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Alpha Notícias: Sinotruk Brasil assina contratos para viabilizar fábrica no Brasil
Chinesa Sinotruk Import & Export confirmou participação na fábrica brasileira
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Está cada vez mais próximo o início da construção da fábrica da SBTC INDUSTRIA DE VEÍCULOS S/A, fabricante brasileira de caminhões da marca Sinotruk, uma das maiores montadoras de caminhões a nível global. Depois de comunicar oficialmente ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a conclusão do projeto da unidade fabril, que será construída na cidade de Lages, em Santa Catarina, os diretores da SBTC estiveram na fábrica da CNHTC, em Jinan, na China, no inicio de março, para assinar, junto à Diretoria da fabricante de caminhões chinesa, os contratos que determinam a cooperação da CNHTC para a construção da unidade fabril brasileira que montará caminhões da marca Sinotruk em processo CKD (Completely Knock-Down), além da transferência de tecnologia e utilização da marca Sinotruk pela SBTC.
De acordo com Joel Anderson, diretor geral da SBTC, também foi confirmada a participação da Sinotruk Import & Export CO. LTD — subsidiária chinesa da CNHTC — no capital social da SBTC, que também contará com a participação acionária da SC Parcerias, empresa de fomento do Governo do Estado de Santa Catarina. Segundo Anderson, a Sinotruk Import & Export será responsável por fornecer toda a estrutura para a instalação da fábrica e também da linha de produção de caminhões.
Na ocasião, a diretoria da SBTC apresentou e validou com a CNHTC o projeto da fábrica em companhia do engenheiro responsável pela unidade fabril brasileira, João Silvano Pacheco, e do arquiteto Maurício Bampi, que assina a planta da fábrica concebida no Instituto de Desenho Industrial da Sinotruk Factory Design Institute Co., localizado dentro do complexo industrial da CNHTC em Jinan.
“Vale destacar o comprometimento e envolvimento da CNHTC nesse processo. Houve uma grande sinergia entre os nossos engenheiros e o grupo de engenheiros chineses, o que resultou na moderna linha de produção que será instalada no Brasil”, revela Joel Anderson.
Unidade brasileira
A SBTC será construída na cidade de Lages, em Santa Catarina, às margens da BR-282, na área industrial do Distrito de Índios, denominada PISC (Parque de Inovação da Serra Catarinense). Com área total de 270 hectares, o PISC foi criado através de um parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Lages para atrair empresas do segmento automotivo e de novas tecnologias. A Sinotruk será a primeira a se instalar nesse local.
Joel Anderson confirmou que a terrraplenagem do terreno começará na primeira semana de maio deste ano. A área da unidade fabril , que tem extensão total de 1 milhão de m², já está demarcada.
Em uma primeira etapa, a unidade brasileira da CNHTC trabalhará no processo de montagem CKD, porém, o objetivo é nacionalizar em até 65% a produção de peças e componentes até o final de 2017. Joel Anderson também confirmou que a previsão é que a fábrica comece a funcionar até setembro de 2015, com a montagem das primeiras unidades em teste, para entrar em operação plena no inicio de janeiro de 2016. A SBTC será a primeira fábrica com participação acionária da CNHTC (via Sinotruk Import & Export Co.), fora da China . “A evolução do projeto da fábrica brasileira é fruto de um trabalho rigoroso ao longo dos últimos meses, sem descuidar, mesmo com as dificuldades impostas pelo mercado, da responsabilidade de atender às necessidades da nossa frota circulante”, comenta Anderson.
Importações
Com a conclusão do projeto da fábrica, a SBTC já ingressou com o requerimento de habilitação ao Inovar-Auto — regime criado pelo Governo Federal para promover a competitividade da indústria automotiva nacional — na modalidade “Projeto de Investimento”. Desde agosto de 2013, a Elecsonic, atual importadora de caminhões Sinotruk, já estava habilitada na categoria “Importador” .
Até que o projeto da fábrica seja concluído, os cavalos-mecânicos da família Sinotruk A7 (4×2, 6×2 e 6×4) continuarão a ser importados da China, bem como as peças e componentes das famílias de caminhões A7 e Howo. A Cotia Trading, tradicional empresa do ramo de importação e exportação, será forte parceira da Sinotruk Brasil nesse processo.
“ A Cotia será responsável por toda a operação de importação de peças para abastecer o Centro de Distribuição de Peças e garantir a reposição de componentes em toda a nossa rede de concessionárias”, conta Marcel Wolfart, gerente geral da Elecsonic, atual importadora dos caminhões da marca Sinotruk, conhecida no mercado como Sinotruk Brasil.
Os cavalos-mecânicos da linha A7 continuarão a ser importados pela Elecsonic até o fim do primeiro semestre deste ano. Após essa etapa, a SBTC assumirá as importações de veículos até a inauguração da fábrica.
Desde quando a Elecsonic iniciou as importações dos caminhões Sinotruk, em 2009, já existem 2.122 caminhões da marca emplacados rodando pelas estradas brasileiras, de acordo com números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Para atender ao mercado brasileiro, a Sinotruk Brasil já conta com 25 concessionárias ativas, espalhadas em todo o território nacional, com atendimento em vendas e pós-vendas, além de três postos avançados de atendimento em São Paulo (em processo de nomeação) e no Rio de Janeiro.
