Alpha Notícias: Chery apresenta o Tiggo automático

Alpha Notícias: Chery apresenta o Tiggo automático



Modelo chega como primeiro veículo chinês com transmissão automática disponível no mercado brasileiro e muito barulho

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

A Chery apresentou para o mercado brasileiro o Chery Tiggo AT. Trata-se da versão com transmissão automática do modelo vendido no país desde 2009. O Chery Tiggo tem como marca o pioneirismo entre os veículos de origem chinesa no Brasil. Não por acaso, é o primeiro modelo chinês disponível no mercado brasileiro a contar com câmbio automático. Além disso, a lista de equipamentos de série está mais completa ainda, com a inclusão do sistema de piloto automático com comandos no volante. 

A nova transmissão automática deixa a desejar, principalmente nas retomadas. Na avaliação, simulamos uma ultrapassagem em um trecho de subida e, por mais que se acelere, o modelo não “atende” ao comendo. Desenvolvida pela Chery em conjunto com a divisão de motores ACTECO, trata-se de um sistema de quatro velocidades com opção de trocas manuais e modo anti-patinação. “A Chery Brasil tem orgulho de lançar o Novo Tiggo AT, primeiro carro chinês automático no mercado brasileiro”, afirma Luis Curi, CEO e vice-presidente da Chery Brasil. “Com o câmbio automático, o Novo Tiggo prova ser o carro perfeito que te ajuda a encarar a rotina, ou simplesmente sair dela, agora com muito mais conforto”, diz. 


O câmbio automático do Novo Tiggo deixou o modelo com um barulho alto, tanto que o rádio no volume dez não era suficiente para deixar de ouvir o som do motor. 

Juntamente com o câmbio automático, o Novo Tiggo AT vem equipado com sistema de piloto automático, com comandos no volante. O piloto automático permite ao motorista manter o veículo em velocidade constante mesmo sem pisar no pedal de acelerador. 


Os comandos do sistema estão localizados ao lado direito do volante, em quatro botões que permitem ligar e desligar o piloto automático, estabelecer uma velocidade constante, aumentar, diminuir e retornar à velocidade pré-estabelecida. 

Sempre que o sistema de piloto automático é acionado, uma luz no painel indica o funcionamento. Além do botão de desligar, o sistema automaticamente é desativado sempre que o pedal de freio é acionado. 


Assim como o modelo manual, lançado no mercado no segundo semestre de 2013, o Novo Tiggo AT conta com tração dianteira, motor 2.0 16V ACTECO a gasolina, que desenvolve potência máxima de 138 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 18,2 kgfm a 4.300 rpm, o que permite atingir velocidade máxima de 170 km/h. 

A suspensão é independente nas quatro rodas, sendo do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, ambas com molas helicoidais, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora. 


As rodas são de liga leve, de 16 polegadas, calçadas com pneus 235/60 R16. Os freios contam com sistema antitravamento das rodas (ABS) e distribuição de frenagem (EBD), discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. O Novo Tiggo AT é 25 kg mais pesado do que a versão manual, com 1.400 kg. 

Lançado em junho de 2013, o Novo Tiggo é a segunda geração de SUV (Sport Utility Vehicle) urbano da Chery do Brasil, e trouxe importantes mudanças de estilo, ergonomia, conforto e acabamento interno, incluindo novos para-choques dianteiro e traseiro, grade frontal, faróis, frisos laterais, lanternas, capa do estepe e brake light. 


Por fora, apresenta capô mais curto e para-choque ampliado, que se funde à carroceria com linhas harmônicas e contornando o conjunto ótico. Os novos faróis, alongados e com iluminação mais eficiente, remetem a um diamante lapidado e trazem luzes diurnas de LED, tendência mundial em carros de luxo. 

Além disso, a carroceria recebeu componentes pretos alternados com cromados, a grade frontal ficou mais estreita, com detalhe prata ao redor do logo Chery, e a entrada de ar está mais ampla. As luzes auxiliares agora são arredondadas, também com molduras escuras, e as portas passaram a contar com frisos de proteção na cor do carro em toda sua extensão. 


A traseira segue a mesma linha das demais alterações e mantém o conceito inovador. São inéditas as lanternas, com lente do tipo cristal e iluminação por LEDs, a capa do estepe, que ganhou uma parte preta e a inscrição “Chery”, e o brake light nas extremidades do para-choque, em formato retangular.Com aspecto mais dinâmico e esportivo, as rodas de liga leve aro 16” possuem sete raios e são calçadas com pneus 235/60R16. 

Com 4.390 mm de comprimento e 2.510 mm de entre-eixos, o Novo Tiggo possui espaço interno generoso e acomoda até cinco pessoas com conforto. O porta-malas tem fácil acesso, devido ao para-choque traseiro alinhado à carroceria, e tem capacidade para 435 litros (494 litros, sem a cobertura de separação do compartimento, 818 litros, com bancos rebatidos). Já o tanque de combustível tem capacidade para 55 litros. 


O interior conta com novo painel, console central, volante, manopla de câmbio, bancos e revestimento. Entre as tecnologias de destaque estão as novas luzes diurnas com LED, display com bússola, altitude e pressão atmosférica no espelho retrovisor, sensor de ré com display de distância e controle de áudio no volante e piloto automático – exclusivo para a versão AT. 

O pacote de conveniência e conforto ainda abrange abertura interna da tampa de combustível, air-bag, ajuste elétrico de altura dos faróis, apoio de braço central com porta-objetos, ar-condicionado, CD player com entrada USB, direção hidráulica e regulagem de altura no volante. 


Com ângulo de ataque e saída de 28° e 29°, respectivamente, e distância do solo de 182mm, o Novo Tiggo tem posição de dirigir agradável e ótima visibilidade, além de excelente capacidade de realizar trilhas off-roads. 

É importante destacar o pioneirismo da Chery no mercado brasileiro: além de o Novo Tiggo AT ser o primeiro carro com transmissão automática de uma montadora de origem chinesa no País, a companhia também lidera a construção de uma fábrica de veículos em solo nacional. Localizada em Jacareí, no interior de São Paulo, a planta fabril tem investimento total de US$ 530 milhões, que inclui uma fábrica de motores, e terá capacidade de produzir 150 mil veículos anualmente.


O Novo Tiggo AT é importado do Uruguai e tem preço sugerido de R$ 57.990,00. 

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