Alpha Notícias: ABEIFA registra crescimento nas vendas dos associados
No acumulado dos dois primeiros meses de 2014 houve um aumento de 12,1%
Texto: Assessoria de Imprensa
As 30 marcas de automóveis e de comerciais leves associadas da ABEIFA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) registraram crescimento de 16,3% nas vendas, no comparativo entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2013. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o crescimento foi de 12,1%. Já em relação a janeiro de 2014, os emplacamentos das associadas da ABEIFA registraram queda de 11%.
Parte dos resultados reflete a diferença de dias úteis nos respectivos meses. Em fevereiro de 2013 foram 17 dias de vendas e em fevereiro de 2014, foram 20 dias. No mês de janeiro de 2014, o mercado trabalhou 22 dias.
“Mesmo com diferenças de dois ou três dias de vendas, o ritmo de crescimento tem sido constante desde setembro do ano passado. O resultado demonstra que os consumidores valorizam os atributos tecnológicos, os itens de segurança, o design e o conforto que os veículos importados oferecem. No momento da decisão de compra de um bem de alto valor agregado, a relação custo / benefício do veículo importado tem sido levada em conta”, destaca Flavio Padovan, presidente da entidade.
Em fevereiro de 2014, foram emplacados 8.359 automóveis e comerciais leves pelas 30 associadas da ABEIFA. Somando as vendas de janeiro e fevereiro, foram emplacados 17.755 no primeiro bimestre de 2014. Esse resultado representa 3,25% do total de automóveis e comerciais leves comercializados no país nesse mesmo período.
Mercado total também cresce
Em fevereiro, o mercado total no Brasil registrou 245.941 emplacamentos de automóveis e comerciais leves, incluindo os 199.392 veículos fabricados no Brasil, os 38.190 importados pelas montadoras e empresas independentes e os 8.359 importados pelas associadas da ABEIFA. No acumulado de janeiro e fevereiro, o total de automóveis e comerciais leves emplacados no país somam 545.709, um crescimento de 5,1% em comparação ao mesmo período de 2013.