/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Alpha Notícias: Grupo Renault divulga resultados globais de 2014
Com avanço de 3,2%, foram vendidas 2,7 milhões de unidades durante o ano passado
Texto: Assessoria de Imprensa
Em 2014, as vendas de veículos de passeio e comerciais leves do grupo Renault aumentaram 3,2%, com 2,7 milhões veículos licenciados, em um mercado automobilístico mundial em alta de 3,5%.
Na Europa, a participação de mercado do grupo Renault atingiu o patamar dos 10%, em progressão de 0,6 ponto percentual. Com 1.464.611 vendas, os volumes do Grupo estão em alta de 12,5%, com uma progressão duas vezes maior do que a do mercado. Impulsionada pelo sucesso do Clio, Captur, Duster e Sandero, esta performance das marcas Renault e Dacia permite que Grupo compense a desaceleração de suas vendas fora da Europa.
Apesar das crises econômicas e financeiras em seus principais mercados emergentes, o Grupo Renault apresenta participações de mercado recorde no Brasil (7,1%) e na Rússia (7,9%), seus 2º e 3º maiores mercados. Todavia, os emplacamentos fora da Europa recuaram 5,9%.
Em resumo, em 2014:
- As vendas do Grupo Renault (automóveis e comerciais leves) aumentaram de 3,2% com um volume global de 2,7 milhões de unidades.
- O Grupo Renault ganhou participações de mercado em 9 de seus 10 principais mercados.
- Na Europa, a participação de mercado do Grupo é de 10%: a marca Renault ganhou 0,2 ponto percentual de participação de mercado e a marca Dacia ganhou 0,4 ponto. Em veículos utilitários, a Renault mantém sua liderança pelo 17º ano consecutivo, com uma participação de mercado de 14,2%.
- Fora da Europa, o Grupo obteve ganhos de participação de mercado em 6 de seus 7 principais mercados, dentre os quais o Brasil (7,1%) e a Rússia (7,9%).
“Em 2014, as vendas da Renault aumentaram 3,2%, ficando em 2,7 milhões de unidades e realizando 10% de participação de mercado na Europa. O Grupo dá mais um passo adiante no âmbito de seu plano de médio prazo, o Renault Drive the Change” declarou Jérôme Stoll, Membro do Comité Executivo, Diretor Delegado de Performance e Diretor Comercial do Grupo.
Europa
Em 2014, o Grupo Renault registrou uma progressão de seus emplacamentos de 12,5%, em um mercado em alta de 5,9%, e ultrapassou o patamar dos 10% de participação de mercado (+0,6 ponto percentual). O grupo teve um aumento em volumes e participações de mercado na quase totalidade dos países. Suas maiores progressões foram registradas no Reino Unido (41,9%), Portugal (42,1%), Espanha (30,2%) e Itália (28,9%).
– A marca Renault ocupa o 3º lugar do mercado de automóveis e comerciais leves, com 7,6% de participação de mercado (aumento de 0,2 ponto percentual). A Renault é líder na França e se tornou a 2ª marca na Espanha. Os modelos Clio e Captur permitiram que a Renault assumisse o 1º lugar do mercado dos compactos urbanos (segmentos A+B). Em comerciais leves, a marca mantém sua liderança pelo 17º ano consecutivo (14,2% de participação de mercado).
– Pelo segundo ano consecutivo, a marca Dacia registrou o maior crescimento de participação de mercado na Europa: 2,5% (avanço de 0,4 ponto). Na França, onde é a 5ª marca do mercado, a Dacia ganhou 0,5 ponto percentual de penetração, ficando com 4,9%, impulsionada principalmente pelo sucesso dos modelos Duster e Sandero (3º veículo mais vendido para pessoa física). Na Espanha, graças ao Sandero, aDacia teve um ganho de participação de mercado de 0,7 ponto, ficando com 4,7% de participação de mercado, para 45.986 emplacamentos. A Dacia também atingiu volumes e participações de mercado recorde na quase totalidade dos países da Europa, como Itália (2,7% de participação de mercado e aproximadamente 40.000 emplacamentos) ou no Reino Unido, onde, após apenas 2 anos de comercialização, a Dacia já conquistou quase 1 ponto de participação de mercado (23.862 novos clientes em 2014).
– Na França, o grupo Renault ganhou 1,3 ponto de participação de mercado, com 26,6% e volumes em alta de 5,5% em relação a 2013. Com mais de 105.000 emplacamentos, o Clio é o veículo mais vendido do mercado francês e o Captur é o primeiro crossover. O Grupo tem 5 veículos entre os 10 veículos de passeio mais vendidos. A marca domina amplamente o mercado de comerciais leves, com 31,7% de participação de mercado e emplacamentos em alta de 1,3%.
