Connect with us

/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153

Alpha Notícias: Grupo Renault divulga resultados globais de 2014

Published

on

Com avanço de 3,2%, foram vendidas 2,7 milhões de unidades durante o ano passado

Texto: Assessoria de Imprensa

Em 2014, as vendas de veículos de passeio e comerciais leves do grupo Renault aumentaram 3,2%, com 2,7 milhões veículos licenciados, em um mercado automobilístico mundial em alta de 3,5%.

Na Europa, a participação de mercado do grupo Renault atingiu o patamar dos 10%, em progressão de 0,6 ponto percentual. Com 1.464.611 vendas, os volumes do Grupo estão em alta de 12,5%, com uma progressão duas vezes maior do que a do mercado. Impulsionada pelo sucesso do Clio, Captur, Duster e Sandero, esta performance das marcas Renault e Dacia permite que Grupo compense a desaceleração de suas vendas fora da Europa.

Apesar das crises econômicas e financeiras em seus principais mercados emergentes, o Grupo Renault apresenta participações de mercado recorde no Brasil (7,1%) e na Rússia (7,9%), seus 2º e 3º maiores mercados. Todavia, os emplacamentos fora da Europa recuaram 5,9%.

Em resumo, em 2014:
  • As vendas do Grupo Renault (automóveis e comerciais leves) aumentaram de 3,2% com um volume global de 2,7 milhões de unidades.
  • O Grupo Renault ganhou participações de mercado em 9 de seus 10 principais mercados.
  • Na Europa, a participação de mercado do Grupo é de 10%: a marca Renault ganhou 0,2 ponto percentual de participação de mercado e a marca Dacia ganhou 0,4 ponto. Em veículos utilitários, a Renault mantém sua liderança pelo 17º ano consecutivo, com uma participação de mercado de 14,2%.
  • Fora da Europa, o Grupo obteve ganhos de participação de mercado em 6 de seus 7 principais mercados, dentre os quais o Brasil (7,1%) e a Rússia (7,9%).

Em 2014, as vendas da Renault aumentaram 3,2%, ficando em 2,7 milhões de unidades e realizando 10% de participação de mercado na Europa. O Grupo dá mais um passo adiante no âmbito de seu plano de médio prazo, o Renault Drive the Change declarou Jérôme Stoll, Membro do Comité Executivo, Diretor Delegado de Performance e Diretor Comercial do Grupo.

Europa

Em 2014, o Grupo Renault registrou uma progressão de seus emplacamentos de 12,5%, em um mercado em alta de 5,9%, e ultrapassou o patamar dos 10% de participação de mercado (+0,6 ponto percentual). O grupo teve um aumento em volumes e participações de mercado na quase totalidade dos países. Suas maiores progressões foram registradas no Reino Unido (41,9%), Portugal (42,1%), Espanha (30,2%) e Itália (28,9%).

– A marca Renault ocupa o 3º lugar do mercado de automóveis e comerciais leves, com 7,6% de participação de mercado (aumento de 0,2 ponto percentual). A Renault é líder na França e se tornou a 2ª marca na Espanha. Os modelos Clio e Captur permitiram que a Renault assumisse o 1º lugar do mercado dos compactos urbanos (segmentos A+B). Em comerciais leves, a marca mantém sua liderança pelo 17º ano consecutivo (14,2% de participação de mercado).

– Pelo segundo ano consecutivo, a marca Dacia registrou o maior crescimento de participação de mercado na Europa: 2,5% (avanço de 0,4 ponto). Na França, onde é a 5ª marca do mercado, a Dacia ganhou 0,5 ponto percentual de penetração, ficando com 4,9%, impulsionada principalmente pelo sucesso dos modelos Duster e Sandero (3º veículo mais vendido para pessoa física). Na Espanha, graças ao Sandero, aDacia teve um ganho de participação de mercado de 0,7 ponto, ficando com 4,7% de participação de mercado, para 45.986 emplacamentos. A Dacia também atingiu volumes e participações de mercado recorde na quase totalidade dos países da Europa, como Itália (2,7% de participação de mercado e aproximadamente 40.000 emplacamentos) ou no Reino Unido, onde, após apenas 2 anos de comercialização, a Dacia já conquistou quase 1 ponto de participação de mercado (23.862 novos clientes em 2014).

