Iveco

Alpha Notícias: Rolls-Royce comemora 110 anos



Marca britânica vai celebrar o grande momento no dia 4 de maio

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

A Rolls-Royce Motor Cars vai celebrar um momento especial na história da indústria automobilística britânica no domingo, 4 de maio. 

Charles Rolls e Henry Royce se reuniram pela primeira vez nesta dia há exatamente 110 anos e concordaram em formar a empresa que se tornaria sinônimo de luxo.

Charles Stewart Rolls foi criado com privilégios aristocráticos e foi um motorista entusiasmado. Um pioneiro numa época em que muitas pessoas pensavam que o automobilismo era apenas um modismo que logo passaria.

Empresário astuto e talentoso engenheiro, Rolls participou de corridas de bicicletas, motos e carros e foi um dos primeiros defensores da aviação, em primeiro lugar com balões e depois aviões. 

Ele financiou a suas atividade esportivas, vendendo automóveis em Londres através da empresa CS Rolls and Co. Os carros que ele vendia eram praticamente todos importados e Rolls estava frustrado com a falta de iniciativa britânica neste campo.


Sir Henry Royce veio de uma família humilde de cinco filhos e ajudou a sustentar a família vendendo jornais para WH Smith, e, em seguida, tornou-se um menino de telégrafo para os Correios, fazendo a entrega de telegramas em torno de Londres. 

Sua sorte mudou quando uma tia lhe pagou para estudar na Northern Railway, o berço de muitos grandes engenheiros britânicos. Seu aprendizado, combinada com o conhecimento autodidata, resultou em um trabalho com a Companhia Electric Light and Power, em Londres, e ele, posteriormente, criou a sua própria empresa de engenharia em Manchester. 

No início dos anos 1900, Royce também estava frustrado com o padrão de construção e acabamento de veículos automotores britânicos e começou a projetar e construir seu próprio carro, o 10hp ‘Royce. O carro fez a primeira viagem de sua fábrica em Manchester para sua casa em Knutsford, cerca de 15 quilômetros de distância, em 1 de abril de 1904, sem qualquer problema.

Seguindo uma sugestão de Claude Johnson, sócio da CS Rolls and Co., e Henry Edmunds, diretor da Royce Ltd, Rolls viajou para Manchester em 4 de maio de 1904 para atender Henry Royce no Midland Hotel. A reunião correu bem, considerando suas origens totalmente diferentes e uma unidade no carro 10hp mostrou que Royce Rolls estava bem e verdadeiramente impressionado. Tanto é assim que a Rolls concordou em vender todos os carros que Royce poderia construir e saiu da reunião dizendo: “Eu conheci o maior engenheiro do mundo.”, Também foi acordado que os carros seriam conhecidos como Rolls-Royce Motor Cars.