Outros
Alpha Esportes: Jansen Bueno considera maior chance de pódio na etapa de Pinhais
Único piloto da capital paranaense na Fórmula Truck avalia seu primeiro ano na categoria e manifesta expectativa positiva
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Único representante de Curitiba no grid do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, Jansen Bueno aguarda com especial otimismo sua participação na nona e penúltima etapa, neste domingo (10). O Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), palco da disputa, é apontado pelo piloto de 23 anos da DB Motorsport, que cumpre sua primeira temporada na categoria, como um cenário favorável à conquista do primeiro pódio.
“O fato da gente conhecer tão bem os segredos desse autódromo facilita um pouco o trabalho da equipe, a chance de um bom resultado aqui é maior”, manifesta o piloto, cujo melhor resultado nas oito primeiros corridas do ano foi a oitava colocação na sétima etapa, na pista argentina de Córdoba. “Meu único objetivo, por enquanto, é conquistar o primeiro pódio na Truck, tomara que seja aqui”, torce o curitibano, 17º na classificação do campeonato.
Bueno celebra o progresso da DB Motorsport. “É claro que não trabalho só na minha adaptação, mas também na nossa equipe, no nosso equipamento. A gente passou por muitas adaptações do caminhão. A impressão que temos é de que os problemas que tivemos em algumas etapas tenham sido resolvidos para esta etapa”, explana. “Fizemos um treino aqui durante o ano, foi um treino bem satisfatório. Aqui é onde a gente tem a maior chance, mesmo”.
O resultado do trabalho feito nesta sua primeira temporada como piloto da Fórmula Truck tem sido satisfatório, na avaliação de Bueno. “Neste ano eu estou sendo um verdadeiro piloto-esponja, absorvendo tudo da melhor maneira possível. Acho que tenho aproveitado bem esse momento de não ter tanta pressão de chegar à frente, assim consigo focar minha adaptação ao caminhão e o desenvolvimento do equipamento”, pondera o piloto.
Jansen é filho de Diumar Bueno, que disputou a Fórmula Truck de 1998 até a oitava etapa da temporada de 2012, quando um acidente nos treinos em Guaporé (RS) o afastou das competições. “A recuperação do meu pai desde o acidente tem sido muito rápida. O quadro dele é bom, já está caminhando e a calcificação está indo bem. Claro que ele tem a parte física ainda um pouco debilitada, vai levar um tempo para voltar aos 100%”, diz Jansen.
O acidente comprometeu o projeto da DB Motorsport de ter pai e filho disputando a Fórmula Truck como companheiros de equipe já a partir de 2013. “Infelizmente isso não foi possível. Eu não diria que ele esteja focado em voltar a pilotar, o principal é a saúde, a recuperação. Acho que o prazer de pilotar ele destinou a mim. Ele está muito orgulhoso por ter o filho dele na pista, correndo, acho que isso sacia um pouco a vontade dele de acelerar”, finaliza.