Alpha Notícias: Câmara Mexicana quer ampliar comércio bilateral com Brasil
México ocupa apenas o 17º lugar dentre os destinos das exportações brasileiras
Texto: Assessoria de Imprensa
Companhias como Aeromexico, Coca-Cola Femsa, Ratio e Embratel farão parte do torneio, cujo objetivo vai muito além das tacadas em busca de pontos. A grande meta é desencadear uma nova etapa no comércio entre as duas nações, conforme aponta o novo presidente, Miguel Saldívar.
O executivo, que preside no Brasil a empresa mexicana Softtek, salienta que o objetivo da diretoria recém-empossada é assumir uma nova função no mercado brasileiro. “A entidade retoma suas atividades de cara nova e espírito revitalizado. Nosso propósito, além de fortalecer as relações comerciais entre os dois países, é facilitar o acesso recíproco à cultura e à economia”.
Com esse objetivo, formadores de opinião, representantes de multinacionais, empresários brasileiros e os associados da Câmara estarão presentes ao torneio de golfe, que acontece dias 27 e 28 de fevereiro, sexta-feira e sábado, no Clube de Campo São Paulo.
Potencial de negócios
“O fato de o Estado de São Paulo ser um dos maiores polos industriais do Brasil facilita a ampliação do comércio”, diz Saldívar. Na capital, concentram-se as sedes de inúmeras multinacionais e, por consequência, as organizações sociais e comerciais de apoio. Uma delas é a Câmara Mexicana, instalada no Brasil desde o ano de 1994. No final do ano passado, a instituição passou por mudanças, incluindo seu quadro diretivo.
De acordo com os índices divulgados pela ApexBrasil (Agencia Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), até o ano de 2012, Brasil e México somavam 55% do PIB latino-americano. No entanto, ainda que o potencial de negócios seja grande, no mesmo período, o país da América do Norte ocupa apenas o 17º lugar dentre os principais destinos de exportações brasileiras.
“Já se sabe qual o leque de possibilidades que existem para as duas nações. São Paulo recebe mais de 8,4 bilhões de reais em investimentos estrangeiros, a quarta metrópole no ranking mundial de captação de capital, segundo a KPMG”, aponta Saldívar. “A câmara quer fortalecer uma comunidade de cooperação para explorar ao máximo as parcerias possíveis e beneficiar os dois países. Para simbolizar a nova fase, teremos o primeiro evento deste ano, reunindo os principais players do mercado”.