HORSE faz parceria com Lecar
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HORSE faz parceria com Lecar

HORSE faz parceria com Lecar

A HORSE assinou seu primeiro acordo para produzir motores com a tecnologia Range Extender para o veículo de passeio Lecar 459 Hybrid.

Produzido na planta da HORSE em Curitiba, o motor HR10 tem 125 cavalos de potência e 220 Nm de torque

HORSE faz parceria com Lecar

“Para a Lecar, este acordo permite à marca utilizar o motor HR10 da HORSE para um EREV de passageiros, após comprovado sucesso em soluções de Range Extender para veículos comerciais leves. Para a HORSE, este é um passo monumental no fornecimento de motores a combustão para Range Extenders para veículos de passageiros”, destaca Matias Giannini, CEO da HORSE Powertrain Limited.

Previsto para ser lançado em 2026, o 459 Hybrid será o primeiro veículo da Lecar, nova montadora brasileira de veículos elétricos e híbridos, fundada pelo empresário brasileiro Flávio Figueiredo Assis.

A HORSE, inicialmente, fornecerá à Lecar 12.000 unidades anuais de seus motores HR10 de 1.0 litro e 3 cilindros, com a possibilidade de aumento de volume, conforme a demanda. Os motores HR10 são projetados para operar com gasolina e etanol.

As unidades HR10 servirão como motor a combustão no powertrain da tecnologia Range Extender do Lecar 459 Hybrid, aproveitando seu sucesso comprovado nas soluções para veículos comerciais leves.

Modelo Lecar 459 Hybrid será equipado com motor HORSE HR10

“Nossa equipe tem um plano extremamente ambicioso para o Lecar Hybrid 459, primeiro EV totalmente brasileiro. A HORSE é o parceiro ideal, além de ser um fornecedor de classe mundial, líder na indústria de motores a combustão. A HORSE está perfeitamente alinhada com a visão da Lecar de revolucionar o mercado automotivo brasileiro com soluções produzidas localmente”, completa Flávio Figueiredo Assis, fundador e CEO da Lecar.

Ao contrário dos PHEVs tradicionais, o motor a combustão de um EREV nunca aciona diretamente as rodas do carro, ele fornece carga para a bateria do veículo por meio de um gerador elétrico a bordo.

Isso permite que o motor a combustão opere em seu estado de maior eficiência, minimizando o consumo de combustível e as emissões. Quando a bateria está totalmente carregada, o motor do EREV é automaticamente desligado.

A bateria também pode ser carregada de forma semelhante a qualquer outro EV, usando um carregador público ou uma fonte de energia doméstica. Quando utilizado com combustíveis de baixo carbono, como os flex, populares no mercado brasileiro, a pegada de carbono do EREV é comparável a um EV.

“A HORSE foi o parceiro natural para o novo carro híbrido de passeio da Lecar. Nosso motor HR10, fabricado em Curitiba, para a tecnologia Range Extender, já equipa um veículo comercial leve, o que o torna uma tecnologia comprovada no mercado. Por isso, nos tornamos o fornecedor perfeito para a visão da Lecar. Este é um marco significativo para a HORSE, que continua a cumprir sua estratégia de desenvolver soluções sob medida para cada mercado. Mais uma vez, demonstramos nossa liderança tecnológica e industrial, e estou extremamente orgulhoso das equipes da HORSE em todo o mundo, que contribuíram para esse sucesso de engenharia e comercial”, reforça Patrice Haettel, CEO da HORSE.

Tecnologia comprovada da Horse

Este acordo ocorre após o desenvolvimento do primeiro protótipo do Lecar 459 Hybrid, em agosto, quando a empresa comprou uma unidade HR10 para testes e configuração em seu veículo de teste.

Produzido na planta da HORSE em Curitiba, o motor HR10, de 125 cv de potência e 220 Nm de torque, graças à injeção direta de combustível, comando duplo de válvulas e turbocompressor.

Além do HR10, o Lecar 459 Hybrid utilizará um gerador elétrico da WEG – parceiro de componentes elétricos da HORSE para solução Range Extender.

“Este acordo sinaliza nosso compromisso com o Brasil, um dos mercados automotivos mais potentes do mundo. Também destaca nosso compromisso com a inovação em EREVs, uma das categorias de veículos que mais cresce globalmente, e a nossa capacidade de apoiar marcas e OEMs no desenvolvimento de veículos elétricos e com motor a combustão”, finaliza Giannini.