Fora da Europa
Em um contexto de declínio de seus principais mercados emergentes, a Renault resiste com ganhos de participação de mercado na Rússia, Brasil, Turquia e Argélia. Os emplacamentos do Grupo estão contudo em declínio de 5,9% fora da Europa, para 1.247.821 unidades. Eles representam 46% dos emplacamentos totais do Grupo, contra 50% em 2013.
Região Américas
Com 416.934 emplacamentos, os volumes do Grupo perderam 10,7%, em um mercado em declínio de -7,5%, em grande parte devido à situação econômica na Argentina. O Grupo Renault mantém uma participação de mercado de 6,4% (-0.2 pt), graças ao seu sucesso no Brasil.
– O Brasil continua sendo o 2º mercado do Grupo. Apesar de um mercado em queda de -7,1%, a Renault emplacou 237.187 unidades (alta 0,3%). A marca conquistou uma participação de mercado recorde de 7,1% (avanço de 0,5 ponto percentual).
– Na Argentina, em um contexto financeiro local difícil, a Renault decidiu limitar sua exposição ao Peso Argentino e, consequentemente, seus volumes de importação. Os emplacamentos foram penalizados e recuaram 39,8% em relação a 2013, para uma participação de mercado de 12,9% (2,5 pontos percentuais).
– Na Colômbia, a Renault é a 2ª marca do mercado, com um recorde de vendas de 50.362 unidades (+13,5%) e uma participação de mercado de 16,6% (alta de 0,5 ponto).
Região Eurásia
Em 2014, a participação de mercado do grupo Renault teve um aumento de 0,7 ponto percentual e ficou em 10,3%. O Grupo fez mais que o mercado, com emplacamentos em declínio de 5,4%, em um mercado em queda de 11,5%, graças às suas performances na Rússia e Turquia.
– Na Rússia, seu 3º mercado, impulsionada pelo sucesso do Duster (mais uma vez posicionado como primeiro SUV do mercado em 2014) e o lançamento bem-sucedido do Novo Logan e Novo Sandero, a Renault registrou uma participação de mercado recorde de 7,9% (alta de 0,3 ponto percentual), em um contexto econômico e monetário difícil.
– A Renault também segue sua expansão nos países CEI (Comunidade dos Estados Independentes), com volumes em alta de 42,5%, para uma participação de mercado de 5,9%, em evidente progressão (1,7 ponto percentual).
– Na Turquia, em um mercado em recuo de 10,0%, o Grupo ganhou 0,4 ponto percentual de participações de mercado (17,4%). A Renault é a 2ª marca do país.
– Na Romênia, a Dacia se mantém líder do mercado como montadora nacional. No total, o grupo Renault totalizou 38,6% de participação de mercado no país, com vendas em alta de 21,3%.
Região África, Oriente Médio, Índia
Com 308.012 emplacamentos, os volumes do Grupo recuaram 9,2% em 2014 na região, com uma participação de mercado que ficou em 3,8% (queda de 0,7 ponto percentual). Alguns dos mercados mais importantes para o Grupo estão em declínio, como o Magrebe (-13,2%) e a Índia (-0,8%).
– O Grupo se afirma como líder do mercado argelino,com 26,9% de participação de mercado, em alta de 0,7 ponto em um mercado em declínio de 19,8%. Esta performance posiciona as marcas Renault e Dacia em 1º e 3º lugares. Inaugurada em novembro de 2014, a fábrica Renault de Orã fortaleceu a posição da Renault como grande player do mercado automobilístico argelino.
– No Marrocos, em um mercado estável (alta de 1,1%), o Grupo Renault domina o mercado com 37% de participação de mercado e posiciona mais uma vez suas marcas Dacia e Renault no topo das vendas, com 45.174 veículos vendidos.
– Na Índia, a Renault se mantém a primeira marca europeia, com 1,5% de participação de mercado e 44.849 emplacamentos, apesar de um declínio em seu ciclo de produtos.
Região Ásia-Pacífico
Com 133.172 unidades, os volumes do Grupo apresentaram aumento de 23%, em um mercado em alta de 4,6%. Na Coreia, o Plano de Recuperação da Renault Samsung Motors impulsiona o crescimento.
– Na Coreia, em um mercado de automóveis em alta de 9,0%, a Renault Samsung Motors registrou novamente uma forte progressão de seus volumes (alta de 33,3%) e de sua participação de mercado (avanço de 1 ponto percentual para 5,7%), principalmente graças ao grande sucesso do QM3, que teve aproximadamente 20.000 unidades vendidas desde o início de sua comercialização, ao final de 2013.
– Na China, o Grupo totalizou 34.067 emplacamentos. Um ano após a criação daDongfeng Renault Automotive Company (DRAC), sua joint venture com a Dongfeng, a Renault segue sua trajetória para realizar, em 2016, o lançamento bem-sucedido de seus principais veículos fabricados localmente.
