Alpha Notícias: Conheça o Subaru “STI Performance Concept”
Modelo apresenta tendências tecnológicas e esportivas
Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa
Um dos destaques do Salão Internacional do Automóvel de Nova York é o conceito Subaru “STI Performance Concept”.
Essa versão faz parte dos planos de expansão nos Estados Unidos da Subaru Tecnica International (STI), divisão de alta performance da Subaru, em suas três principais áreas de negócios: peças para preparação esportiva, carros especiais STI e automobilismo.
O STI Performance Concept é uma demonstração do nível técnico e de inovação da equipe de engenheiros da STI, além de apresentar a capacidade de desenvolvimento desta divisão. Este conceito utiliza o motor Boxer turbo de competição desenvolvido pela STI para o carro de corridas BRZ Super GT, além de trazer componentes especialmente desenvolvidos na suspensão e chassis.
“Na STI, por nossa experiência nas corridas, sabemos que para vencer é importante não apenas ter alta potência, mas que todos os aspectos de desempenho sejam equilibrados no carro”, declarou Yoshio Hirakawa, presidente da Subaru Tecnica International Inc. “Quando alcançamos esse equilíbrio, o piloto sente o carro mais fácil de conduzir e mais confiável, podendo usá-lo integralmente, até o limite de seu desempenho. Nosso plano é produzir carros e acessórios que pilotos e motoristas possam realmente curtir.”
O conceito STI Performance Concept traz um visual inspirado nos carros de competição da marca Subaru, com destaque para o novo para-choque dianteiro, mais largo e que incorpora um spoiler e a ampla grade frontal com logotipo “STI” e detalhes em vermelho e carbono, além de assinaturas em LEDs, no formato de “L” instalados nas extremidades da peça e que contornam as duas entradas de ar.
Nas laterais, a versão apresenta saias inferiores em carbono, rodas exclusivas de 19” e novos puxadores de abertura das portas. Integradas à carroceria, essas maçanetas possuem fácil sistema de acionamento, além de contribuírem para eficiência aerodinâmica.
Um dos diferenciais mais marcantes do STI Performance Concept é o aerofólio traseiro, de amplas dimensões, fabricado em carbono e montado na tampa do porta-malas. Logo abaixo, o novo para-choque, mais largo, conta com extrator de ar integrado, também em carbono, e que incorpora, na sua parte central, a dupla saída de escapamento.
Ao entrarmos no STI Performance Concept, observamos a preocupação da STI em proporcionar esportividade e tecnologia aos ocupantes, sem que isso represente abrir mão do requinte, presente, por exemplo, no revestimento interno em preto, com detalhes em vermelho e em carbono.
Os bancos do tipo concha, com o monograma “STI” bordado no encosto de cabeça, em conjunto com o volante exclusivo – com os comandos de acionamento/regulagem de algumas funções do veículo incorporados – proporcionam uma posição ergonômica e confortável em qualquer tipo condução.
No console central, o motorista tem à sua disposição, na parte superior, um computador de bordo, com informações referentes ao funcionamento do veículo e ao estilo de condução, tais como: temperatura dos pneus, aceleração gravitacional (Força G), cronômetro – total e parcial –, indicador do nível de acionamento do pedais do acelerador e do freio, entre outros.
Outro destaque do cockpit do STI Performance Concept são os comandos situados no console central, abaixo da tela do computador de bordo. Eles possuem a forma de interruptor, semelhante aos usados em carros de competição e em aviões. De fácil acionamento, eles reforçam a esportividade presente nesse concept.
Sobre a STI
A STI foi criada em 1988, para ser a divisão esportiva da Subaru. Em 1989, um Subaru Legacy de primeira geração preparado pela STI quebrou o recorde mundial de velocidade certificado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para o percurso de 100 mil quilômetros. A partir de então, a STI entrou no Campeonato Mundial de Rali, obtendo três títulos entre os construtores e três campeonatos com os pilotos Colin McRae, Richard Burns e Petter Solberg.
Atualmente, a STI compete na prova 24 Horas de Nürburgring, na Alemanha, onde venceu duas vezes a sua categoria, em 2011 e 2012, e, também, na série Super GT, com o modelo Super GT, baseado no BRZ.