Alpha Pesados: SHAANXI e a METRO-SHACMAN criam a SHACMAN do Brasil
Acordo terá investimento de US$100 milhões para instalação da linha de montagem de veículos pesados da marca no Brasil
Temos uma nova marca de caminhões no Brasil. Na Conferência Anual da Shacman na cidade de Zhuhai, litoral sul da China, foi assinada a join-venture entre a SHAANXI Automotive Group e a METRO-SHACMAN e criada a SHACMAN do Brasil.
O evento contou com executivos e colaboradores da empresa, autoridades, representantes da marca SHACMAN da América Latina, Ásia, Austrália, Oriente Médio e África.
A Shacman vendeu em 2014 aproximadamente 102 mil caminhões, sendo 13 mil para exportação e teve faturamento da ordem U$6,5 bilhões de dólares.
A METRO-SHACMAN foi a primeira empresa de caminhões de marca Chinesa a se habilitar ao INOVAR-AUTO, e já tem sua linha de caminhões pesados homologados para o Brasil. Desde 2011 foram importados caminhões da Shacman para testes de homologação e comercialização no mercado.
Na edição da FENATRAN de 2013, a empresa Brasileira apresentou ao público seu veiculo conceito com mais de 60% de conteúdo Brasileiro, desenvolvido em parceria com fornecedores locais em tempo recorde para a indústria nacional. Em 2014 a empresa se associou á ANFAVEA, novamente sendo a primeira marca de caminhões Chinês à fazer parte dessa entidade, que representa os fabricantes de veículos automotores no Brasil. Com área própria de 54.000m2, sendo 12.000m2 de área construída na cidade de Tatuí, São Paulo, a SHACMAN do Brasil irá produzir seus primeiros caminhões pesados já em 2016.
A METRO-SHACMAN possui concessionaria própria em Sorriso, Mato Grosso, onde os caminhões são usados nas operações mais severas de transporte de grãos com composição de carga com 9 eixos e 74 tons de PBTC (Bi-trem).
Na parte externa do evento na China, formam expostos diversos veículos SHACMAN, incluindo um caminhão Shacman 8×8 com Motor Cummins ISX de 15 Litros 600 hp, 2800 Nm de torque, e transmissão Automatizada Allison.
Diretor de Desenvolvimento de Produtos, Marcos Gonzalez, verifica junto com o Reinaldo Reis Vieira esse veiculo que tem a capacidade de levar até 300 toneladas de CMT(capacidade máxima de tração).
Gonzalez comenta que “Apos a instalação da linha de montagem dos caminhões pesados, poderemos introduzir novos modelos de veículos para o mercado Brasileiro”.
A SHACMAN na China dispõe de um portfolio completo de veículos que vão desde os caminhões leves até extrapesados, para atender diversos segmentos do mercado, além de ônibus, vans, veículos militares e diversos tipos de implementos.