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Alpha Esportes: Motor FPT Industrial impulsiona título da Scuderia Iveco na Fórmula Truck
Cursor 13 equipa o Hi-Way número 88 do piloto Beto Monteiro
Texto: Assessoria de Imprensa
Após excelente campanha durante todo o ano, o piloto Beto Monteiro, da Scuderia Iveco, conquistou neste domingo (08/12), em Brasília, o título de Campeão Brasileiro 2013 de Fórmula Truck. E a FPT Industrial é parte fundamental desta conquista, pois garantiu as mais altas velocidades do circuito ao caminhão Iveco Hi-Way número 88, equipado com o motor Cursor 13.
O campeão atribui grande parte do sucesso de sua campanha ao motor FPT Cursor 13, considerado o melhor da categoria em circuitos de alta velocidade. De acordo com Beto Monteiro, “o motor Cursor 13 é extremamente resistente durante as provas, e garante excelente desempenho em altas temperaturas, fatores determinantes para todas as suas vitórias ao longo da temporada. A potência e torque do motor são fundamentais e garantiram que eu pudesse conduzir o Iveco Hi-Way com excelentes retomadas e ultrapassagens muito eficientes”, concluiu o campeão de 2013.
O motor passou por mudanças não só para proporcionar aos pilotos um grande desempenho com mais potência e torque, mas também para suportar as altas temperaturas nas pistas.
Se na estrada a economia e a durabilidade são requisitos básicos, nas pistas o que importa é a potência e a velocidade aliada ao bom desempenho. O Cursor 13 foi totalmente transformado para equipar os caminhões Hi-Way da Scuderia Iveco que competem na Fórmula Truck e, assim, proporcionar os melhores resultados e adaptação ao ambiente exigente das provas. Sua potência foi elevada, e se nas estradas entrega ao redor de 560cv, nas pistas a potência é elevada a 1.200cv, podendo alcançar velocidades de até 250 km/h.
Para suportar a alta temperatura atingida durante as provas, que pode ultrapassar os 40°, o sistema de refrigeração foi aprimorado e os pistões alterados de maneira a suportar o calor excessivo. O eixo comando e a turbina também foram desenvolvidos com foco nas competições. O propulsor tem ainda uma calibração eletrônica específica adaptada para proporcionar ao piloto a melhor performance, de acordo com as características da pista.
A unidade de injeção foi recalibrada para elevar a potência. Ainda houve modificação nos anéis dos pistões e na embreagem, que conta com maior carga de acionamento nos veículos preparados, e uma redução da taxa de compressão.
Outras alterações ainda foram realizadas, como a adoção de snorkel dimensionado e sem filtragem fina, localizado sobre a cabine. Tudo isso para aproveitar o ar mais limpo e frio, além de otimizar o intercooler. Já para tornar os motores mais leves em aproximadamente 100 quilos – 10% do peso original -, os preparadores retiraram materiais do bloco e sub-bloco, além de utilizar bielas mais leves e resistentes.
“É uma satisfação para a FPT Industrial ter colaborado para essa vitória, que demonstra que temos motores de excelente desempenho, que comprovam nosso compromisso com a mais alta tecnologia”, declara o Presidente da FPT Industrial na América Latina, José Luis Gonçaves. “A Scuderia Iveco e toda a sua equipe de pilotos e mecânicos está de parabéns por essa conquista”.
O campeão sul-americano Beto Monteiro, liderou a classificação de pilotos com a etapa final, encerrando o campeonato com 149 pontos, 16 pontos à frente do segundo colocado. Sendo também detentora do título Sul-Americano de Pilotos e Marcas, a Scuderia Iveco manteve seus dois pilotos no “Top 10” da classificação: o pernambucano Beto Monteiro foi o líder praticamente o ano todo, enquanto seu companheiro Valmir Benavides, o ‘Hisgué”, manteve a 7ª colocação, com 87 pontos.