termoplástico, uma grade e uma tampa para engates de reboque. Ao módulo do para-choque integra-se a nova grade, dando à cabine um aspecto ainda mais moderno e, ao mesmo tempo, de maior robustez.
Novo painel frontal superior
O caminhão também ganhou um novo painel frontal superior, que ficou maior e toma boa parte da porção superior da frente do veículo, dando ao conjunto uma impressão de continuidade. É dentro do novo painel superior que agora está afixada a logomarca da Volvo, num novo padrão de identidade do caminhão.
Internamente, a Volvo decidiu manter a atual ergonomia do caminhão, já amplamente aprovada pelos motoristas e que reconhecem no VM o melhor ambiente de trabalho entre os veículos de carga nesta categoria. “A padronagem dos tecidos que cobrem os bancos, do teto e dos painéis internos foi atualizada. Mas mantivemos tudo o que o transportador aprovou e considera importante para a operação de transporte”, Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas do projeto do novo VM.
O VM conquistou o transportador por seu baixo consumo de combustível e grande disponibilidade. “Além de econômico e sempre disponível para rodar, o caminhão ficou mais bonito”, diz Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo na América Latina.