Alpha Notícias: Parcerias da MAHLE Metal Leve recebem menções honrosas
Trabalhos com a participação da engenharia do Centro Técnico foram lembrados por sua qualidade e inovação tecnológica
Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa
Tido como um dos principais acontecimentos a registrar o desenvolvimento de trabalhos técnicos voltados para a descoberta de novos métodos e processos evolutivos em diversas áreas da engenharia da mobilidade, o Congresso SAE BRASIL continua a ser um dos grandes incentivadores da tecnologia brasileira.
Em sua edição de 2014, a organização do evento recebeu 243 trabalhos técnicos, 196 deles aprovados, dos quais 144 foram apresentados por seus autores. Dos papers apresentados, 135 foram de engenheiros nacionais e nove de autores estrangeiros – seis da Espanha e três da Alemanha.
Em evento realizado há uma semana na sede paulista da SAE BRASIL foram divulgados os melhores papers nas categorias: Nacional, Internacional e Sustentabilidade, além das Menções Honrosas para os trabalhos que se mais se destacaram. Uma das menções honrosas foi concedida para um trabalho desenvolvido entre a MAHLE e um grupo de tribologia da Universidade de São Paulo (USP), sob o tema “Componentes e Peças”. Trata-se da análise da topografia do cilindro de motor, assunto que começa a tomar forma na Europa e que foi abordado por um aluno de mestrado que desenvolveu um método de quantificação semelhante ao que é adotado em algumas montadoras no exterior.
“Rafael Obara, engenheiro mecânico, foi meu estagiário durante o curso de graduação”, comenta Eduardo Tomanik, da engenharia do Centro Tecnológico da MAHLE Metal Leve. “Trabalhamos juntos, e sob minha coordenação ele desenvolveu um trabalho bastante avançado, inclusive se levarmos em consideração o que está sendo desenvolvido lá fora. No Brasil, ainda é absoluta novidade”. O paper em questão tem o título de “Folded metal and other surface parameters on combustion engine cylinders” e recebeu o número: 2014-36-0323. Os autores são: Rafael Brisolla Obara, Eduardo M. Tomanik e Roberto Martins de Souza.
A segunda Menção Honrosa recebida pela MAHLE, e que tem como tema: “Combustíveis e Recursos Energéticos”, versa sobre a contribuição do óleo lubrificante para a diminuição do atrito interno do motor e, consequentemente, para a redução do consumo de combustível. Foi um trabalho desenvolvido em parceria com uma equipe da Infinium Engine Oil (Margareth Judith Souza de Carvalho, Katherine Richard e Isabella Goldmints) e Eduardo M. Tomanik da MAHLE Metal Leve.
Entre outras constatações, o trabalho conclui que um lubrificante de mesma viscosidade pode apresentar diferentes performances para a redução do atrito e a economia de combustível em função dos aditivos que foram acrescentados em sua formulação. Essa é uma matéria muito em voga no Brasil por causa do Inovar-Auto, já que as montadoras têm caminhado no sentido de utilizar lubrificantes de menor viscosidade porém com uma grande participação de aditivos para esse fim. O paper em questão tem o título de “Impact of lubricant viscosity and additives on engine fuel economy” e recebeu o número: 2014-36-0507.
Sobre o Tech Center
A unidade brasileira do Centro de Tecnologia da Mahle, um dos dez existentes ao redor do mundo, é fruto de investimentos da ordem de R$ 91 milhões. O Tech Center de Jundiaí trabalha com o desenvolvimento de todos os produtos do portfólio global da Mahle e é o responsável mundial pelas linhas de anéis de pistão, camisas de cilindros e filtros para aplicações em motores flexíveis. Em suas instalações trabalham 297 colaboradores entre técnicos, graduados, pós graduados, mestres e doutores. Está instalado em uma área de proteção ambiental permanente de 125 mil m2, e seu principal foco é o desenvolvimento de componentes e soluções tecnológicas para motores de combustão interna, visando à redução de atrito, de emissões e do consumo de combustível.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.