Alpha Notícias: Toyota do Brasil convoca 94.992 veículos para recall
Modelos Hilux, SW4 e RAV4 podem apresentar problemas
A Toyota do Brasil iniciou hoje, 11 de abril, uma Campanha de Chamamento Preventiva dos veículos Hilux e SW4, produzidos entre junho de 2005 e janeiro de 2011, e do veículo RAV4, fabricado entre agosto de 2005 e março de 2010.
Esta Campanha abrange um total de 94.992 unidades, sendo 67.498 unidades da picape Hilux, 22.341 unidades do utilitário esportivo SW4 e 5.153 unidades do utilitário esportivo RAV4.
Foi detectada uma falha no componente (conjunto do cabo espiral) de conexão entre o módulo de comando do sistema de airbag e o conjunto da bolsa do airbag do lado motorista. Se tal falha ocorrer, na hipótese de um acidente automobilístico que reúna as condições para a deflagração do airbag, o motorista poderá ficar sem este recurso suplementar de segurança, pois o seu airbag não será acionado. Nesta situação, a luz de advertência do airbag acenderá no painel do veículo, alertando o condutor sobre o não funcionamento do sistema do airbag.
Se a luz de advertência do airbag no painel do veículo acender espontaneamente com o veículo em movimento ou permanecer acesa por mais de 6 segundos após a partida do motor, o consumidor deverá, imediatamente, submeter o seu veículo à inspeção de um concessionário autorizado Toyota para a execução do reparo.
Riscos e implicações
Não acionamento do airbag do lado do motorista, na hipótese de um acidente automobilístico que reúna as condições para a deflagração da bolsa do airbag. Como implicação da não deflagração do airbag há o aumento do risco de ferimentos graves na região torácica e facial e, em casos extremos, lesões fatais ao motorista do veículo.
Medidas corretivas
A Toyota realizará esta campanha de chamamento que consiste na inspeção e, se necessário, a substituição do conjunto do cabo espiral do sistema do airbag dos veículos Hilux, Hilux SW 4 e RAV 4, da seguinte forma:
1) De forma imediata, a substituição do conjunto do cabo espiral do sistema do airbag dos veículos em que o cabo flexível se romper e, consequentemente, a luz de advertência no painel permanecer acesa.
A duração média do reparo é de 1 hora.
2) A partir de 1 de julho de 2014 a inspeção e, se necessário, a substituição preventiva do conjunto do cabo espiral do sistema do airbag de todos os demais veículos envolvidos na presente campanha, conforme identificados acima. Novo comunicado será enviado ao consumidor uma semana antes do início da campanha. Locais de atendimento e agendamento: Para agendar o atendimento do seu veículo, os proprietários deverão entrar em contato com a Rede de Concessionárias Toyota.
Os endereços e telefones estão disponíveis no endereço eletrônico www.toyota.com.br .