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Alpha Serviços: Confira como evitar prejuízos com veículo que é táxi

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A revisão preventiva de componentes do sistema de ignição é muito importante
Texto: Assessoria de imprensa

O trânsito pesado acelera o desgaste de importantes componentes veiculares. Por essa razão, no mês em que é comemorado o Dia do Taxista (25 de julho), esses profissionais devem redobrar a atenção quando o assunto for revisão preventiva. Um táxi pode rodar até 5.000 quilômetros por mês, mas enquanto o carro está parado em um engarrafamento, a quilometragem marcada no odômetro não se altera. Ocorre que, com o motor em funcionamento, o desgaste das peças continua acontecendo. A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, alerta motoristas sobre a importância da vistoria preventiva de velas e cabos de ignição e sensores de oxigênio (sonda lambda).

Uma das dicas da NGK é a atenção quanto à vida útil das peças de seus carros. Por exemplo, se no Manual do Fabricante da montadora recomenda a troca de velas a cada 20.000 quilômetros, em um táxi exposto excessivamente ao tráfego intenso, o ideal é cortar o plano de manutenção pela metade e substituí-las a cada 10.000 quilômetros.

Cabos, velas e sensores desgastados resultam, quase sempre, em diversos aborrecimentos aos motoristas, que dependem exclusivamente do bom funcionamento dos táxis para o sucesso de seu trabalho. “Fazer a revisão preventiva é a principal maneira dos taxistas diminuírem problemas como falhas no motor, dificuldades de partida e perda de desempenho”, explica Hiromori Mori, técnico da Assistência Técnica da NGK.

A vela de ignição é responsável por conduzir a corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar e combustível e permitir a dissipação do calor gerado na combustão. Em boas condições de funcionamento, o item estimula a economia de combustível, promove melhor desempenho do motor e reduz emissões de gases poluentes no ar.

É importante lembrar que a necessidade de troca das velas de ignição pode ser checada após uma inspeção dos eletrodos, onde diversas informações sobre as condições internas da câmara de combustão são obtidas. “A partir da análise visual, que deve ser feita somente por um mecânico de confiança, é possível evitar o consumo elevado de combustível e o aumento dos níveis de emissões de poluentes, quando constatada vida útil ultrapassada ou desgaste natural dos itens”, reforça Mori.

Cabo de ignição

A função do cabo de ignição é conduzir a alta tensão produzida pela bobina até as velas, sem permitir fuga de corrente. Recomenda-se que a substituição dos cabos seja realizada a cada 60 mil quilômetros ou a cada três anos. Para automóveis que utilizam GNV – Gás Natural Veicular – as revisões devem ser feitas a cada 30 mil quilômetros.

Sensor de Oxigênio

Também conhecido como sonda lambda, o sensor de oxigênio é responsável pela análise da condição da queima de combustível do carro. Tem a função de detectar os níveis de oxigênio nos gases de escape do motor, informando a qualidade da mistura de ar e combustível à unidade de controle (ECU). O sensor compara a concentração de oxigênio nos gases do motor com o ar ambiente, possibilitando o ajuste da quantidade de combustível injetado na câmara de combustão.

A NGK aconselha ainda que o taxista sempre abasteça o carro em postos cujo combustível tenha garantia de qualidade. Gasolina ou álcool adulterados danificam peças e comprometem o desempenho do motor.

Para obter mais informações, consulte a Tabela de Aplicação da NGK ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone 0800 197 112. Para maiores informações a NGK do Brasil disponibiliza o email: duvidas@ngkntk.com.br.
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