Alpha Motos: Yamaha MT-09 chega ao país

    0


    Modelo é sucesso no exterior com seus três cilindros e design único

    Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

    A Yamaha lança no mercado brasileiro a MT-09 (Master of Torque), que chega para atender o consumidor que valoriza design, performance e tecnologia de ponta. A MT-09 exibe força e linearidade com seus três cilindros e permite uma dirigibilidade excepcional graças ao potente torque em baixas e médias rotações, podendo ser desfrutada no dia-a-dia da cidade ou em estradas mais sinuosas, integrando agilidade e esportividade.

    A MT-09 traduz um conceito inovador que combina elementos característicos de modelos esportivos, naked e motard. Seu compacto e potente motor, unido ao leve chassi de alumínio, proporcionam ótimo desempenho para pilotos que buscam emoção. É ágil e fácil de controlar devido ao peso reduzido e à massa centralizada. Seu design é ergonômico, com altura de assento de apenas 815 mm.

    No Brasil, a MT-09 estará disponível na rede de concessionárias, no mês de novembro, nas cores Matt Grey (Cinza Fosco), com preço público sugerido de R$35.990,00; e duas cores especiais: Deep Armor (Roxo Metálico), e Blazing Orange (Laranja Metálico) com preço público sugerido de R$36.590,00, que possuem garfos dianteiros na cor dourada, faixa exclusiva no tanque com o logo “MT”, e emblema “Yamaha” em alto relevo.

    Desempenho

    Seu motor de três cilindros com notáveis 115 cv de potência, quatro tempos DOHC e doze válvulas traz à realidade o conceito do produto: “Synchronized Performance Bike”, ou seja, oferece performance em sincronia com a vontade do piloto.

    Sua principal característica é desenvolver torque e potência com linearidade, o que permite que a MT-09 apresente leveza, ergonomia, agilidade e fácil de pilotagem. São apenas 191 quilos incluindo todos os fluídos.

    O motor conta com a tecnologia “Crossplane”, que oferece potência de forma mais linear e com menor vibração devido ao eixo balanceador, proporcionando altos níveis de torque, com mais conforto na pilotagem e menor desgaste de peças.

    O combustível é injetado na câmara de combustão como um “spray micrométrico” por meio de doze orifícios instalados em cada um dos três bicos injetores. Isso permite alta precisão e eficiência de combustão resultando em desempenho excepcional.

    Unido a esse compacto sistema de injeção, o sistema YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle) detecta as menores ações do piloto por meio do acelerador e transmite os dados para a ECU (Eletronic Control Unit), que calcula instantaneamente o quanto de combustível deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema. Isso permite uma integração homem-máquina, onde potência e dirigibilidade ficam sob total controle do condutor. Este é um dos grandes diferenciais dela.

    A MT-09 também é equipada com a tecnologia Yamaha D-MODE (Drive Mode), com três opções: STD, A e B a serem escolhidos de acordo com o estilo de pilotagem de cada um:

    · STD: Opção que cobre várias situações de pilotagem, entregando torque firme e contínuo tanto de baixas a altas velocidades;

    · A: Mais agressivo do que o modo STD, entrega resposta contundente;

    · B: Brando, se comparado ao STD, este modo proporciona uma pilotagem mais moderada.

    A suspensão traseira é do tipo Monocross com link, e 130 mm de curso de roda. O amortecedor é posicionado em alinhamento quase horizontal. Essa posição única contribui com a centralização de massa e uma estrutura mais estreita.

    A suspensão dianteira é do tipo upside-down, com 41 mm de diâmetro interno e curso de 137mm. Esse conjunto garante uma pilotagem mais confortável em pisos irregulares, estradas ou curvas sinuosas. Seu assento em dois níveis também oferece, tanto ao piloto quanto ao garupa, jornadas mais agradáveis.

    Com sistema de freios ABS (Antilock Breaking System) de série, essa moto conta com dois discos flutuantes de 298mm e 4 pistões em cada pinça dianteira, e um disco de 245mm na traseira. Os pedais do freio e do câmbio são de alumínio forjado – mais leves e que garantem a rigidez do sistema, oferecendo um balanço ideal para melhor controle.

    O chassi, em formato diamante e a balança traseira também são em alumínio. Outros componentes da MT-09 foram projetados para colaborar com a redução de peso, como a tampa do cabeçote produzida em magnésio e sistemas compactos, como o do respiro integrado à tampa de válvulas – mais próximo do filtro de ar – que permite uma grande redução no sistema de mangueiras e tubos de passagens, por exemplo.

    Design

    O design Yamaha nasce a partir do que a marca denomina “visualização de performance”. Por exemplo, um design esportivo que por si só transmite a sensação de velocidade, agilidade e leveza.

    Com base neste conceito, a MT-09 foi desenvolvida dentro do desafio de unificar em um modelo híbrido os padrões de naked e motard. Trazendo como resultado:

    · Expressividade da leveza na dirigibilidade;

    · Facilidade de movimentação para qualquer direção fornecida pelo projeto que visou a concentração de massa;

    · Perfil esguio e moderno;

    · Assento plano com versatilidade de off-road para utilização em vários cenários de pilotagem.

