Alpha Notícias: Fábrica da Fiat em Pernambuco vai produzir Jeep Renegade
Sérgio Marchionne, CEO mundial da Fiat e da Chrysler, confirma produção de modelo no Brasil
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O CEO mundial do Chrysler Group, Sergio Marchionne, anunciou durante entrevista no Salão do Automóvel de Genebra, Suíça, que o primeiro automóvel a ser produzido na fábrica de Goiana, Pernambuco, será um modelo da marca Jeep. Referindo-se ao Jeep® Renegade, que será feito na fábrica italiana da Fiat em Melfi, Marchionne afirmou que esta mesma plataforma será produzida em Pernambuco e também transferida à China. Ele acrescentou que a produção no Brasil começa em 2015, e na China, em 2016.
O novo Jeep Renegade 2015 aumenta a gama de veículos da marca, ingressando no crescente segmento dos SUVs compactos, ao mesmo tempo em que se mantém fiel ao estilo de vida aventureiro pelo qual os Jeep são conhecidos. O Renegade oferece uma combinação única da melhor capacidade off-road de sua categoria, liberdade e comodidade ao ar livre. Traz em seu pacote o primeiro câmbio automático de nove marchas no segmento – que contribui para comportamento dinâmico excelente no asfalto e fora dele –, motores com baixo consumo de combustível, interior refinado e uma ampla lista de avançados itens tecnológicos. O resultado é um veículo eficiente, criado para atrair jovens e aventureiros.
“O novo Jeep Renegade 2015 se destina ao segmento dos SUVs compactos, em rápida expansão mundial, com níveis de referência em eficiência e dinâmica de condução, e ainda entregando a melhor capacidade 4×4 de sua categoria, bem do jeito que os clientes esperam da Jeep”, afirma Mike Manley, presidente e diretor geral da marca Jeep, do Grupo Chrysler.
Desenhado nos Estados Unidos e inicialmente fabricado em Melfi, na Itália, o Renegade 2015 tem previsão de lançamento na Europa para o último trimestre deste ano, e para a América do Norte no início de 2015, importado da Itália. No Brasil, a produção começa na metade do primeiro semestre de 2015, na nova fábrica do Grupo Fiat-Chrysler em Goiana, Pernambuco. Ele será vendido em mais de 100 países.
Como nome de veículo, Renegade é inédito na gama Jeep. No passado, ele foi utilizado para identificar versões do Jeep Wrangler e do Liberty. E em 2008, um carro-conceito chamado de Jeep Renegade foi apresentado no Salão de Detroit.
A melhor capacidade off-road do segmento graças a dois novos sistemas 4×4
Fazendo uso da tecnología 4×4 do novo Jeep Cherokee, o Jeep Renegade 2015 oferece dois avançados sistemas 4×4 para proporcionar o melhor desempenho off-road de sua classe. Ambos podem transmitir 100% do torque disponível ao solo em apenas uma das rodas, para uma excepcional tração.
• Jeep Active Drive – sistema 4×4 permanentemente ativo
• Jeep Active Drive Low – sistema 4×4 único na categoria, permanentemente ativo, com a função de multiplicar o torque, como uma tração reduzida
A inovação também é primordial em qualquer Jeep, e o Renegade é o primeiro off-road pequeno com desconexão do eixo traseiro e caixa de transferência. Tudo para proporcionar maior economia de combustível às versões 4×4 do Jeep Renegade. O sistema é ativado automaticamente quando a tração nas quatro rodas se torna necessária.
Os sistemas 4×4 Jeep Active Drive e Active Drive Low incluem o recurso Jeep Selec-Terrain, com até cinco modos: Auto (automático), Snow (neve), Sand (areia) e Mud (lama), mais o exclusivo Rock (Pedra) na versão Trailhawk. O objetivo dessas funções é aprimorar a condução com tração nas quatro rodas, tanto na estrada como fora dela, em qualquer condição climática.
Trail Rated: Jeep Renegade Trailhawk 4×4
Para quem utiliza ao máximo toda a capacidade off-road de um Jeep, o Renegade tem a configuração Trailhawk, que ostenta o selo “Trail Rated 4×4” e oferece a maior aptidão para o uso fora de estrada dentro do segmento. Para tanto, o veículo conta com:
• Jeep Active Drive Low de série
• Sistema Selec-Terrain com modo Rock exclusivo
• Altura da carroceria aumentada em 2 cm
• Placas protetoras e ganchos vermelho de reboque dianteiros e traseiros
• Para-choques exclusivos com ângulo de ataque de 30.5°, ângulo de rampa de 25.7° e ângulo de saída de 34.3°
· Controle de descida (Hill Descent Control)
Estilo Jeep global para uma marca global em rápido crescimento
Desde o início, os designers da Jeep sabiam que o Renegade precisava ter a maior capacidade off-road de sua categoria, com proporções urbanas que transmitissem o visual robusto da marca, sem deixar de lado a versatilidade, dirigibilidade e estilo. Por fim, o Renegade tinha ainda que oferecer a liberdade ao ar livre que vem de suas raízes, de 1941, com o Jeep Willys MB.
O resultado é o novo Renegade 2015, um veículo baseado na personalidade forte do Jeep Wrangler, mas com novas linhas sólidas e proporções agressivas, que lhe propiciam os melhores ângulos de ataque e saída de sua classe, e fazem dele o mais apto para a utilização fora de estrada quando comparado aos seus rivais.
