Connect with us

Alpha Esportes: Campeonatos GP2 e GP3 usam na Hungria mesmos pneus da Alemanha

Published

on

Equipes terão muitos dados acumulados sobre os compostos
 Texto: Assessoria de imprensa
Para a etapa da Hungria das temporadas de GP2 e GP3 – o único fim de semana consecutivo para ambas as categorias neste ano – os campeonatos utilizarão as mesmas especificações de pneus da Alemanha.

Desta forma, a GP2 usará o P Zero Branco médio e o P Zero Amarelo macio, enquanto a GP3 contará apenas com o P Zero Amarelo macio. Isso significa que as equipes terão muitos dados acumulados sobre os compostos, o que as ajudará em seus preparativos para a corrida.  Hungaroring tem alguns pontos em comum com Hockenheim: é um circuito um tanto quanto curto, caracterizado por curvas de baixa e normalmente faz muito calor, como foi o caso no último fim de semana. Mas também há diferenças importantes: Hockenheim é um tipo de circuito “stop-and-go”, enquanto Hungaroring se destaca pelas forças laterais, com suas sequências de curvas. Tração, frenagem e precisão são as chaves para o sucesso na Hungria. Além disso, como as ultrapassagens são bem difíceis, uma boa performance nos treinos de classificação é muito importante.

Para Mario Isola, gerente de automobilismo da Pirelli, “Hungaroring é o circuito permanente mais lento que a GP2 e a GP3 visitará durante o ano, com altas temperaturas e poucas oportunidades de resfriamento para os pneus, por causa das poucas retas. Como ultrapassar não é fácil, a estratégia será um elemento fundamental para ganhar posições, como vimos em Hockenheim. Mesmo que o piloto não obtenha uma boa posição no grid, com a estratégia certa ele terá condições de ir bem. Os carros tendem a correr com o máximo de pressão aerodinâmica, o que significa que haverá muitas forças afetando os pneus ao mesmo tempo. O downforce, bem como forças laterais e longitudinais tendem a ser bem balanceadas ao longo do traçado. Cuidar dos pneus traseiros será muito importante, e como o circuito não é muito usado durante o ano, esperamos ver um alto grau de evolução da pista durante o fim de semana. Apesar de esperarmos calor para a corrida, já corremos lá embaixo de chuva no passado.”