    Elétrica

    O painel da MT-09 é completo, totalmente digital e conta com indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta giros, hodômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura da água do radiador e temperatura do ar de admissão.

    O farol é multi-refletor e a lanterna composta por lâmpadas de LED que trazem mais leveza e modernidade ao conjunto.

    Acessórios

    Com o lançamento de novos modelos, a Yamaha passa a oferecer no Brasil sua mais ampla e diversificada linha de Acessórios Genuínos e Vestuário Técnico e Casual. Todos os produtos foram concebidos para satisfazer e inspirar os clientes que querem personalizar a sua Yamaha e viver intensamente o mundo das duas rodas. 

    Os acessórios da MT-09 foram projetados em perfeita harmonia com o design da motocicleta, aliando esportividade, conforto e proteção, deixando no consumidor a sensação de ter adquirido um produto único, de estilo agressivo, pensado para ele em todos os detalhes. 

    A linha de acessórios da MT-09 é ampla e pode ser adequada para diferentes estilos, como “Speed”, “Techno” e “Touring”. Composta de itens personalizados, como os sliders exclusivos, protetor do radiador e da tomada de ar, para-brisa esportivo, um conjunto de bolsas e malas, entre outros. 

    Além disso, a nova coleção Lifestyle MT, inspirada no tema “Dark Side of Japan”, apresenta uma gama de vestuário com proteção, que compreende as jaquetas MT-Techno, MT-Tattoo e as luvas MT. 

    Esta alta qualidade é complementada por uma série casual street wear que inclui uma blusa com capuz, camiseta, bandana, chaveiros do emblema e da jaqueta MT, além de bonés e capas para Smartphones – tudo caracterizado com o design MT Tattoo.
    MT09
    Peso e
    Dimensões
    Comprimento
    Total
    2.075mm
    Largura
    Total
    815mm
    Altura
    Total
    1.135mm
    Altura
    do assento
    815mm
    Distância
    entre-eixos
    1.440mm
    Altura
    Mínima do solo
    135mm
    Peso em Ordem de Marcha
    191Kg
    Raio mínimo
    de giro
    3.037mm
    Motor
    Refrigeração líquida, 4
    Tempos, DOHC, 12 válvulas
    Cilindros
    3 Cilindros em linha
    Cilindrada
    847cm3
    Diâmetro
    X Curso
    78.0mm×59.1mm
    Taxa
    de Compressão
    11.5  1
    Potência
    Máxima
    115cv @ 10.000 rpm
    Torque
    Máximo
    8,92 kgf.m @ 8.500 rpm
    Tipo
    de partida
    Elétrica
    Sistema
    de Lubrificação
    Cárter Úmido
    Capacidade
    do Óleo do Motor
    3.4L
    Tipo
    de Combustível
    Gasolina
    Capacidade
    do Tanque (reserva)
    14L (2,8L)
    Tipo
    de alimentação
    Injeção Eletrônica
    Transmissão
    Transmissão
    Primária
    Engrenagens
    Transmissão
    Secundária
    Corrente
    Tipo
    de Embreagem
    Úmida, Multi-Disco
    Relação
    6 velocidades
    1ª Marcha
    2.667(40/15)
    2ª Marcha
    2.000(38/19)
    3ª Marcha
    1.619(34/21)
    4ª Marcha
    1.381(29/21)
    5ª Marcha
    1.190(25/21)
    6ª Marcha
    1.037(28/27)
    Chassis
    Tipo
    Diamante
    Ângulo
    do Cáster
    25°00′
    Curso
    103mm
    Pneu
    Dianteiro
    120/70ZR17M/C (58W)
    (Tubeless)
    Pneu
    Traseiro
    180/55ZR17M/C (73W)
    (Tubeless)
    Freios
    Dianteiro
    Hidráulico, Disco Duplo
    Diâmetro
    dos discos Dianteiros (externo)
    298mm
    Traseiro
    Hidráulico, 1 disco
    Diâmetro
    do disco Traseiro
    245mm
    Suspensão
    Dianteira
    Garfo Telescópico,
    Invertido (Marca Kayaba)
    Diâmetro
    do tubo interno
    41mm
    Curso
    da Roda
    137mm
    Traseira
    Balança Traseira em
    Alumínio, Monocross, com Link
    Curso
    da Roda Traseira
    130mm
    Elétrica
    Sistema
    de Ignição
    TCI (Transistor
    controlled ignition)
    Bateria
    12V,8.6Ah
    Lâmpadas
    Farol
    Halógena, 12V,60/55W(×1)
    Luz
    de Posição
    12V,5W(×2)
    Lanterna
    e Freio
    LED
    Piscas
    12V,10W (×4)
    Painel
    Multifuncional
    Velocímetro
    Conta Giros
    Hodômetro Total
    Hodômetros Parciais (1 e
    2)
    Hodômetro de Reserva de
    Combustível
    Indicador de Combustível
    Indicador de Economia
    Consumo Instantâneo de
    Combustível
    Consumo Médio de
    Combustível
    Indicador de Marcha
    Temperatura da Água
    Temperatura do Ar de
    Admissão
    Relógio
    Indicador D-Mode
    Visor do Controle de
    Luminosidade

    NO COMMENTS

    Sair da versão mobile