Alpha Notícias: Aliança Renault-Nissan mostra sua diversidade de gênero
Houve rápida redução das diferenças com a expansão da presença industrial do quarto maior grupo automobilístico mundial
Texto: Assessoria de Imprensa
O Brasil se tornou um case pelo rápido aumento da diversidade de gênero na Aliança Renault-Nissan, onde o quarto maior grupo automobilístico mundial está expandindo sua presença industrial.
A Renault do Brasil tem 50% mais mulheres hoje do que há cinco anos e o número de mulheres na linha de produção dobrou no mesmo período. Já 20% do total de executivas da Nissan do Brasil são mulheres e na sede da empresa, 20% dos colaboradores também são mulheres.
Na fábrica da Nissan em Resende, 15% dos colaboradores são mulheres. A Nissan pretende aumentar este número para 25% em 2016.
“O Brasil é vital para o crescimento tanto da Renault como da Nissan, junto com outros mercados emergentes, como a China e a Rússia”, disse Marie-Françoise Damesin, VP Executiva de RH da Aliança. “Estamos contratando bastante nestes mercados e, por isso, podemos promover mudanças mais rápido do que em mercados mais maduros. Isso é muito bom para a igualdade de gênero.”
Para consolidar seu compromisso de diminuir as diferenças de gênero na América Latina, a Aliança apoiou o Women’s Forum Brasil 2014, um encontro de networking em São Paulo para mulheres dos setores público e privado. Este é o terceiro ano consecutivo que a Aliança patrocina o evento anual – que aconteceu de 26 a 27 de maio.
No mês passado, a Renault do Brasil, segundo maior mercado do Grupo depois da França, anunciou um novo ciclo de investimentos no País. A Renault está investindo R$ 500 milhões para o período de 2014-2019, que será destinado ao desenvolvimento de dois novos modelos na fábrica da Renault em Curitiba.
Outros R$ 240 milhões serão investidos durante os próximos 10 anos para a operação de um novo centro de distribuição para abastecer os atualmente 275 pontos de venda da Renault no Brasil, além de outros mercados. Estes investimentos devem ajudar a Renault a ampliar sua participação de mercado no Brasil para 8% em 2016 (em 2013 a participação foi de 6,6%).
No início de abril, a Nissan inaugurou seu complexo industrial de R$2,6 bilhões em Resende (RJ), um dos maiores investimentos feitos por uma montadora de automóveis no país. As novas instalações terão capacidade para produzir 200 mil veículos e motores por ano.
O investimento faz parte do plano da Nissan de obter 5% de participação de mercado no Brasil e se tornar a montadora japonesa número um no país.
A Nissan do Brasil é patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. A Nissan fornecerá 5.300 veículos para transportar atletas, membros do comitê organizador e jornalistas durante as Olimpíadas – que acontecerão pela primeira vez na América do Sul.
Juntas, Renault e Nissan venderam mais de 300 mil veículos no Brasil em 2013, o que dá à Aliança uma participação de mercado de 8,8%.
A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica entre a Renault, com sede em Paris, e a japonesa Nissan, com sede em Yokohama, que, juntas, vendem um a cada dez veículos comercializados em todo o mundo. Neste ano, a Aliança está comemorando seu 15º aniversário e as duas empresas venderam 8,3 milhões de veículos em aproximadamente 200 países em 2013. Além da AVTOVAZ, a Aliança mantém parcerias estratégicas com a alemã Daimler, a japonesa Mitsubishi, a chinesa Dongfeng e a indiana Ashok Leyland.