Alpha Esportes: Copa Pirelli SuperBike fecha primeira etapa com quebra de recorde
Gaúcho Maico Teixeira supera próprio tempo e estabelece nova marca no Autódromo de Interlagos
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Muitas emoções, adrenalina e quebra de recorde embalaram a primeira etapa da Copa Pirelli SuperBike, neste domingo (23), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Competição que antecede o início da temporada 2014 do SuperBike Series Brasil, o evento permitiu aos pilotos das sete categorias – SuperBike, SuperBike Light, 600cc SuperSport, Copa Kawasaki Ninja 250R/300cc, Honda Junior Cup e as estreantes Copa Honda CBR 500R e Copa Kawasaki Ninja 600 – realizarem ajustes e definirem estratégias. A Copa Pirelli SuperBike também contará pontos para o Campeonato Paulista (com exceção da Copa Honda CBR 500R).
Na categoria SuperBike Pro, a principal do campeonato, o atual campeão Maico Teixeira (#36), da Equipe Honda Mobil, liderou a corrida de ponta a ponta e venceu a primeira disputa do ano. Além disso, Maico estabeleceu novo recorde do Autódromo de Interlagos, cravando 1min38s037 na segunda volta, superando a própria marca de 1min38s330 na etapa brasileira do WEC (Campeonato Mundial de Endurance), no ano passado. “Hoje andei tranquilo, feliz e acelerando no limite. Fico muito satisfeito com o recorde. Agora vamos para a próxima e tentar baixar mais ainda”, destaca.
Repetindo a dobradinha campeã de 2013, José Luiz Cachorrão (#51), também da Equipe Honda Mobil, perdeu algumas posições após largar em segundo, mas se recuperou e terminou atrás apenas de seu companheiro de time. O piloto ressaltou a preparação e o pódio neste início de temporada. “É um trabalho intenso que não vem de hoje. São anos de muitos esforços e desafios”, afirma.
Já Sebastiano Zerbo (#81), da Squadra Ducati Ribeirão, chegou a figurar na segunda colocação durante algumas voltas, mas foi ultrapassado por Cachorrão e terminou em terceiro. “Foi um final de semana muito trabalhoso, pois tive alguns problemas com a moto. Trabalhei muito para ficar entre os cinco, mas considero um grande resultado”, diz.
Completando o pódio da SuperBike Pro, Diego Pretel (#88), também da Squadra Ducati, fechou a corrida em quarto lugar. Estreante na categoria, Sabrina Paiuta (#8), da Mobil Kawasaki Racing, terminou na quinta colocação.
A segunda etapa da Copa Pirelli SuperBike acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de março, também no Autódromo de Interlagos, na capital paulista.
Confira todos os resultados da primeira etapa da Copa Pirelli SuperBike
SuperBike Pro Am – Ricardo Negretto (#38) venceu na Pro Am. Após começar na ponta, o piloto da Sapienza Racing perdeu posições, mas conseguiu se recuperar. Em segundo ficou Marcelo Skaf (#177), da MotoSchool Racing Team. Marcello de Souza (#87), da equipe JC Racing Team, foi ao pódio na terceira posição.
SuperBike Pro Estreante – A vencedora foi Sabrina Paiuta (#8), da Mobil Kawasaki Racing. Nasser Hassan Al-Malki (#99), da Pro Rici Team, ficou com o segundo lugar, seguido de Joãozinho Sobreira (#113), da Mobil Ituran Kawasaki.
SuperBike Pro Master – Mauro Beni (#44), da equipe Solo Moto, acelerou forte e venceu a prova. Elson Tenebra (#2), da Rota K / ECONS / Vaz, terminou em segundo.
600cc SuperSport Pro – A disputa foi intensa na briga pela ponta. Após largar em segundo, Douglas Figueiredo (#777), da 111 Race Team, travou batalha com Luiz Cerciari (#3), da Cerciari Racing School e venceu a prova, seguido de Cerciari. Alex Schultz (#22), da Danel’s Racing, largou em sétimo, mas se recuperou e ficou com a terceira posição.
600cc SuperSport Pro Am – Douglas Pecoraro (#19), da Bike’s Wash Racing, manteve-se a frente da categoria durante toda a prova e terminou em primeiro. Christian Cerciari (#83), da Cerciari Racing School, acabou em segundo lugar. Em terceiro, ficou Victor “Durval careca” Luciano (#61), da Madera Performance Racing.
SuperBike Light – Rodrigo Sobral (#120), da Solo Moto, largou na pole position e se manteve na ponta até o fim, vencendo a prova. Outro que segurou a posição do grid foi Marcelo Skaf (#177), da MotoSchool Racing Team, que terminou em segundo. Sérgio Makoto (#999), da Sapienza Racing, concluiu em terceiro lugar.
SuperBike Light Master – O vencedor foi Sergio Hissao Hiidani (#135), da Bordsak, que ficou na frente durante toda corrida. Fábio Prandini (#5), da Misano Racing Team, terminou em segundo e Luis Paulo Oshiro (#83), da Bordsak, em terceiro.
Copa Kawasaki Ninja 300cc Pro – Após largar em segundo, Marco Antonio Reis (#3), da Conexão Competições, conseguiu assumir o primeiro posto na volta de abertura e se manteve na frente para vencer a corrida. Norival Lotério (#58), da MB Racing Team, ficou na segunda colocação, após largar em terceiro. Carlinhos Andrade (#43) da Pro Rici Team, que iniciou em primeiro, não conseguiu manter a ponta e terminou na terceira posição.
Copa Kawasaki Ninja 300cc Light – Norton Tadeu Jr (#75) foi o vencedor. O piloto da Procomps Racing Team assumiu a frente da categoria e caminhou livre até o final. Da mesma equipe, Ernani Lourenço (#2) ficou em segundo e Lauro Mascaretti (#21), em terceiro.
Copa Kawasaki Ninja 250R Pro – Gustavo Aldegheri (#18), da NT, venceu a categoria e Wagner Nascimento Filho (#28), da Schultz Racing Team, terminou em segundo.
Copa Kawasaki Ninja 250R Light – Leonardo Muniz (#47), da Procomps Racing Team, levou a vitória. Emerson Marçal (#27), da mesma equipe, completou na segunda colocação e Niko Ramos (#822), da Ramos Racing, fechou a corrida em terceiro.
Copa Kawasaki Ninja 600 – O piloto Júnior Moreira (#84) largou em terceiro, mas fez ótima prova e conseguiu ultrapassar os adversários já na primeira volta. Mantendo a ponta até o final, Moreira venceu a categoria. Vinicius Magalhães (#1), da Sapienza Racing, largou na pole position, mas acabou na segunda colocação. Em terceiro, também da Sapienza Racing, ficou André Carlos Ferrari (#44).
Copa Honda CBR 500R – O pódio da Copa Honda CBR 500R foi definido com as mesmas posições do grid de largada. Ademilson Peixer (#430), da RF Racing, liderou a prova de ponta a ponta e ficou com a primeira colocação. Diego Querzoli (#92), da Schultz Racing Team, terminou em segundo e Lucas Dezeró (#7), da Alemão Pneus, chegou em terceiro.
Honda Junior Cup – Após largar em segundo, Renzo Ferreira (#13) fez ótima prova e superou os adversários, conquistando o primeiro lugar. Pole position, Davi Machado Gomide (#31) perdeu a ponta e chegou em segundo. Wesley Ribeiro (#45) ficou na terceira posição.