Perspectivas comerciais para o grupo Renault em 2015
Em 2015, o mercado mundial deve ter um crescimento moderado de 2% em relação a 2014. Também se espera um crescimento de 1 a 2% no mercado europeu, ficando a França estável.
“Em 2015, em um contexto de mercado ainda incerto, manteremos nosso avanço no âmbito de nosso plano de médio prazo, o Renault Drive the Change. Prevemos um aumento de nossos volumes mundiais, fortalecer nossa posição na Europa e melhorar nossas posições em nossos principais mercados emergentes. Nosso crescimento será mantido por um planejamento de produto em aceleração, com 5 novos modelos” declarou Jérôme Stoll, Membro do Comitê Executivo, Diretor Delegado de Performance e Diretor Comercial do Grupo.
Total das vendas VP+VU (veículos de passeio + utilitários) do grupo por região
|
Ao final de dezembro de 2014
|
Ao final de dezembro de 2013
|
% variação
|
França
|
577.601
|
547.694
|
5,5
|
Europa* (exceto França)
|
887.010
|
754.202
|
17,6
|
Total França + Europa
|
1.464.611
|
1.301.896
|
12,5
|
Eurásia
|
389.703
|
411.870
|
-5,4
|
Américas
|
416.934
|
466.891
|
-10,7
|
África, Oriente Médio, Índia
|
308.012
|
339.289
|
-9,2
|
Ásia Pacífico
|
133.172
|
108.237
|
23,0
|
Total exceto França + Europa
|
1.247.821
|
1.326.287
|
-5,9
|
Mundo
|
2.712.432
|
2.628.183
|
3,2
|
* Europa = UE (28 países – Bulgária & Romênia) + Balcãs (5 países) + Islândia, Noruega & Suíça
Total de vendas por marca
|
Ao final de dezembro de 2014
|
Ao final de dezembro de 2013
|
% variação
|
RENAULT
|
|
|
|
VP
|
1.811.343
|
1.837.737
|
-1,4
|
VU
|
307.501
|
293.753
|
4,7
|
VP+VU
|
2.118.844
|
2.131.490
|
-0,6
|
DACIA
|
|
|
|
VP
|
474.624
|
399.605
|
18,8
|
VU
|
36.841
|
29.991
|
22,8
|
VP+VU
|
511.465
|
429.596
|
19,1
|
RENAULT SAMSUNG MOTORS
|
|
|
|
VP
|
82.123
|
67.097
|
22,4
|
GRUPO RENAULT
|
|
|
|
VP
|
2.368.090
|
2.304.439
|
2,8
|
VU
|
344.342
|
323.744
|
6,4
|
VP+VU
|
2.712.432
|
2.628.183
|
3,2
|
15 principais mercados do Grupo ao final de dezembro de 2014
|
País
|
Vendas
VP + VU
|
Participações de mercado
|
|
País
|
Vendas
VP + VU
|
Participações de mercado
|
1
|
FRANÇA
|
577.601
|
26,6%
|
9
|
ARGÉLIA
|
91.800
|
26,9%
|
2
|
BRASIL
|
237.187
|
7,1%
|
10
|
ARGENTINA
|
84.946
|
12,9%
|
3
|
RÚSSIA
|
194.531
|
7,9%
|
11
|
COREIA DO SUL
|
80.003
|
4,9%
|
4
|
ALEMANHA
|
173.479
|
5,3%
|
12
|
BÉLGICA + LUXEMBURGO
|
77.303
|
13,0%
|
5
|
TURQUIA
|
133.212
|
17,4%
|
13
|
COLÔMBIA
|
50.362
|
16,6%
|
6
|
ITÁLIA
|
130.996
|
8,9%
|
14
|
MARROCOS
|
45.174
|
37,0%
|
7
|
ESPANHA
|
127.666
|
13,2%
|
15
|
ÍNDIA
|
44.849
|
1,5%
|
8
|
REINO UNIDO
|
109.014
|
3,9%
|
|
|
|
|
5 melhores vendas de VP do Grupo ao final de dezembro de 2014
|
||||
1
|
Duster (Renault + Dacia)
|
395.350
|
234.883 Renault.
|
160.467 Dacia
|
2
|
Renault Clio IV
|
378.526
|
|
|
3
|
Novo Logan (Renault + Dacia)
|
234.766
|
137.357 Renault.
|
97.409 Dacia
|
4
|
Novo Sandero (Renault + Dacia)
|
227.036
|
58.927 Renault
|
168.109 Dacia.
|
5
|
Captur (Renault + RSM)
|
196.592
|
178.401 Renault
|
18.191 RSM
|
