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Alpha Notícias: Jeep Renegade surpreende com sua capacidade off-road
Modelo também combina excelente comportamento dinâmico no asfalto
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Marcos Camargo / Divulgação
Por ser novidade, o proprietário do Jeep Renegade vai ficar admirado com os olhares do público pelas ruas. Mas, ele vai se surpreender quando precisar por o modelo numa estrada de terra, por exemplo.
Primeiro utilitário-esportivo compacto a usar a inédita arquitetura Small Wide 4×4, da FCA – Fiat Chrysler Automobiles, com suspensão totalmente independente, o Renegade eleva o padrão no segmento com dirigibilidade excepcional no asfalto, alta rigidez estrutural e a melhor capacidade off-road de sua categoria.
“Acima de tudo, precisávamos entregar um SUV da Jeep e, para chegar lá, projetamos a nova plataforma Small Wide 4×4 para definir os níveis de capacidade off-road que são referência no segmento de SUVs compactos”, afirma Art Anderson, engenheiro-chefe do projeto do Jeep Renegade.
Como o primeiro veículo da Jeep fabricado exclusivamente fora dos EUA, visando mais de 100 mercados ao redor do mundo, o desenvolvimento do Jeep Renegade teve uma coordenação global da engenharia e design da Jeep, com enorme participação dos engenheiros da FCA no Brasil, que dedicaram 500 mil horas de trabalho e ainda rodaram 40% de toda a quilometragem dos testes de desenvolvimento.
Arquitetura inédita Small Wide 4×4
Como o primeiro veículo da FCA a usar a plataforma Small Wide 4×4, o Jeep Renegade tem uma arquitetura modular que possibilita que muitos modelos diferentes possam ser desenvolvidos e construídos a partir dela. O resultado é uma melhor qualidade e confiabilidade, menos tempo de desenvolvimento e melhoria do ferramental. A arquitetura na qual o Renegade é fabricado abrange componentes modulares e intercambiáveis comuns, e permite a modularidade de distância entre-eixos, bitola dianteira, bitola traseira, balanço dianteiro, comprimento e largura nas linhas de veículos.
Projetado para aventuras ‘Trail Rated’
Com uso extensivo de aços modernos, resinas compostas e avançadas simulações de impactos em computador, a nova arquitetura do Jeep Renegade 2016 oferece excelente rigidez torcional para melhor controle da geometria da carroceria. Para seus passageiros, a nova plataforma permite que o Renegade entregue mais rigidez, gerando confiança e controle durante manobras em alta velocidade na estrada e resistência em condições off-road, com muita articulação das rodas e até 22,3 cm de distância do solo.
Como o primeiro veículo a usar a arquitetura Small Wide 4×4, o Renegade foi projetado para ser competitivo em todos os aspectos de resistência a impactos no segmento de SUVs compactos. Projetado e desenvolvido de acordo com as classificações estabelecidas em regulamentações governamentais e entidades independentes no mundo todo, o Jeep Renegade já conquistou cinco estrelas na avaliação do Euro NCAP.
Estrutura rígida de carroceria
O Jeep Renegade 2016 apresenta uma estrutura de carroceria baseada na inédita arquitetura Small Wide 4×4, com estrutura e quadro superiores da carroceria projetados como uma peça única para conferir rigidez e mais eficiência construtiva.
Além do emprego livre de adesivos estruturais, a base rígida deste novo SUV compacto pode ser atribuída ao cerca de 70% de aço de alta resistência usado – primeiro Jeep a ter esse porcentual. Isso também beneficia a dinâmica do veículo e a resistência a impactos, ao mesmo tempo que otimiza o peso.
Dentre os mais notáveis recursos da estrutura da carroceria está a aplicação de avançados aços de alta resistência e estampados a quente nas partes frontal, superior e inferior da carroceria, pilares A e B, soleiras e longarinas. Combinados, esses atributos estruturais permitem a resistência do teto do Jeep Renegade, bem como uma melhor visibilidade por meio de pilares mais finos.
As interfaces da estrutura reforçadas do chassi até a carroceria, incluindo suportes de suspensão, foram projetadas para garantir alta rigidez nesses pontos e minimizar a passagem de ruídos de baixa frequência para a cabine. Além disso, essa estrutura rígida possibilitou aos engenheiros fazer ajustes finos no chassi do Jeep Renegade. O resultado geral é a sensação de rigidez, confiança e sofisticação do Jeep Renegade, seja na estrada ou na trilha.
