Jaguar Land Rover divulga recorde de vendas globais em 2013
No Brasil, serviços financeiros da marca são responsáveis por 39% das vendas
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Jaguar Land Rover anunciou um recorde de 425.006 veículos vendidos no mundo em 2013, o que representa 19% de crescimento com relação ao ano de 2012. No Brasil, entre janeiro e dezembro de 2013, a empresa comercializou 10.952 unidades, um aumento de 30% em comparação com o mesmo período do ano passado. O excelente desempenho se deve, entre outros fatores, à maior facilidade de compra dos veículos, proporcionada pelos Serviços Financeiros da Jaguar Land Rover Brasil.
A performance de vendas da JLR em 2013 é a melhor da história por causa da introdução no mercado de novos veículos. O crescimento na maioria das regiões foi muito forte e o aumento foi de 30% na Ásia-Pacífico e na China, 21% na América do Norte, 14% no Reino Unido, 6% na Europa e 23% em mercados estrangeiros.
“O Brasil cresceu acima da média global, o que reforça a posição do nosso mercado como de muita atenção e dedicação por parte da nossa matriz. Este será um ano promissor para a nossa empresa no País e esses resultados só corroboram que as estratégias estão no caminho certo”, comemora Flavio Padovan, presidente da Jaguar Land Rover na América Latina.
O CEO global da empresa, Ralf Speth, comenta sobre o resultado internacional: “2013 provou ser um ano muito positivo para a Jaguar Land Rover por conta da forte demanda de veículos acima da escala. Nosso contínuo foco em design, tecnologia, inovação e qualidade alcança consumidores em mais mercados que antes, graças aos nossos desejados carros.”
A Jaguar teve recorde de 42% de crescimento em vendas, comercializando 76.668 veículos em 2013 – a mais forte performance registrada desde 2005, com novos recordes que incluem os mercados Índia, Rússia e China. No Brasil, com a nova estrutura de importação, a Jaguar vendeu 304 unidades, um crescimento de mais de 380%.
Já a Land Rover atingiu a marca de 348.338 unidades em 2013, um aumento de 15% com relação ao ano anterior, devido à incrível performance de toda a linha Range Rover, Range Rover Evoque e Range Rover Sport. No Brasil, o crescimento de 30,6% corresponde a 10.645 unidades, frente às mais de oito mil comercializadas em 2012, solidificando a liderança no segmento de SUVs de luxo.
Lançados em julho do ano passado, os Serviços Financeiros passaram a oferecer dezenas de opções de financiamento e seguro para a compra dos modelos Jaguar e Land Rover. A maior facilidade de pagamento fez o financiamento pelos Serviços Financeiros da JLR ser a opção preferida por 39% dos compradores das marcas de luxo (1.726 unidades das 4.527 vendidas entre agosto e dezembro de 2013).
Apenas no mês de novembro de 2013, esse número chegou a 46% do total das unidades vendidas, atingindo o pico de financiamento desde o início das operações dos Serviços Financeiros das duas marcas.
Cerca de 75% do total de financiamentos realizados pelos Serviços Financeiros da Jaguar Land Rover são feitos por pessoas físicas que, em média, dão uma entrada de 43% do total do montante negociado e financiam o restante em um prazo médio de 28 meses.
“As opções que oferecemos, com taxas de financiamento subsidiadas pela Jaguar Land Rover, podem ser mais atrativas para o consumidor que outras modalidades de pagamento, inclusive à vista. Mesmo que o cliente tenha o valor disponível para a compra do veículo, em muitos casos ele não precisa se descapitalizar e pode avaliar a melhor opção para a compra, o que chamamos de custo de oportunidade. O pagamento financiado evita que o cliente perca remuneração de seus investimentos”, explica Frederico Fuchs, gerente de Serviços Financeiros da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe.
O Jaguar XF e o Range Rover Evoque são os modelos que lideram as vendas financiadas. Cerca de 80% do sedã de entrada da Jaguar é comercializado via Serviços Financeiros, enquanto mais da metade dos compradores do SUV da Land Rover optam pela compra financiada. O índice de aprovação é de 89% do total de propostas realizadas. O público que opta pelo financiamento é composto, em sua maioria, por homens (75,6%) entre 36 e 50 anos (48%).
“Os Serviços Financeiros são uma ferramenta importante para as nossas vendas, pois tornam a compra dos veículos Jaguar e Land Rover mais acessíveis para muitos clientes que buscam a tecnologia e o desempenho das nossas marcas”, conclui Flavio Padovan, presidente da Jaguar Land Rover para a América Latina e Caribe.