– Na França, o grupo Renault ganhou 1,3 ponto de participação de mercado, com 26,6% e volumes em alta de 5,5% em relação a 2013. Com mais de 105.000 emplacamentos, o Clio é o veículo mais vendido do mercado francês e o Captur é o primeiro crossover. O Grupo tem 5 veículos entre os 10 veículos de passeio mais vendidos. A marca domina amplamente o mercado de comerciais leves, com 31,7% de participação de mercado e emplacamentos em alta de 1,3%.

Fora da Europa

Em um contexto de declínio de seus principais mercados emergentes, a Renault resiste com ganhos de participação de mercado na Rússia, Brasil, Turquia e Argélia. Os emplacamentos do Grupo estão contudo em declínio de 5,9% fora da Europa, para 1.247.821 unidades. Eles representam 46% dos emplacamentos totais do Grupo, contra 50% em 2013.

Região Américas

Com 416.934 emplacamentos, os volumes do Grupo perderam 10,7%, em um mercado em declínio de -7,5%, em grande parte devido à situação econômica na Argentina. O Grupo Renault mantém uma participação de mercado de 6,4% (-0.2 pt), graças ao seu sucesso no Brasil.

–       O Brasil continua sendo o 2º mercado do Grupo. Apesar de um mercado em queda de -7,1%, a Renault emplacou 237.187 unidades (alta 0,3%). A marca conquistou uma participação de mercado recorde de 7,1% (avanço de 0,5 ponto percentual).

–       Na Argentina, em um contexto financeiro local difícil, a Renault decidiu limitar sua exposição ao Peso Argentino e, consequentemente, seus volumes de importação. Os emplacamentos foram penalizados e recuaram 39,8% em relação a 2013, para uma participação de mercado de 12,9% (2,5 pontos percentuais).

–       Na Colômbia, a Renault é a 2ª marca do mercado, com um recorde de vendas de 50.362 unidades (+13,5%) e uma participação de mercado de 16,6% (alta de 0,5 ponto).

Região Eurásia

Em 2014, a participação de mercado do grupo Renault teve um aumento de 0,7 ponto percentual e ficou em 10,3%. O Grupo fez mais que o mercado, com emplacamentos em declínio de 5,4%, em um mercado em queda de 11,5%, graças às suas performances na Rússia e Turquia.

–       Na Rússia, seu 3º mercado, impulsionada pelo sucesso do Duster (mais uma vez posicionado como primeiro SUV do mercado em 2014) e o lançamento bem-sucedido do Novo Logan e Novo Sandero, a Renault registrou uma participação de mercado recorde de 7,9% (alta de 0,3 ponto percentual), em um contexto econômico e monetário difícil.

–       A Renault também segue sua expansão nos países CEI (Comunidade dos Estados Independentes), com volumes em alta de 42,5%, para uma participação de mercado de 5,9%, em evidente progressão (1,7 ponto percentual).

–       Na Turquia, em um mercado em recuo de 10,0%, o Grupo ganhou 0,4 ponto percentual de participações de mercado (17,4%). A Renault é a 2ª marca do país.

–       Na Romênia, a Dacia se mantém líder do mercado como montadora nacional. No total, o grupo Renault totalizou 38,6% de participação de mercado no país, com vendas em alta de 21,3%.

Região África, Oriente Médio, Índia 

Com 308.012 emplacamentos, os volumes do Grupo recuaram 9,2% em 2014 na região, com uma participação de mercado que ficou em 3,8% (queda de 0,7 ponto percentual). Alguns dos mercados mais importantes para o Grupo estão em declínio, como o Magrebe (-13,2%) e a Índia (-0,8%).

–       O Grupo se afirma como líder do mercado argelino,com 26,9% de participação de mercado, em alta de 0,7 ponto em um mercado em declínio de 19,8%. Esta performance posiciona as marcas Renault e Dacia em 1º e 3º lugares. Inaugurada em novembro de 2014, a fábrica Renault de Orã fortaleceu a posição da Renault como grande player do mercado automobilístico argelino.

–       No Marrocos, em um mercado estável (alta de 1,1%), o Grupo Renault domina o mercado com 37% de participação de mercado e posiciona mais uma vez suas marcas Dacia e Renault no topo das vendas, com 45.174 veículos vendidos.

–       Na Índia, a Renault se mantém a primeira marca europeia, com 1,5% de participação de mercado e 44.849 emplacamentos, apesar de um declínio em seu ciclo de produtos.

Região Ásia-Pacífico

Com 133.172 unidades, os volumes do Grupo apresentaram aumento de 23%, em um mercado em alta de 4,6%. Na Coreia, o Plano de Recuperação da Renault Samsung Motors impulsiona o crescimento.

