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Alpha Notícias: DAFRA apresenta nova e-bike para o mercado brasileiro
Modelo VT tem como grande novidade a atuação do motor elétrico diretamente no pedivela
Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa
A nova DAFRA VT é uma bicicleta elétrica totalmente inovadora no mercado nacional, pois diferentemente de outras e-bikes, a atuação do motor elétrico está concentrada no próprio pedivela e não nas rodas, como ocorre em modelos convencionais. Justamente por este diferencial tecnológico é que a nova bicicleta elétrica da DAFRA alcança altíssimo desempenho, sendo capaz de atingir autonomia de 70 quilômetros com apenas uma carga na bateria, quase o dobro em comparação com outros produtos.
Com essa característica inovadora e trazendo itens comuns aos outros modelos da marca, como quadro em alumínio, motor de 250W, rodas aro 26″, câmbio Shimano, freio dianteiro a disco e traseiro V-Brake e uma bateria de lítio de última geração, a VT passa a ser o modelo top de linha entre as e-bikes DAFRA.
“A VT é diferente de tudo o que há hoje à disposição hoje no mercado. Ser capaz de superar com mais facilidade terrenos íngremes, como o que encontramos na cidade de São Paulo, por exemplo, e percorrer até 70 quilômetros com apenas uma carga de bateria são dois dos grandes diferenciais deste produto em relação às e-bikes convencionais”, destaca Sérgio Dias, diretor comercial da DAFRA. “Essa excelente performance é possível graças a nova tecnologia de atuação do motor elétrico no pedivela. No futuro, todas as bicicletas elétricas serão como ela. Por esta perspectiva, é possível entender o quanto a VT é realmente inovadora”.
As e-bikes DAFRA utilizam o sistema Pedelec, ou seja, para funcionar, o ciclista pedala para obter toda a ajuda do motor elétrico. A VT conta com Sistema de Assistência ao Pedal (PAS) com cinco níveis, que garante gradativamente maior ou menor atuação do motor. Para acioná-lo, basta que o ciclista selecione no painel o nível de assistência que deseja e, ao iniciar as pedaladas, passa a contar com a força do motor. O principal benefício é superar terrenos mais íngremes ou ir mais longe com muito mais facilidade, já que o ciclista terá de se esforçar muito menos.
Para carregar a bateria basta conectá-la a qualquer tomada convencional. O tempo de carga total é de 5h a 7h e o consumo de eletricidade mensal é o mesmo de um abajur ou celular.
Um dos pontos fortes do novo produto DAFRA é certamente a autonomia. Por atuar diretamente no pedivela, o desempenho do motor elétrico se traduz em menor perda e, portanto, melhoria considerável na entrega de energia para ir mais longe ou para subir ruas e avenidas com maior grau de inclinação.
“Em testes promovidos por nossa equipe de engenharia, chegamos a ultrapassar a barreira dos 70 quilômetros rodados com apenas uma carga de bateria”, afirma Victor Trisotto, diretor de engenharia da DAFRA. “Vale destacar que para obter o melhor resultado no uso da e-bike, há algumas ações simples, porém muito eficazes que podem ser tomadas por qualquer ciclista, como por exemplo planejar o percurso, evitar paradas e partidas muito frequentes e ajudar a partida da bicicleta com pedaladas. Estas práticas aumentam não só a autonomia da e-bike, mas também a vida útil da bateria”, explica.
Para uma melhor performance, é também importante prestar atenção no nível de assistência escolhido, pois níveis mais altos em percursos com obstáculos ou trânsito, que exijam o uso frequente do freio ou a interrupção das pedaladas, levam à diminuição da autonomia. Em percursos com transito é recomendável utilizar níveis baixos ou médios de assistência do motor.
Além de oferecer muito mais autonomia com apenas uma carga de bateria e mais força nas subidas, o que também são uma questão de segurança, a nova VT sai de fábrica com farol e lanterna em LED, o que melhora consideravelmente a visibilidade durante a noite, tanto para o próprio usuário quanto para demais integrantes do trânsito.
