Alpha Notícias: Citroën C3 obtém rendimento aceitável em avaliação do Latin NCAP

Alpha Notícias: Citroën C3 obtém rendimento aceitável em avaliação do Latin NCAP

Modelo fabricado no Brasil obteve no sufoco quatro estrelas

Texto: Assessoria de Imprensa

O Citroën C3, fabricado no Brasil, obteve apertadamente classificação quatro estrelas para a proteção do passageiro adulto e apenas duas estrelas para a proteção do passageiro criança, nos últimos testes do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), do qual a PROTESTE Associação de Consumidores é parceira. 

A estrutura do veículo foi considerada instável; contudo, os airbags frontais proporcionaram um nível adequado de proteção para o passageiro adulto. Foi considerado um rendimento aceitável.

Os resultados divulgados nesta quarta-feira envolveram avaliações de outros dois veículos fabricados no México (Seat Leon ST e Nissan Tiida) e mostram importantes avanços em segurança veicular na região.  O Seat Leon ST (caminhonete) se tornou o segundo modelo fabricado na região a obter cinco estrelas tanto para a proteção de adultos, quanto para a proteção de crianças. Antes, só o Volkswagen Golf havia obtido classificação máxima. 

O equipamento de segurança básico do C3 contém menos especificações que sua versão básica europeia. Airbags laterais, ISOFIX e o interruptor para desativar o airbag do acompanhante não estão disponíveis na versão do equipamento básico para América Latina e o Caribe. O Latin NCAP estimula o fabricante a continuar melhorando o C3. 

Com o apoio da Bloomberg Philanthropies para realização dos testes, o Latin NCAP continua impulsionando a melhora dos níveis de proteção dos ocupantes adultos e crianças que, em muitos países, ainda estão abaixo dos padrões mínimos de segurança defendidos pelas Nações Unidas. 

A Seat Leon ST (caminhonete) tem estrutura robusta, e os airbags e cintos de segurança ofereceram uma boa proteção, tanto em colisões frontais quanto laterais.  O modelo tem seis airbags, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e lembretes de cintos de segurança padrão em todas suas versões. Os airbags para os joelhos, padrão na Europa, e os airbags laterais posteriores são vendidos como opcionais. Essa versão (station wagon) está sendo introduzida no mercado mexicano. 

A versão básica do Nissan Tiida que não conta, atualmente, com airbags, obteve zero estrela em relação à proteção do ocupante adulto e duas estrelas quanto à proteção do ocupante criança. Porém, em consequência do teste do Latin NCAP, a Nissan se comprometeu a parar de comercializar a versão sem airbags, para incluí-los junto com os pré-tensionadores do cinto de segurança no futuro próximo. 

O Latin NCAP está otimista com esta positiva decisão da Nissan, sendo um passo importante para um modelo que está dentro dos dez carros mais vendidos no México e dos mais populares da região. O Latin NCAP avaliou o Tiida Hatchback com um e dois airbags em 2011, atingindo três e quatro estrelas respectivamente. Isso demonstra como é importante a Nissan parar de vender a versão sem airbags. 

O Latin NCAP apresentará mais resultados neste ano, em julho, setembro, novembro e dezembro. Além de receber o apoio do Global NCAP, do International Consumers Research & Testing (ICRT) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), neste ano, o Latin NCAP também conta com o suporte da Iniciativa Mundial de Segurança Viária Bloomberg Philanthropies.

Deixe um comentário