Alpha Notícias: Volkswagen up! é um carro conquista cinco estrelas
Modelo conquistou a classificação máxima em teste de segurança do Latin NCAP
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O Volkswagen Up!, fabricado no Brasil, foi o segundo veículo nacional a obter a classificação máxima de cinco estrelas para adultos no Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP), do qual a PROTESTE Associação de Consumidores é parceira. O carro também obteve a classificação de quatro estrelas para a segurança das crianças, depois de ser aprovado em dois testes de colisão: impacto frontal a 64 km/h e impacto lateral a 50 km/h. As duas classificações representam, em conjunto, a melhor combinação de resultados já divulgados pelo Latin NCAP.
No teste anterior, divulgado em novembro do ano passado, os carros que receberam a pontuação máxima para a segurança do adulto foram o Ford EcoSport, fabricado no Brasil, Ford Focus, fabricado na Argentina e o VW Jetta, fabricado no México.
No VW Up, a utilização das ancoragens superiores para os sistemas de retenção infantil Isofix contribuíram para o bom desempenho do carro na proteção da criança.
“Os novos resultados para a proteção das crianças são um avanço e mostram a importância do uso do sistema Isofix nas cadeirinhas”, avalia Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.
O Latin NCAP também avaliou o Renault Clio Mio, fabricado na Argentina. O carro teve um desempenho melhor e conseguiu a classificação de três estrelas. No teste anterior, divulgado em julho do ano passado, o veículo obteve a classificação de zero estrela para a segurança do adulto e de uma estrela para a segurança da criança. Devido ao decepcionante resultado, a Renault melhorou o modelo, acrescentando airbags e reforçando a porta do motorista.
“O Latin NCAP está satisfeito com a melhoria da Renault em relação ao desempenho da segurança do Clio Mio depois de seu resultado ruim de zero estrela obtido no ano passado. A melhoria na estrutura e a instalação de airbags, contribuíram para o avanço na classificação de três estrelas para a segurança do adulto. A ação realizada pela Renault comprova a efetividade do Latin NCAP para incrementar os níveis de segurança nos veículos à venda na região, demonstrando os benefícios da cooperação com os fabricantes de carros”, avalia Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP.
* Teste de colisão frontal: Baseado no desempenho, o carro impacta 40% da dianteira contra uma barreira deformável a 64 km/h. O carro é avaliado com quatro passageiros, sendo dois dummies (bonecos) adultos na frente, um de três anos e outro de um ano e meio no banco de trás, que estão com os sistemas de retenção infantil recomendados pelo fabricante.
* Teste de impacto lateral: Baseado na regulação 95 da Organização das Nações Unidas (ONU), o carro recebe um impacto lateral por meio de uma barreira deformável montada em um carro padronizado de 850 kg que se desloca a 50km/h. O motorista é o único passageiro do veículo.
* Isofix: Sigla em inglês para “International Standards Organisation FIX”. Trata-se de uma norma para a instalação de cadeirinhas infantis, visando um processo rápido e simples.
É uma ancoragem rígida para as cadeirinhas usadas no carro. O Isofix reduz os erros de instalação do equipamento de segurança, melhorando o desempenho dinâmico. São duas ancoragens inferiores que funcionam junto com uma terceira, que reduz a rotação frontal da cadeirinha em caso de colisões.