Desempenho no asfalto com a capacidade para qualquer terreno da Jeep
Para oferecer o melhor desempenho off-road do segmento com a dirigibilidade e conforto esperados para um SUV compacto de nível mundial, o Jeep Renegade 2016 traz suspensão dianteira do tipo McPherson com rigidez excepcional para até 17 cm de articulação, melhor comportamento em curvas e peso reduzido. Um elemento transversal frontal especialmente projetado tem duas funções: fornecer rigidez para maior conforto acústico e integrar uma linha de terceira carga para melhorar a absorção de energia em caso de impacto. Uma inovação foi a adoção de montagem de amortecedores bipartidos, que transmitem as vibrações do piso para a estrutura da carroceria por meio de dois trajetos diferentes, para melhor acústica interna e mais eficiência dos próprios amortecedores.
Projetada para amenizar asperezas indesejadas na cabine e ajudar a lidar com a transmissão do torque, a arquitetura do chassi do Renegade apresenta suspensão traseira do tipo McPherson. Com molas helicoidais e amortecedores montados na parte superior, este design permite que o Jeep Renegade maximize a flexibilidade das molas, melhorando o desempenho na estrada e ofereça até 20,5 cm de articulação das rodas traseiras para aventuras off-road. Há ainda subchassi traseiro nas versões 4×4. Ele fornece os pontos de fixação para dois elos laterais e semi-eixos.
Avançado sistema de direção elétrica
O Jeep Renegade 2016 conta com uma eficiente e precisa direção elétrica. O sistema de assistência é montado na coluna da direção e utiliza a tecnologia mais recente disponível, que proporciona dirigibilidade esportiva ao gerenciar cargas significativas em todas as velocidades de operação do volante, além de auxiliar em curvas, modulando de acordo com as condições de dirigibilidade. Há redução de até 3% no consumo de combustível em comparação com um sistema hidráulico convencional. Toda a assistência é fornecida por um motor elétrico – como o sistema é inteiramente eletrônico, o motorista experimenta um esforço ideal na direção em todas as velocidades do veículo com a melhor eficiência de combustível, já que não há perdas parasíticas de uma bomba de direção hidráulica.
Para completar, o sistema de direção com torque ativo (Driving Steering Torque) do novo Jeep Renegade melhora tanto a segurança como a dirigibilidade. Exemplificando, numa curva feita no limite da aderência, o sistema exerce uma força na direção contrária à que o motorista precisa girar, tornando o volante mais pesado nesse lado, para induzir o motorista a optar pela trajetória correta. Além disso, o sistema de direção é totalmente integrado com o controle eletrônico de estabilidade (ESC) do veículo para ajudar na compensação em situações de tração fracionada, direção de torque e deriva de direção (estradas irregulares).
Cabine silenciosa
Para que o Jeep Renegade 2016 fosse capaz de oferecer uma cabine silenciosa, os engenheiros maximizaram o design estrutural do veículo e fizeram acertos no interior para proporcionar melhores qualidades sonoras, isolando ruídos externos, como do conjunto propulsor e do vento.
Este Jeep ideal para a cidade recebeu tratamento especial para reduzir os níveis de ruído, vibração e aspereza (NVH). O que inclui para-brisa acústico laminado, portas com vedações triplas e revestimentos acústicos nas caixas de rodas, que absorvem o ruído da estrada e possibilitam um ambiente silencioso na cabine. Em conjunto, estas melhorias de design conferem ao Renegade a qualidade acústica interior de primeira classe.
Desenvolvimento com foco no cliente
O Jeep Renegade 2016 foi desenvolvido e projetado para superar as expectativas de satisfação do cliente, qualidade e confiabilidade. Os engenheiros do Jeep Renegade empregaram a metodologia Design for Six Sigma (DFSS) para garantir que a opinião do cliente fosse capturada durante o processo de desenvolvimento do veículo. A metodologia DFSS reúne os dados de opiniões dos clientes e os aprendizados, a fim de garantir que cada veículo tenha a mais alta qualidade possível.