–       Na Coreia, em um mercado de automóveis em alta de 9,0%, a Renault Samsung Motors registrou novamente uma forte progressão de seus volumes (alta de 33,3%) e de sua participação de mercado (avanço de 1 ponto percentual para 5,7%), principalmente graças ao grande sucesso do QM3, que teve aproximadamente 20.000 unidades vendidas desde o início de sua comercialização, ao final de 2013. 

–       Na China, o Grupo totalizou 34.067 emplacamentos. Um ano após a criação daDongfeng Renault Automotive Company (DRAC), sua joint venture com a Dongfeng, a Renault segue sua trajetória para realizar, em 2016, o lançamento bem-sucedido de seus principais veículos fabricados localmente.

Perspectivas comerciais para o grupo Renault em 2015

Em 2015, o mercado mundial deve ter um crescimento moderado de 2% em relação a 2014. Também se espera um crescimento de 1 a 2% no mercado europeu, ficando a França estável.
Em 2015, em um contexto de mercado ainda incerto, manteremos nosso avanço no âmbito de nosso plano de médio prazo, o Renault Drive the Change. Prevemos um aumento de nossos volumes mundiais, fortalecer nossa posição na Europa e melhorar nossas posições em nossos principais mercados emergentes. Nosso crescimento será mantido por um planejamento de produto em aceleração, com 5 novos modelos declarou Jérôme Stoll, Membro do Comitê Executivo, Diretor Delegado de Performance e Diretor Comercial do Grupo.

Total das vendas VP+VU (veículos de passeio + utilitários) do grupo por região

Ao final de dezembro de 2014
Ao final de dezembro de 2013
% variação
França
577.601
547.694
5,5
Europa* (exceto França)
887.010
754.202
17,6
Total França + Europa
1.464.611
1.301.896
12,5
Eurásia
389.703
411.870
-5,4
Américas
416.934
466.891
-10,7
África, Oriente Médio, Índia
308.012
339.289
-9,2
Ásia Pacífico
133.172
108.237
23,0
Total exceto França + Europa
1.247.821
1.326.287
-5,9
Mundo
2.712.432
2.628.183
3,2



* Europa = UE (28 países – Bulgária & Romênia) + Balcãs (5 países) + Islândia, Noruega & Suíça
Total de vendas por marca

Ao final de dezembro de 2014
Ao final de dezembro de 2013
% variação
RENAULT
VP
1.811.343
1.837.737
-1,4
VU
307.501
293.753
4,7
VP+VU
2.118.844
2.131.490
-0,6
DACIA
VP
474.624
399.605
18,8
VU
36.841
29.991
22,8
VP+VU
511.465
429.596
19,1
RENAULT SAMSUNG MOTORS
VP
82.123
67.097
22,4
GRUPO RENAULT
VP
2.368.090
2.304.439
2,8
VU
344.342
323.744
6,4
VP+VU
2.712.432
2.628.183
3,2
15 principais mercados do Grupo ao final de dezembro de 2014

País
Vendas
VP + VU
Participações de mercado
País
Vendas
VP + VU
Participações de mercado
1
FRANÇA
577.601
26,6%
9
ARGÉLIA
91.800
26,9%
2
BRASIL
237.187
7,1%
10
ARGENTINA
84.946
12,9%
3
RÚSSIA
194.531
7,9%
11
COREIA DO SUL
80.003
4,9%
4
ALEMANHA
173.479
5,3%
12
BÉLGICA + LUXEMBURGO
77.303
13,0%
5
TURQUIA
133.212
17,4%
13
COLÔMBIA
50.362
16,6%
6
ITÁLIA
130.996
8,9%
14
MARROCOS
45.174
37,0%
7
ESPANHA
127.666
13,2%
15
ÍNDIA
44.849
1,5%
8
REINO UNIDO
109.014
3,9%
5 melhores vendas de VP do Grupo ao final de dezembro de 2014
1
Duster (Renault + Dacia)
395.350
234.883 Renault.
160.467 Dacia
2
Renault Clio IV
378.526
3
Novo Logan (Renault + Dacia)
234.766
137.357 Renault.
97.409 Dacia
4
Novo Sandero (Renault + Dacia)
227.036
58.927 Renault
168.109 Dacia.
5
Captur (Renault + RSM)
196.592
178.401 Renault
18.191 RSM
Advertisement