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Alpha Motos: São Paulo recebe exposição sobre a motoneta Vespa no Brasil
Últimas semanas para ver “Vespa: um ícone italiano – História, Cultura e Design” no MCB
Texto e Foto: Assessoria de Comunicação
O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, com apoio de Embaixada da Itália, apresentam Vespa: um ícone italiano – História, Cultura e Design até o dia 3 de agosto. A primeira exposição da motoneta Vespa no Brasil perpassa a trajetória do veículo desde a sua criação, no final dos anos 1940, por meio de vídeos, fotos, painéis com a linha do tempo e informações, além de modelos históricos cedidos por colecionadores.
Sob a curadoria do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, coordenada por Ricardo Peruchi, a mostra é uma oportunidade para o público brasileiro conhecer a história da Vespa que, em período de intensas transformações sociais e econômicas, foi importante protagonista não só na Itália, onde foi criada, mas em toda a Europa e em outros países ao redor do mundo. “A exposição dedicada à Vespa no Brasil pretende ir além do significado relativo à tecnologia e à engenharia mecânica. Por trás das formas muito familiares do simpático scooter surge a nítida sensação da marca italiana”, afirma Renato Poma, diretor do Instituto Italiano de Cultura. “O certo é que deixa todos curiosos para saber onde estão as raízes de um sucesso tão extraordinário”. Desde o seu lançamento, em 1946, mais de 17 milhões de unidades da Vespa foram comercializadas em todo o mundo.
“Essa mostra revela o quão significativo pode se tornar um produto para além das questões técnicas e de mercado intrínsecas ao universo da produção industrial”, explica Miriam Lerner, diretora geral do MCB. “São valores culturais construídos a partir de um produto que atravessa gerações em decorrência da qualidade de seu design.”
Inicialmente, “Vespa: um ícone italiano” situa o visitante no tempo em que a motoneta foi desenhada, passando pelo lançamento e comercialização pela companhia Piaggio, em abril de 1946. A exposição apresenta detalhes da tecnologia e design empregados na produção da Vespa ao longo das últimas décadas. Fãs da motoneta e o público em geral poderão conferir de perto modelos históricos, além de conhecer os principais momentos de sua trajetória no Brasil.
Relacionada ainda a emancipação da mulher no fim da Segunda Guerra, a Vespa se tornou símbolo da independência feminina por meio da publicidade, como é mostrado na exposição em cartazes de cinema, anúncios publicitários e outras imagens, entre elas a aparição de Audrey Hepburn e Gregory Peck no filme “Roman Holiday – A princesa e o plebeu”, montados na motoneta que virou objeto de desejo, capaz de passar por sete décadas sem perder o charme.
A primeira exposição da Vespa do Brasil é uma realização do MCB e do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, em colaboração com a Fondazione Piaggio di Pontedera, do Museo Piaggio, do Centro Multimediale del Cinema e da Scooteria Paulista, com produção da Arteon Inteligência Cultural.
História da Vespa no Brasil
Produzida em pequena escala pela primeira vez em Gênova no ano de 1946, a Vespa foi concebida pelo engenheiro Corradino D’Ascanio, da indústria Piaggio de Pontedera, para ser prática e funcional. Com inovações mecânicas que simplificavam a direção e manutenção, logo ela se tornou um sucesso comercial do pós-guerra e um meio de locomoção de massa.
Presente no Brasil desde o final dos anos 1950, a motocicleta foi o transporte de famílias inteiras, com uso diversificado tanto para o lazer como para fins utilitários, constituindo um capítulo marcante no crescimento do país e alimentando sonhos de muitos brasileiros. Entre 1958 e 1964, por meio da empresa Panauto – licenciada pela fabricante original Piaggio -, os primeiros modelos da Vespa foram montados no Brasil. Foi nos anos 1980, no entanto, que a motoneta viveu seu apogeu no país, com a Motovespa, companhia que chegou a ter 140 revendas autorizadas espalhadas desde Manaus, onde os veículos eram produzidos, até Porto Alegre. Os brasileiros viviam, neste período, a redemocratização política em que difundiram-se muito os ideais de juventude e liberdade. Nesse cenário, foi natural a popularização da Vespa, símbolo italiano no qual estes conceitos eram facilmente identificáveis, pois esta era, à época, o transporte de duas rodas mais famoso do mundo.
Devido ao desenho inovador para a época, a Vespa já foi exposta em inúmeros museus de design, arte moderna e ciência e tecnologia. Ela faz parte do acervo permanente do Triennale Design Museum, em Milão, e do Museum of Modern Art (MOMA), em Nova York.
Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design MCB, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.
