dunlop
Connect with us

Alpha Notícias: Tecnologia deixa janela do Ford Fusion mais leve

Published

on



Peça perde 35% do peso em versão leve de conceito com policarbonato

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Com a indústria automotiva focada em superar futuras metas de redução no consumo de combustível e de emissões, a Ford Motor Company apresentou um conceito de veículo leve multimateriais (Multi-material Lightweight Vehicle) com vidros transparentes de policarbonato produzido pela unidade de negócios Innovative Plastics da SABIC, que possibilita 35 por cento de redução no peso em comparação à mesma janela utilizada no veículo Ford Fusion modelo 2013. A redução de peso total foi de 3,4 kg, embora a janela traseira seja um milímetro mais espessa do que a janela de vidro produzida hoje. 

O veículo leve de conceito foi desenvolvido em conjunto com o Programa de Tecnologias de Veículos do Departamento de Energia dos EUA e com a Cosma International – uma subsidiária da Magna International -, para exemplificar possíveis soluções para redução de peso no longo prazo. A SABIC contribuiu com materiais para janelas automotivas transparentes de policarbonato, revestimentos de tecnologia avançada e experiência em projetos de engenharia para apoiar o desenvolvimento e a produção da janela traseira.

A solução avançada de policarbonato utilizada na janela traseira do conceito combina a resina LEXAN, um material de policarbonato caracterizado por seu peso leve, transparência e resistência ao impacto, com revestimento de plasma EXATEC E900, para ficar mais próximo do vidro e apresentar resistência aos raios UV. O revestimento E900, uma tecnologia exclusiva da SABIC, foi projetado para oferecer alto nível de resistência às intempéries e resistência à abrasão durante a vida útil do veículo, e permitir que as montadoras atendam aos requisitos de homologação quanto à visibilidade do condutor – inclusive às normas dos EUA, tais como os regulamentos 205 da Norma Federal de Segurança de Veículo Motorizado (FMVSS), governado pela especificação AS2 da NHTSA e à norma Z26.1 do Instituto Nacional Americano de Padrões (ANSI), que abrange visibilidade e resistência mecânica e à abrasão de materiais para vidros automotivos transparentes.

“A SABIC está comprometida com a difusão e adoção da tecnologia de vidros automotivos transparentes de policarbonato, que oferece benefícios em termos de estética e de redução de peso para ajudar a aumentar a eficiência no consumo de combustível e reduzir as emissões”, disse Scott Fallon, gerente geral do segmento Automotivo, da unidade de negócios Innovative Plastics da SABIC. “Até o momento, várias fabricantes já validaram a tecnologia para uso em janelas automotivas, tanto para a parte traseira quanto para os tetos de veículos em produção. Ao mesmo tempo, estes programas, como o conceito de veículo leve multimateriais da Ford, são importantes para demonstrar para o mundo os ganhos de desempenho que podem resultar de uma inovação como a de vidros automotivos transparentes de policarbonato, e o progresso decorrente de sua adoção em larga escala”.

A possibilidade de grandes economias de peso foi o que levou a Ford a produzir a janela de material de policarbonato, que tem a metade da densidade do vidro. Com a janela traseira baseada em policarbonato, a Ford agora tem uma outra plataforma para testar o desempenho geral dessa tecnologia, que é consistente com os seus contínuos esforços para determinar a combinação certa de materiais e aplicações para veículos futuros.

Benefícios adicionais da redução de peso

A SABIC também enfatiza que os benefícios de redução de peso resultantes da utilização de vidros de policarbonato podem contribuir para a sustentabilidade do veículo, através do aprimoramento da eficiência energética e da redução de emissões.

Esse aumento na eficiência energética pode vir da redução de peso e de um melhor isolamento térmico no interior do veículo, pois o policarbonato apresenta uma condutividade térmica cinco vezes menor em relação ao vidro. Análises avançadas de computador feitas pela SABIC quantificaram a possibilidade de a resina LEXAN reduzir a carga sobre os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado: as emissões podem ser reduzidas em até três gramas de dióxido de carbono por quilômetro e a gama de veículos elétricos e híbridos pode ser expandida em dois a três por cento.

Flexibilidade de projeto

A janela traseira do conceito MMLV da Ford é idêntica, em termos de geometria, à peça utilizada no veículo Ford Fusion em produção atualmente. Essa abordagem de projeto permite que a Ford teste as duas peças e compare as diferenças de desempenho entre elas com base estritamente na mudança dos materiais.

A capacidade do material de ser moldado por injeção significa que as janelas podem ser projetadas para reduzir ainda mais o peso, aumentar o desempenho aerodinâmico e aprimorar a estética. Os projetos podem ir além das limitações de forma e da complexidade do vidro graças aos efeitos geométricos que podem tornar possíveis superfícies de PC relativamente finas e possivelmente reduzir ainda mais o peso total. Além disso, as possibilidades de design tridimensionais e os recursos aerodinâmicos permitidos pelo vidro automotivo transparente de PC podem minimizar o arraste e contribuir para a eficiência no consumo de combustível.

As oportunidades de integração, possibilitadas pelos vidros de policarbonato, também podem contribuir para o aprimoramento da eficiência – e redução de custos -, ao diminuir o número de peças e materiais associados à integração de componentes que, de outra forma, seriam produzidos separadamente.

Aplicação do revestimento de plasma em grande escala para componentes de vidros automotivos transparentes de policarbonato

Outro fato a ser considerado pelas montadoras e fornecedores é a maturidade da tecnologia de vidros automotivos transparentes de policarbonato e a sua adequação para a produção em massa. Em colaboração com a ULVAC, um fornecedor líder global em sistemas de produção em massa, a SABIC tem ajudado a desenvolver tecnologias de equipamentos a vácuo, para que a indústria automotiva produza componentes de vidro de policarbonato revestidos por plasma em larga escala.

Além dos vidros automotivos transparentes de policarbonato, a SABIC oferece soluções de termoplásticos para quase todas principais aplicações de um veículo. No Ford Fusion modelo 2013, por exemplo, cerca de 20 quilos de resinas SABIC foram utilizadas para reduzir o peso e atender aos diversos requisitos de desempenho de chassi, iluminação frontal e aplicações em interiores e estruturais, exteriores, elétricas e sob o capô.

Mais informações sobre a unidade de negócios Innovative Plastics da SABIC e a gama de soluções que ela oferece para a indústria automotiva podem ser encontradas no site (www.sabic-ip.com). Para consultas técnicas sobre produtos, contate-nos em www.sabic-ip.com/prtechinquiry.
Advertisement