Alpha Notícias: GM premia ações de concessionárias em relação a sustentabilidade

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    Iniciativa é inédita premiou o Grupo Sponchiado Jardine as autorizadas Topvel e Absoluta

    A General Motors do Brasil condecorou, no Dia Mundial do Meio Ambiente, os vencedores do 1º Prêmio GM de Sustentabilidade para Concessionárias Chevrolet. A cerimônia foi promovida na sede da Abrac (Associação Brasileira de Concessionárias Chevrolet), em São Paulo. 

    Ao todo, três concessionárias foram premiadas, uma de cada divisão do país: a Absoluta, de Santos (SP), o Grupo Sponchiado Jardine, de Porto Alegre (RS), e a Topvel, de Barreiras (BA). 

    Iniciativa pioneira no setor, o concurso reconheceu as melhores práticas sustentáveis –aquelas que trazem desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais e gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento social. 

    O júri, composto pelo Comitê de Sustentabilidade da GM do Brasil, seguindo os critérios como inovação e relevância para o negócio, avaliou os trabalhos apresentados por sete concessionárias finalistas. As inscrições estiveram abertas de 22 de abril a 16 de maio. 

    “O objetivo maior deste prêmio, que será anual, é difundir e estimular a aplicação prática de ações baseadas nos princípios da sustentabilidade, gerando, assim, benefício para os concessionários e para toda a comunidade”, afirma Marcos Munhoz vice-presidente da GM do Brasil. 

    Projetos premiados

    Região: Sul
    Grupo Sponchiado Jardine

    Fundada
    em 1929, a Sponchiado foi uma das concessionárias pioneiras da rede
    Chevrolet no país. Hoje é um dos maiores grupos da marca no Rio Grande Sul.
    Em sua rotina de operações são desenvolvidas práticas de gestão voltadas à
    sustentabilidade, como a gerência de resíduos sólidos e o uso racional de
    insumos, além da captação e do uso automatizado da água da chuva. A loja
    também possui acesso universal para pessoas com necessidades especiais de
    locomoção por meio de rampas com inclinação adequada.

    Região: Norte
    Concessionária Topvel

    A
    concessionária acabou de passar por uma grande reforma, cujo foco foi a
    sustentabilidade. Telhas iso-térmicas (melhoram o conforto térmico e
    demandam menos energia para as áreas refrigeradas), telhas translúcidas
    (permitem iluminação natural, poupando energia elétrica durante o dia) e
    torneiras com temporizador são alguns exemplos de materiais utilizados na
    construção. A empresa também reutiliza água para, por exemplo, a irrigação
    dos canteiros gramados. Mas o grande destaque é a captação de energia
    solar, que não causa danos ambientais.

    Região: Centro e Oeste
    Concessionária Absoluta

    Desde o segundo semestre de 2013, a concessionária
    vem desenvolvendo novos projetos com enfoque na melhora da organização, com
    foco na sustentabilidade. Além dos trabalhos de reciclagem de óleos,
    filtros e panos propostos pela GM do Brasil, a empresa desenvolve ações que
    envolvem também a comunidade. Entre elas a Absoluta Running, uma corrida
    semanal entre os colaboradores com o intuito de incentivar a prática de
    atividade física. Durante o percurso, os integrantes distribuem sacolas
    biodegradáveis para a comunidade e recolhem lixos dispensados na praia.



    GM é referência em sustentabilidade 

    A General Motors instalou-se no Brasil há quase nove décadas. Com expertise no desenvolvimento de automóveis de passeio e de transporte de carga, a companhia orienta-se pelo conceito de desenvolvimento sustentável – o tripé nas dimensões econômica, social e ambiental. 

    Em 2014, a GM do Brasil comemora uma trajetória de 89 anos de sucesso no Brasil, onde, com a centenária marca Chevrolet, tornou-se referência para outras unidades da GM no mundo. Entre outubro de 2011 e fevereiro de 2013, a empresa lançou 12 novos modelos. Além de trazer para o Brasil plataformas mundiais, caso do bem-sucedido modelo Cruze, a subsidiária brasileira também desenvolve aqui novos modelos para serem produzidos em outros países, com índice de recuperabilidade superior a 96% e de reciclabilidade acima de 85%. 

    Com sua atuação voltada para o crescimento sustentável e alinhada às diretrizes da matriz, nos últimos anos a GMB investiu R$ 5,7 bilhões em tecnologia, na ampliação da capacidade produtiva e na criação de novos veículos, sempre procurando diminuir o impacto ambiental de suas operações, além de promover ações sociais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas comunidades em que está presente. 

    Com investimentos definidos pela GMB, superior a R$ 350 milhões, destinados ao complexo industrial de Joinville (SC), construiu a fábrica de motores e cabeçotes, cujas operações se iniciaram em 2012. A nova unidade incorpora um conjunto de sistemas pioneiros de eficiência energética e de proteção ao meio ambiente que a credenciou a obter a certificação global Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), categoria GOLD. 

    A fábrica de motores incorpora várias sistemas inovadores na área de eficiência energética, como o tratamento inédito de efluentes e esgotos, com a instalação de jardins filtrantes, e a reciclagem da água industrial por meio do sistema de osmose reversa, sistema de geração e aquecimento solar de energia entre outras iniciativas. 

    Em 2011, a GMB criou o Comitê de Sustentabilidade e investiu em tratamento e disposição de resíduos, monitoramento de emissões atmosféricas, contratação de empresas de gerenciamento de recursos e gestão ambiental, educação e treinamento, consultorias legais e de certificações verdes, instalação de novos equipamentos para tecnologias mais limpas, minimização de impactos ao meio ambiente e contratação de serviços de inspeção ambiental. 

    A GM tem investido em programas com o objetivo de atingir a meta de 100% de resíduos reciclados em suas unidades no país. As unidades de Mogi das Cruzes (SP) e de Gravataí (RS) já obtiveram o certificado internacional do programa Zero Aterro (Landfill Free). Nestes dois complexos industriais todos os resíduos do processo produtivo são destinados para a reciclagem. Já a unidade de Joinville está em fase final de certificação. 

    O trabalho contínuo de melhoria nos processos ainda fizeram a empresa reduzir, entre 2005 e 2013, 60% do consumo de energia elétrica para produzir um carro. 

    Ao longo dos anos, a política ambiental da companhia foi reconhecida com importantes premiações. Entre outras, destacam-se as certificações inéditas do Wildlife Habitat Council (WHC), pelo trabalho de preservação de áreas verdes e educação ambiental em Gravataí (RS) e São José dos Campos (SP); o Prêmio Top Ambiental ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil); e o 17º Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, pela realização do projeto “Chevrolet Flexpedition 2010: um passeio pela GM do Futuro”. 

    A subsidiária brasileira tornou-se modelo para outras unidades da GM no mundo ao criar a maior linha de veículos 100% flex fuel (bicombustível) disponível no País. 

    Além disso, a GM reconhece e estimula os melhores projetos de seus fornecedores na área de sustentabilidade. O Prêmio General Motors do Brasil de Sustentabilidade, criado exclusivamente para este fim, já está em sua segunda edição.

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