Modelo foi o primeiro no segmento de picapes derivadas de carros de passeio
Texto: Diego Juan Bergamo*
Quem vê hoje o lançamento da nova FIAT Strada Cabine Estendida 3 portas, pode dizer que é uma grata novidade, mas inovação e pioneirismo sempre foram marcas registradas da fábrica de Betim, em Minas Gerais.
A FIAT 147 Pick-up surgiu em 1979, e foi a primeira no segmento de picapes derivadas de carros de passeio. Até então, não existia este segmento no Brasil. Era nada mais do que uma versão “cortada” e adaptada do hatchback 147. De dois lugares, motor 1,05 l de 56 CV ou 1,3 l de 61 CV, que prometia levar 450 Kg, além do motorista e passageiro. Tinha um detalhe exclusivo: a tampa traseira da caçamba se abria para o lado esquerdo, ao invés de abrir tradicionalmente para baixo, como nas picapes grandes da época.
Em 1982, veio a evolução da 147 Pick-up, a City, com caçamba maior (mesma plataforma da station wagon Panorama), e tampa traseira abrindo de modo convencional (para baixo, como nas picapes maiores). Mesmo assim, a produção da 147 Pick-up continuou junto com a da City por mais um tempo. Não existe registro oficial do encerramento da linha 147 Pick-up: provavelmente, teve seu fim decretado em 1983, com a chegada da linha 84, com nova frente, mudança no nome do 147 para Spazio, e a inclusão do Oggi (sedã).
Das 147 Pick-up igualzinha à da foto foram produzidas somente 16.600 unidades, dando espaço para a City e os seus concorrentes diretos que surgiram a partir de então: Volkswagen Saveiro (1982), Ford Pampa (mesmo ano) e Chevrolet Chevy 500 (1983), derivadas de Gol, Corcel II e Chevette, respectivamente.
* e-mail diego_bergamo@hotmail.com
O apelido dela era vereador… Pois em toda cidade tinha e não servia para nada…..