Alpha Notícias: Banco Mercedes-Benz encerra trimestre com R$ 825 milhões em novos negócios
Resultado foi 62% maior em relação ao mesmo período do ano anterior
Texto: Assessoria de Imprensa
Uma estratégia agressiva de prospecção de novos negócios, iniciada no último quadrimestre de 2013, com o objetivo de identificar oportunidades de expansão de mercado e, assim, antecipar-se às necessidades de crédito dos clientes. Esse foi um dos principais fatores que impulsionaram o sólido desempenho do Banco Mercedes-Benz no primeiro trimestre deste ano. No período, a instituição acumulou volume de R$ 1,12 bilhão em carteira, avanço de 53% ante os R$ 730 milhões registrados há um ano.
“O primeiro trimestre foi positivo para o Banco Mercedes-Benz, pois registramos importantes resultados. Em janeiro, por exemplo, conquistamos o maior volume de novos negócios de toda a nossa história no País, superando em 32% o resultado obtido em outubro de 2013, até então o recorde da instituição”, explica Angel Martinez, diretor Comercial do Banco Mercedes-Benz.
Os financiamentos para veículos comerciais contribuíram significativamente para esse desempenho do Banco, acumulando nos três primeiros meses alta de 62%, com R$ 825 milhões. No mesmo período de 2013, o volume concedido para o segmento foi de R$ 470 milhões.
O mercado de caminhões foi responsável por R$ 594 milhões, montante 74% superior aos R$ 342 milhões do primeiro trimestre do exercício passado. Segundo Martinez, parte desse crescimento é decorrente do significativo volume de recursos liberados pelo BNDES em janeiro último, referentes aos processos de financiamento na modalidade Finame, iniciados no último bimestre de 2013 e que aguardavam um parecer final do BNDES para a conclusão.
No setor de ônibus, o Banco Mercedes-Benz reforçou ainda mais a sua posição de principal agente financiador desse produto no Brasil. Entre janeiro e março de 2014, acumulou R$ 210 milhões em novos negócios nesse mercado, incremento de 31% comparado a igual período do ano passado, quando somou R$ 160 milhões. “O Banco acompanhou o bom ritmo do segmento nos três primeiros meses de 2014, impulsionado, principalmente, pelas renovações e ampliações das frotas de ônibus do País”, explica Martinez.
Segmento de automóveis
Sob efeito de um cenário ainda desfavorável decorrente da primeira etapa, de três, –da elevação gradual das taxas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o segmento de automóveis apresentou retração no primeiro trimestre. O setor fechou o período com R$ 29 milhões em novos financiamentos de veículos de passeio Mercedes-Benz, 25% menos que os R$ 31 milhões registrados em igual intervalo de 2013.
“Estamos trabalhando na oferta de taxas e condições especiais para os nossos Clientes, tendo em vista o fortalecimento da estratégia da Fábrica, contribuindo, assim, para o aumento das vendas da marca e a promoção dos modelos recentemente lançados”, finaliza Martinez.
Banco Mercedes-Benz em números
1. Carteira
2014 |
2013 |
Variação | ||
Março |
Fevereiro |
Março | ||
A |
B |
C |
A/B |
A/C |
R$ 10,2 bi |
R$ 10,2 bi |
R$ 9,4 bi |
0% |
+ 8,5% |
2. Novos Negócios (em R$)
Total | |||||
2014 |
2013 |
Variação | |||
Março |
Jan – Mar |
Março |
Jan – Mar | ||
A |
B |
C |
D |
A/C |
B/D |
R$ 293 mi |
R$ 1,12 bi |
R$ 260 mi |
R$ 730 mi |
+ 13 % |
+ 53 % |
Veículos Comerciais | |||||
2014 |
2013 |
Variação | |||
Março |
Jan – Mar |
Março |
Jan – Mar | ||
A |
B |
C |
D |
A/C |
B/D |
R$ 201 mi |
R$ 825 mii |
R$ 178 mi |
R$ 533 mi |
+ 13 % |
+ 62 % |
Automóveis | |||||
2014 |
2013 |
Variação | |||
Março |
Jan – Mar |
Março |
Jan – Mar | ||
A |
B |
C |
D |
A/C |
B/D |
R$ 9 mi |
R$ 29 mii |
R$ 12 mi |
R$ 31 mi |
– 31 % |
– 6 % |
O Banco Mercedes-Benz
O Banco Mercedes-Benz, desde 1996 no Brasil, atua no segmento de veículos comerciais (caminhões, ônibus e Sprinter), de automóveis de passeio Mercedes-Benz e smart. Oferece também produtos de seguro integrado para os planos de financiamentos de seus clientes, além de financiar os estoques de seus concessionários. A instituição está presente no País por meio de suas regionais em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF). A sede fica na cidade de São Paulo, no Centro Empresarial do Aço. No total, emprega 375 colaboradores e atende a 196 concessionários da marca. Em 17 anos de atuação no mercado nacional, o Banco Mercedes-Benz alcançou uma carteira de R$ 10,2 bilhões, com cerca de 68 mil contratos ativos e 118 mil unidades financiadas até março de 2014.