Outros
Alpha Esportes: Cipriani, Rossi e Azevedo são campeões em duas categorias do Brasileiro de Endurance
Vitória nas 12 Horas de Tarumã deu ao trio o título das categorias IV e V do torneio nacional
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A última etapa do Campeonato Brasileiro de Endurace foi disputada no fim de semana (07 e 08/12) com a tradicional 12 Horas de Tarumã, no Rio Grande do Sul. A mais longa prova do calendário coroou dois títulos para o trio formado por Alline Cipriani, Adolpho Rossi e Elias Azevedo. Competindo com um Ford Focus preparado pela gaúcha MC Tubarão, o time fez uma prova sem erros e cruzou a linha de chegada na quarta posição geral, o primeiro lugar entre os carros de turismo nacionais.
A posição garantiu a eles a vitória na classe V (segundo lugar na classe IV) e o título das duas categorias. Com isso, Alline se tornou a única mulher a vencer uma competição nacional de automobilismo em 2013, e a primeira a se tornar campeã brasileira desde Cristina Rosito – que venceu o campeonato da Brascar em 2004.
“O fim de semana foi melhor do que podíamos esperar, com uma vitória e um segundo lugar, os dois títulos, e o troféu ‘Fita Azul’, dado ao melhor carro nacional da corrida”, vibrou Adolpho Rossi. “Quero parabenizar toda a equipe da MC Tubarão, que fez um excelente trabalho de preparação no Ford Focus e construiu um carro vencedor. Ganhar o campeonato vencendo uma prova tradicional como as 12 Horas de Tarumã, é muito especial”, completou o piloto, que nesta temporada também venceu o título do Formula & Automobile Racing Association (FARA), nos Estados Unidos.
A vitória geral das 12 Horas de Tarumã ficou com o trio formado por Luciano Cardoso, Jindra Kraucher e Aldo Piedade Júnior a bordo de um protótipo MRX 12, com o qual completaram 538 voltas no circuito localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre.
“A parceria entre eu, o Adolpho e o Elias dentro das pistas sempre foi muito promissora e esse título é resultado do trabalho que fizemos nas provas do Brasileiro de Endurance. Só temos que agradecer a todos que torceram por nós e à MC Tubarão, mais uma vez. Estaremos de volta em 2014 para buscar o bicampeonato”, finalizou Alline Cipriani.
O resultado conquistado pelo trio representou, também, o primeiro título de um carro da Ford em campeonatos brasileiros desde a vitória de Matheus Stumpf e Valdeno Brito no Gran Turismo, em 2011.
“O Ford Focus estreou muito bem em Guaporé. Foi um grande trabalho de preparação da MC Tubarão em cima desse carro. A etapa de Tarumã foi mais longa, e em uma corrida de doze horas não vencem apenas os pilotos. É uma conquista do carro e de toda a equipe. Por isso reforçamos muito o bom trabalho feito por todo o nosso time em Tarumã”, acrescentou Elias Azevedo.
A história recente do automobilismo brasileiro não registra nenhum título conquistado por casais. Depois de começarem a correr juntos no Brasil em provas da Audi DTCC, Rossi e Alline disputaram provas nos EUA e passaram a formar uma forte dupla em provas de longa duração. O reforço de Azevedo, antigo adversário de ambos no DTCC e piloto com passagem vitoriosa pela Porsche Cup e, também, pela Fórmula 3, deixou o time ainda mais competitivo.
“Correr em família e entre amigos é um privilégio. Estou muito feliz por dividir esta alegria com o Adolpho, e realizamos juntos um grande sonho. Nosso ano ainda não terminou, já que vamos disputar a etapa final da Sprint Cup, mas, como será uma participação isolada, posso dizer que fechamos todas as disputas de título neste último fim de semana. Foi um ano maravilhoso”, completou a piloto.
Veja como terminou as 12 Horas de Tarumã:
1º) 12 – L.Cardoso/J.Kraucher/A.Piedade (I , MRX), 538 voltas em 12:00:51.862 (média de 136.08 km/h)
2º) 10 – Toledo/Cardoso/Castro/Almeida/Ventura (I , MRX), a 3 voltas
3º) 18 – F.Poeta/VilsonJr/J.Puhl/G.Dauht/P.Rutzen (IV , Maserati), a 44 voltas
4º) 50 – A.Rossi/A.Cipriani/E.Azevedo (V , Focus), a 49 voltas
5º) 9 – D.Scarton/I.Sivieiro/M.Migliavacca/T.Tecchio (IV , Maserati), a 59 voltas
6º) 75 – H.Assunção/B.Giacomello/R.Mathias (V , Spyder), a 60 voltas
7º) 122 – Hallmenschlager’s/C.CAmpos/E.Wermuth (V , Gol), a 64 voltas
8º) 109 – R.Kreuz/R.Kreuz/J.Kreuz/J.Rodrigues (I , MRX), a 66 voltas
9º) 177 – R.Bacher/C.Paiva/R.Lemke (V , Volvo), a 68 voltas
10º) 53 – D.Seolino/P.Silva/A.Beltrão (V , Celta), a 92 voltas
11º) 55 – J.Flores/L.Flores/R.Xavier (V , Fusca), a 93 voltas
12º) 51 – V.Zambon/F.Doval/T.Junior/R.Schulz (V , Escort), a 93 voltas
13º) 199 – L.Bastos/S.Castilhos/V.Born (V , Gol), a 99 voltas
14º) 11 – B.Razial/S.Manzoni/A.Diehl (V , Gol), a 103 voltas
15º) 113 – C.Estites/R.Gargiulo/A.Piedade (II , Spyder), a 119 voltas
16º) 63 – E.Postal/I.Eberle/E.Postal (V , Fiesta), a 128 voltas
17º) 77 – D.Elias/C.Petroll/A.Rheinlander (V , Gol), a 136 voltas
18º) 96 – E.Santo/H.Kohl/P.Rotta (III , MCR), a 138 voltas
19º) 107 – M.Ritter/L.Heinz/M.Silveira/A.Sirtuli (V , Celta), a 147 voltas
20º) 3 – C.Crestani/L.Costa/F.Mello (II , Tornado), a 160 voltas
21º) 7 – F.Stédile/E.Stédile/I.Camargo (II , Spyder), a 171 voltas
22º) 40 – L.Ribeiro/C.Vieira/E.Fuentes/R.Ribas (III , Aldee), a 172 voltas
23º) 46 – J.Santanna/V.Genz/C.Kray/G.Bianchesi (I , MCR), a 207 voltas
24º) 91 – J.Machado/R.Machado/S.Cardoso/Gustavo (I , Spyder), a 309 voltas
25º) 17 – F.Kratina/F.Trennenpohl/C.Spagnol (V , Corsa), a 317 voltas
26º) 78 – J.Bastos/J.Mello/E.Serdeira (II , Stilo), a 377 voltas
27º) 5 – G.Andrade/P.Castro/C.Castro (I , Tubarão), a 436 voltas
28º) 82 – M.Melo/A.Fabiano/E.Furlanetto/W.Freire (IV , Subaru), a 476 voltas
29º) 28 – J.Moro/G.Martins/V.Oringe (I , MRX), a 491 voltas
30º) 117 – L.Rosa/R.Isehard (IV , Astra), a 532 voltas
31º) 4 – V.Roso/D.Pizzol/F.Roso/C.Ricci (I , MRX), a 534 voltas
Melhor Volta: L.Cardoso/J.Kraucher/A.Piedade, 1:02.820 (174.15 km/h)