Connect with us

Alpha Notícias: FEI conquista vaga na etapa mundial do BAJA SAE

Published

on

Na categoria ‘conforto’, as equipes levaram primeiro e segundo lugares  

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa 
Com mais de 65 equipes universitárias de todo o País, foi realizada em Piracicaba a 21ª edição da competição automobilística de protótipos off-road Baja SAE-Brasil Petrobras.

O Centro Universitário da FEI (tetracampeão mundial no Baja) foi representado por duas equipes, com um carro cada uma, e se classificou entre as quatro primeiras colocações.

A equipe garantiu vaga na etapa mundial, em maio, nos Estados Unidos (Baltimore), uma vez que o segundo e o terceiro lugares foram conquistados pela equipe da Universidade Federal de Pernambuco. A vencedora foi a Universidade Federal de Minas Gerais.

Na categoria “conforto”, o carro FEI Baja 2 ficou em 1º lugar e o FEI Baja 1, em 2º. Nas categorias “apresentação de projeto” e “enduro de resistência” (prova com quatro horas de duração), a equipe da FEI conquistou o 3º lugar pelo Baja 2 e Baja 1, respectivamente.

Os carros são construídos e testados pelos alunos, sob supervisão dos professores. Para Roberto Bortolussi, professor de Engenharia Mecânica da FEI, a competição obteve um resultado satisfatório. “Esta é uma equipe de garra mesmo. Apesar de termos tido problemas mecânicos nos dois carros, a equipe estava preparada e conseguiu nos classificar para a etapa mundial.”

A FEI foi uma das primeiras faculdades do Brasil a ter uma equipe de mini-baja para as competições realizadas pela Society of Automotive Engineers – SAE. Iniciadas em 1976, nos Estados Unidos, as disputas chegaram ao País em 1995, pela SAE Brasil, filiada à SAE International. O Baja da FEI é tetracampeão mundial (2004, 2007, 2008 e 2014) e heptacampeão nacional (2001, 2002, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2011).

Exclusivas para alunos da graduação, as competições Baja SAE são uma oportunidade para colocar em prática conhecimentos sobre projeto, construção, montagem e manutenção de máquinas.