Connect with us

Alpha Notícias: Honda Civic 2015 chega com poucas novidades

Published

on



Versão top de linha não foi apresentada e preços parte de R$65.890,00

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

A Honda apresentou a linha 2015 do Civic sem muitas novidades, principalmente na parte estética. A fabricante japonesa quer manter acirrada briga pela liderança com a também japonesa Toyota e o seu modelo Corolla.

Mas o Civic 2015 foi apresentado apenas em duas versões: LXS e LXR. O lançamento da versão top de linha, EXR, que chega em breve ao mercado.

Isto não quer dizer que o que foi apresentado não é bom. Na linha 2015, as mudanças internas contemplam ambas as versões e conferem um aspecto esportivo e sofisticado, com a porção superior do painel agora na cor preta, em um contraste impactante com a parte inferior em cinza-claro. Além disso, a nova pintura com acabamento metalizado da moldura do painel de instrumentos e do sistema de áudio destaca a sensação de modernidade e alta qualidade dentro do habitáculo. Na versão LXR, para complementar a evolução visual interna, os botões de comando no volante possuem aro cromado.


O design externo dessa versão também traz importantes alterações, com destaque para o novo conjunto frontal, composto pela grade dianteira renovada, a barra cromada na tomada de ar inferior-central do para-choque e os faróis de neblina, com novo desenho, agora em formato circular e não mais elípticos como no modelo anterior. Outra mudança que dá o tom esportivo à versão LXR do sedan é o novo conjunto de rodas de liga leve de aro 17 polegadas, design esportivo e acabamento diamantado, que destaca ainda mais o apelo dinâmico e sofisticado do modelo. Um novo conjunto de pneus foi escolhido e, combinado com a nova roda e ao acerto realizado pela engenharia da Honda no Brasil, trouxe melhor dirigibilidade, além de menor resistência ao rolamento, sem comprometer o conforto dos passageiros.

A versão de entrada (LXS) incorporou o conceito FlexOne, com moderno sistema que dispensa o subtanque para partida a frio. Com ele, ao acionar o botão no controle da chave que destrava as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura.

A motorização i-VTEC 1.8l SOHC produz potência máxima de 140 cv a 6.500 rpm na utilização de álcool etanol; quando abastecido com gasolina, o pico de potência de139 cv agora chega mais cedo, a 6.200 rpm. Além da opção de transmissão manual com câmbio de seis velocidades, a versão LXS conta também com a transmissão automática de cinco velocidades, que proporciona ao condutor uma direção mais prazerosa e confortável.


Na versão LXR, que já dispunha do sistema FlexOne, foi mantida a motorização i-VTEC 2.0l SOHC, que garante performance com economia de combustível, produzindo 155 cv de potência quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina. Além disso, a versão conta exclusivamente com a transmissão automática que, combinada aos paddle-shifters, proporciona uma condução ainda mais esportiva e segura nas trocas sem a necessidade de tirar as mãos do volante.

As versões continuarão equipadas com a avançada tecnologia Bluetooth, que permite ao motorista atender chamadas sem a necessidade de manuseio do celular. O veículo manterá ainda a função ECON, que torna a sua condução mais econômica. Ativado o botão, diversos sistemas do veículo alteram seu funcionamento para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System) – e ar condicionado.

Além disso, todas as versões vem equipadas com ar-condicionado digital e central inteligente (i-MID), que exibe em uma tela de LCD colorida de 5 polegadas diversas informações gerais do veículo, como sistema de áudio, computador de bordo e imagem da câmera de ré (presente em todas as versões da linha Civic 2015). Destaque também para o farol baixo com projetores do tipo canhão, que aprimora o foco, proporcionando mais segurança pelo melhor direcionamento da luz em condução noturna. A versão LXR ainda conta com função de acendimento automático.


O Honda Civic 2015 traz EPS (Electric Power Steering – Direção Elétrica), freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD.

Primeiro veículo importado pela marca para o país, em 1992 (à época, estava em sua quinta geração), o Civic foi o primeiro modelo produzido pela Honda simultaneamente à inauguração da fábrica de Sumaré (SP), cinco anos mais tarde. Tornou-se em pouco tempo um dos sedans mais vendidos do mercado e, ao longo dos anos, contabiliza prêmios em categorias como campeão geral entre sedans médios, melhor compra de todo o mercado e carro PcD (Pessoa com Deficiência) do ano, o que mostra que o Civic agrada aos mais variados perfis. 

A 9ª geração do sedan médio chegou ao mercado em janeiro de 2012 como símbolo de inovação e tecnologia automotiva. O projeto deixou o veículo com uma condução ainda mais prazerosa, combinando perfeitamente a emoção com a razão. Em janeiro de 2013, foi lançado o modelo 2013/2014 com motorização 2.0 e conceito FlexOne para as versões LXR e EXR. Com o novo modelo 2015, a Honda direciona os esforços para manter o DNA e a reputação do Civic como uma marca premium que une, ao mesmo, sofisticação e esportividade. 


Com mais de 500 mil unidades vendidas no Brasil, sendo mais de 120 mil referentes à 9ª e atual geração, o Civic retomou a liderança do mercado de sedans médios no Brasil em 2013 e segue nessa posição neste semestre.

A linha Civic 2015 possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e está disponível nas seguintes cores, inclusive com duas novidades: Branco Taffetá Sólido, Preto Cristal Perolizado, Azul Denim Metálico (Nova), Cinza Barium Metálico (Nova), Prata Global Metálico e Cinza Iridium Metálico.

Os preços públicos sugeridos são: LXS MT R$ 65.890,00, LXS AT R$ 68.890,00 e LXR AT R$ 74.900,00.

Veja mais fotos