O modelo deverá ser apresentado pela primeira vez ao público no começo de 2015
Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa
A Jaguar confirmou que produzirá o novíssimo sedã esportivo médio XE. O CEO global da Jaguar Land Rover, Dr. Ralph Speth, declarou durante coletiva de imprensa no Salão de Genebra que “anunciamos que nosso novo centro de fabricação de motores iria produzir uma nova família de propulsores de 4 cilindros a diesel e a gasolina, todos eles com altíssima tecnologia, baixo peso e baixa fricção. Esse novo motor, chamado Ingenium equipará esse nosso sedã esportivo médio que a Jaguar passará a produzir”.
O XE será o primeiro veículo produzido pela Jaguar com base na tecnologia de arquitetura avançada que foi apresentada pela marca britânica de veículos de luxo com o conceito C-X17, exibido durante o último Salão de Frankfurt, em 2013.
O modelo, que será apresentado ao mercado em 2015, será o primeiro do segmento a ter estrutura em monobloco inteiramente produzida em alumínio, o que resulta em um veículo extremamente leve, mais rígido, com dirigibilidade e desempenho incomparável além de consumo otimizado de combustível. Seus níveis de acabamento, luxo e sofisticação também serão dignos de um legítimo Jaguar.
Com menor peso em comparação a outros sedãs de seu segmento, a alta performance do motor e a proposta esportiva de condução ficam ainda mais evidentes, ao mesmo tempo em que o consumo de combustível e as emissões de CO2 são otimizadas.
Utilizando a mais flexível engenharia para a produção de motores, a nova família de propulsores será dotada da mais alta tecnologia disponível, oferecendo economia de combustível e design avançado. Os propulsores poderão levar os modelos Jaguar à velocidade de 300 km/h, ao mesmo tempo em que os índices de emissões ficarão abaixo dos 100 g/km.
“O Jaguar XE foi concebido para proporcionar aos clientes o mais moderno, eficiente e refinado veículo dentro do segmento de sedãs esportivos médios. Todos nós estamos trabalhando duro para, muito em breve, mostrar a todos esse impressionante modelo”, afirma Kevin Stride, diretor de veículos da Jaguar.
O designer da Jaguar, Ian Callum, afirma que “o novo XE terá uma aparência extremamente moderna. Apesar de compacto, ele será visualmente impactante. Nossos clientes esperarão um modelo prático, mas sem deixar de ser Premium. Quando falamos em um Jaguar, nós não podemos nos esquecer que o veículo deverá atair olhares e proporcionar um imenso prazer ao condutor. Acredito que nós conseguimos entregar isso com o novo XE”.
O nome dado ao Jaguar XE segue uma progressão lógica, posicionado juntamente com o XF e XJ, outros sedãs da gama.
Todas as especificações técnicas e detalhes do novo Jaguar XE serão anunciadas ainda em 2014.