A nova VT é, ainda, equipada de série com retrovisores, buzina e pneus Levorin especialmente desenvolvidos para bicicletas elétricas. Tal cuidado é muito importante, pois devido às características do produto e ao desempenho, é fundamental que os pneus sejam muito mais resistentes.
A e-bike DAFRA possui display digital que traz itens importantes, como nível de assistência do motor e de carga da bateria, velocímetro, hodômetros total e parcial, entre outros. A velocidade máxima da e-bike é 25km/h e, ao alcançar esse nível, automaticamente o motor elétrico é desativado.
Especificações técnicas
DIMENSÕES
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Comprimento
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1800 mm
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Largura
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650 mm
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Altura
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1240 mm
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Altura do assento
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840 ~ 980 mm
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Distância entre eixos
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1140 mm
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Medida do quadro
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17,75″
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CAPACIDADES
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Autonomia
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Econômica: 72km
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Alto desempenho: 45 km
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Alto consumo**: 33 km (**Não
recomendado) |
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Peso
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25 kg
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Peso máximo de carga*
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90 kg (*Ciclista 90 kg)
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QUADRO
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Tipo
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Rígido
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Material
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Alumínio extrudado anonizado
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Cores
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Branca com adesivo Verde
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Branca com adesivo Vermelho
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Aros das rodas
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Medida: 26”
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Tipo: Parede dupla, 36 furos
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Material: Liga de alumínio
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Freio Dianteiro
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Tipo: Disco único
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Freio Traseiro
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Tipo: “V-brake”
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Transmissão
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Pedais: Em alumínio
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Pedivela: Em alumínio
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Coroa: Em aço / 48 dentes
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Movimento central: N/A
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Corrente: 1/2“ x 3/32”-102 elos KMC
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Câmbio Traseiro: Shimano Nexus / 3
marchas / interno |
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Pneu dianteiro
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Medida: 26” x 1.95
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Calibragem: 35 psi (recomendado) e 50
psi (máx.) |
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Pneu traseiro
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Medida: 26” x 1.95
|
Calibragem: 40 psi (recomendado) e 50
psi (máx.) |
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MOTOR
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Tipo
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Sem escovas (Brushless)
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Tensão (Voltagem)
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36 V
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Potência contínua máxima
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Potência contínua máxima:
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Torque máximo
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118 N.m
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Redução
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1:24,3
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Rotação máxima
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1580 rpm/65 rpm(eixo)
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Velocidade máxima assistida
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25 km/h (velocidade de corte do motor
elétrico) |
BATERIA
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Tipo
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Lítio Polímero
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Capacidade
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10 Ah
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Tensão (Voltagem)
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36 V
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Tempo de carga
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5 ~ 7 horas
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Corrente máxima de carregamento
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2,0 Ah
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Durabilidade
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800 ciclos, quando consumido 80% da
carga nominal |
1000 ciclos, quando consumido 60% da
carga nominal |
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Peso
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4,0 kg
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CARREGADOR
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Fonte de alimentação
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AC 100 ~ 240 V 50/60Hz 1,6A
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Saída
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DC 42 V 2,0A
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Consumo de energia
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100 W
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ILUMINAÇÃO
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Farol
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Independente,
alimentado por pilhas, acionamento manual e
iluminação contínua
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Modelo
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LEDs brancos
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Lanterna traseira
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Independente,
alimentado por pilhas, acionamento manual e
iluminação contínua
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Modelo
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LEDs vermelhos
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PAINEL
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Funções
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Indicador de carga da bateria, Nível
de assistência de energia, Hodômetro total e parcial, Velocímetro/ Indicador de falhas, Relógio, Marcador de tempo de percurso, Ajuste de iluminação, Configuração do tamanho da roda |
ACESSÓRIOS
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Itens de série
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Para-lama, Cavalete lateral, Buzina,
Retrovisores e Lanterna |