Cabine moderna transmite aspecto sólido e enérgico
O interior do Jeep Renegade tem aspecto sólido e enérgico baseado na tradição da lendária marca Jeep. Os detalhes fabricados com precisão, as cores e tecidos inovadores e de grande qualidade, a tecnologia de ponta e armazenamento inteligente foram inspirados pelos equipamentos e pelos estilos de vida atuais dos esportes extremos.
Há uma linguagem própria na cabine do Renegade 2015, denominada de “Tek-Tonic” pelos designers. Esse novo tema se define pela combinação de formas suaves e táteis com detalhes sólidos e funcionais. As superfícies principais, como o suave quadro de instrumentos integrado, se intercalam com elementos funcionais atrevidos, como a alça de segurança à frente do passageiro dianteiro, indispensável para as aventuras e herdado de seu irmão maior, o icônico Jeep Wrangler.
Peças com visual de mosquetões de segurança, os detalhes com acabamento anodizado e as cores se baseiam nos equipamentos típicos de esportes radicais, enquanto as familiares formas em “X” inspiradas no teto e lanternas traseiras completam o look Tek-Tonic do interior do Renegade. E para assegurar que toda a bagagem dos ocupantes seja bem acomodada, há soluções de flexibilidade e praticidade como o assoalho do porta-malas removível, reversível e ajustável em altura, além do assento do passageiro dianteiro que pode ser levantado à frente.
My Sky: seguindo com a tradição de liberdade ao ar livre da Jeep desde 1941
Para manter a tradição do lendário Jeep Willys MB 1941, o Renegade 2015 proporciona liberdade a céu aberto com dois sistemas opcionais de teto solar My Sky. Com retirada manual ou elétrica por meio de uma função extra de deslizamento e inclinação, os painéis de teto My Sky, exclusivos no segmento, trazem rapidamente o ar livre para o interior do carro. Desenhados para serem cômodos, os painéis de teto de poliuretano e fibra de vidro podem ser alojados perfeitamente no porta-malas.
Melhor desempenho off-road e excelente comportamento dinâmico no asfalto
Criado e desenvolvido para oferecer, acima de tudo, a mítica capacidade 4×4 dos Jeep, o Jeep Renegade 2015 inaugura a inédita arquitetura “4×4 small-wide”.
Com suspensão totalmente independente, capaz de até 20,5 cm de articulação das rodas e 22 cm de altura livre do solo, o Renegade toma a liderança em performance off-road no segmento de SUVs compactos. O uso extensivo de aço avançado, resinas compostas e novas simulações de impactos em computador permitem que a plataforma do Renegade 2015 ofereça rigidez torsional de primeira classe e durabilidade típica da marca Jeep.
O Renegade é o primeiro Jeep a contar com os amortecedores de frequência seletiva (FSD) da Koni. Esse sistema de amortecimento confere ao Jeep Renegade as melhores características de aderência no asfalto e de dirigibilidade.
São 16 combinações de motores e transmissões
Como será oferecido em dezenas de mercados ao redor do planeta, o Renegade terá até 16 combinações de motores e câmbios, um recorde entre veículos Jeep. Alguns dos conjuntos mecânicos usados globalmente serão produzidos no Brasil, mais especificamente na fábrica de Campo Largo, no Paraná. Tudo para atender às características específicas de muitos países e satisfazer uma ampla gama de necessidades de rendimento e eficiência. Serão cinco motores a gasolina, dois a diesel, e quatro transmissões, sendo uma automática, uma automatizada de duas embreagens e duas manuais.
Gasolina
• 1.6 E.TorQ com Stop&Start e câmbio manual de cinco marchas (4×2)
• 1.4 MultiAir2 com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou DDCT (4×2)
• 1.4 MultiAir Turbo com câmbio manual de seis marchas (4×2 e 4×4)
• 1.4 MultiAir2 Turbo com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou automático de nove (4×2 e 4×4)
• 2.4 Tigershark com câmbio automático de nove marchas (4×2 e 4×4)
Diesel
• 1.6 MultiJet II com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas (4×2)
• 2.0 MultiJet II com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou automático de nove (4×4)
Primeiro veículo do segmento com câmbio de nove marchas
Bem como o novo Jeep Cherokee, o Jeep Renegade 2015 faz história com a primeira transmissão de nove marchas entre os SUVs compactos. Combinado, por exemplo, com o motor a diesel MultiJet de 2 litros ou com o MultiAir2 2.4 a gasolina, o câmbio de nove velocidades traz muitas vantagens que os clientes apreciarão, como arrancadas fortes, entrega suave de potência em altas velocidades e consumo mais eficiente, em comparação com uma caixa de seis marchas.
Tecnologias únicas no segmento, antes disponíveis só em SUVs maiores
O novo Jeep Renegade 2015 oferece soluções tecnológicas antes disponíveis somente em SUVs maiores, tornando-as acessíveis aos clientes da categoria de SUVs compactos, que vem crescendo atualmente. Entre elas estão o reconhecido e premiado sistema Uconnect, com tela sensível ao toque e o maior quadro de instrumentos colorido de sua classe.
Segurança traz 70 recursos avançados
A segurança foi prioritária na criação do Renegade, que tem 70 recursos avançados, a exemplo dos sistemas de Aviso de Colisão Dianteira Plus e de Aviso de Saída de Faixa (LaneSense) Plus (ambos inéditos no segmento), do Monitoramento de Pontos Cegos, da câmera traseira ParkView, dos sensores de estacionamento traseiro ParkSense, do Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) com mitigação de rolagem da carroceria e sete air bags de série.