Empresa foi pioneira na adoção do modelo associativista no mercado brasileiro independente de reposição de autopeças
Texto: Assessoria de Imprensa
Fortalecer o mercado independente de reposição de autopeças no Brasil e transformar seus membros em empresários de sucesso. Desde 2009, esses têm sido os principais objetivos da Rede PitStop, empresa pioneira na adoção do modelo associativista no mercado automotivo brasileiro.
A criação da Rede PitStop foi baseada no conceito utilizado pelo Groupauto International, grupo de origem europeia que reúne distribuidores de autopeças, varejistas e oficinas em mais de 45 países na Europa e América Latina. A PitStop foi trazida ao país pela Distribuidora Automotiva, empresa do Grupo Comolatti, com o objetivo de fortalecer todo o mercado de aftermarket brasileiro. Com uma rede estruturada de parceiros e profissionais especializados, a Rede tem sido importante para o amadurecimento do segmento e a melhoria na gestão e operação das lojas de autopeças, retíficas e oficinas mecânicas.
Presente em 16 estados e mais de 370 cidades, a companhia celebra cinco anos de trajetória com 1.000 pontos de venda, entre lojas de autopeças, retíficas de motores e oficinas mecânicas. Ao integrar a Rede, os membros passam a contar com uma gama de serviços exclusivos, voltados a transformar a empresa em um estabelecimento diferenciado dos concorrentes. Os benefícios são estruturados para locais que trabalham tanto com a linha de veículos leves (carros de passeio, pickups, vans e utilitários), classificados no conceito Eurogarage, como com a de pesados (caminhões, micro-ônibus, ônibus e V.U.C.), incluídos no conceito TopTruck.
Atualmente, a PitStop oferece mais de 27 benefícios e programas exclusivos aos associados, baseados em cinco pilares: informação, formação, tecnologia, comercial/marketing e financeiro. O objetivo é capacitar o empresário para que ele esteja preparado para a alta concorrência do mercado e também para a crescente demanda por serviços que aliem confiabilidade, qualidade e boa relação custo-benefício. Somente em 2013, por exemplo, foram oferecidos 41 cursos de capacitação profissional, que contou com a participação de mais de 1.900 pessoas.
“É extremamente gratificante acompanhar a história de sucesso da Rede PitStop. Em 2009, estávamos apenas em 62 cidades, hoje já alcançamos mais de 370. Com os 1000 pontos de venda, a empresa se tornou a maior rede associativista do mercado independente de reposição de autopeças no Brasil e uma das mais representativas redes do Groupauto International no mundo”, ressalta Sergio Comolatti, presidente do Grupo Comolatti que acreditou desde o início que o modelo da Rede PitStop poderia agregar valor ao setor.
“Criamos a Rede PitStop para garantir o crescimento sustentado do mercado independente de reposição de autopeças brasileiro. No primeiro ano, começamos com três consultores e realizamos 2,1 mil consultorias nas empresas associadas. Em 2013, tínhamos 28 consultores, mais de 10 mil consultorias e mais de 40 mil horas de trabalho. É com grande orgulho que temos colaborado para a formação de empresas bem-sucedidas, capazes de se manter competitivas e oferecer um serviço de qualidade ao cliente. Fazer parte da Rede PitStop, evolui”, destaca Rodrigo Carneiro, diretor comercial da Distribuidora Automotiva.
“A estrutura da Rede PitStop tem o objetivo de proporcionar aos membros conhecimento, infraestrutura, fortalecimento da marca e condições comerciais favoráveis, tornando o negócio de seus associados cada vez mais atrativo e competitivo. Para tanto, a PitStop conta com o patrocínio dos principais fabricantes do mercado e o apoio da Distribuidora Automotiva, responsável pelo gerenciamento das operações das marcas Sama, Laguna e Matrix”, explica Paulo Fabiano Navi, diretor-adjunto da Rede PitStop.
Um dos programas oferecidos pela Rede PitStop é a consultoria de gestão e técnica. Com o benefício, os associados têm o auxílio de consultores especializados em gestão e operação, que ajudam a melhorar a administração da empresa e sua estrutura física. Outra vantagem focada na transferência de know how e no aprimoramento de habilidades é o programa de formação e capacitação profissional. Por meio de ciclos de palestras e cursos, os membros obtêm informações importantes para o desenvolvimento da companhia e a identificação de novas oportunidades de negócio.
Na área comercial são realizadas ações exclusivas junto aos mais de 25 fabricantes de autopeças patrocinadores e parceiros da Rede PitStop, que permitem potencializar os resultados de vendas de toda a cadeia. Além disso, a empresa tem apostado fortemente em novas plataformas de comunicação. Pelo site da Rede, por exemplo, o associado pode acessar todas as informações relacionadas à Rede, como pacote de benefícios, ações promocionais e histórico das atividades desenvolvidas por cada empresa. O portal fornece, ainda, notícias estratégicas do mercado e uma agenda de eventos do setor, permitindo que seus membros estejam preparados para as novas demandas que surgirem no mercado.